[Review] Fallen Enchantress: Legendary Heroes

Escreva aqui o seu Review/Preview, se for aprovado irá para os Reviews/Previews oficiais da TR.

[Review] Fallen Enchantress: Legendary Heroes

Em 26 Mar 2014, 08:35

A Stardock acertou na mão quando resolveu criar Fallen Enchantress, é claro que vou apenas dar uma prévia do que o jogo realmente representa, apontando pontos positivos e negativos, mas como isso muda de perspectiva de acordo com cada jogador é importante ter em mente que a experiência com o gameplay irá de fato definir sua opinião, OK! vamos em frente:

Os critérios que irei ultilizar são os mais genéricos possíveis como: Gênero, Gráficos, Cenários, Dificuldade, Jogabilidade Intuitiva (mais a frente explicarei melhor), Jogabilidade Geral, História, Interface e Mods.
1 - Gênero:
O jogo foi lançado como Estratégia (Strategy) porém ele vai muito além do que essa simples definição. Em Fallen Ecnhantress você vai encontrar elementos de RPG, Tactics e RTS. E mesmo hoje estar na moda incorporar RPG a práticamente todos os títulos, esse jogo conseguiu encontrar o equilíbrio entre os gêneros que o compõe, na prática isso quer dizer que você de fato não poderia afirmar que ele se trata apenas de um estrátegia quando há um sistema de level consideravelmente relevante, uma evolução de habilidades e feitiços tal como muitos RPGs, a possibilidade de transformar o mapa em modo Tabuleiro, uma batalha ao estilo nostalgico dos Tactics e a adminstração de suas cidades (que também passam de níveis!). Essas são as características marcantes que provavelmente o torne uma franquia de sucesso.
2 - Gráficos:
Geralmente jogos com teor de Estratégia não apresentam gráficos tão exímios (claro que comparando a franquias como Crysis, Battlefield 4, Metro: Last Light etc...) e na minha opinião é feito propositalmente, isso porque jogos desse gênero dão a possibilidade de jogadores criarem inúmeras unidades e possuirem cenários bastante interativos. Alguns PCs mais modestos teriam complicações em entregar um gameplay saudável aos jogadores. Fallen Enchantress não foge a regra, para os entusiastas de gráfico, talvez esse seja um ponto negativo, comparado com Might & Magic Heroes VI ou LOTR:Battle of Middle Earth 2(um RTS), isso não quer dizer que os gráficos sejam ruim ou que diminiuem a qualidade do jogo. Um ponto notável é que boa parte dos itens equipaveis são mostrados no personagem, uma coisa rara de se ver em tantos RPGs!
3 - Cenário:
Os cenários podem variar de acordo com os mapas: grande, pequenos, desertos, planicies, montanhas, ricos ou pobres e todo tipo de inimigo que você pode imaginar! Desde dragões a javalis. Dentro das batalhas também há modificações que irão depender de onde você esteja no modo estratégia, há também certos lugares (como florestas, pantanos entre outros) que suas unidades terão dificuldade de passar, diminuindo os números de movimentos possíveis, ou seja, o cenario irá fazer diferença (até em batalhas).
4 – Dificuldade:
O jogo agrada a gregos e trioanos, isso por que você pode definir quão difícil ele será, se haverá recursos em abundância, o nível dos monstros, agressividade dos npcs inimigos, a quantidade de quests no mapa (sim! Isso mesmo) e você pode determinar as formas de vencer o jogo atraves de conquistas, quests, tecnologias ou diplomaticia entre outras coisas. Este é um quesito que ficará a critério do jogador, quer algo para passar o tempo? Jogue no easy! Ou se você tem uma tarde inteira para montar uma estratégia, coloque no hard!
5 – Jogabilidade Intuitiva:
Esta é aquela interação instantânea que você tem com um jogo, algo que é auto-explicativo, que so de ver você consegue simplesmente saber o que fazer e acredite ou não, isto faz diferença nos jogos de hoje em dia, já ouvi muitas pessoas dizerem que não jogam Civilization V porque é difícil! (e na verdade não é, mas realmente PARECE!) muitos outros jogos deixaram de ser vendidos por serem mal apresentados (ou de fato ter uma jogabilidade ruim ou difícil por exemplo: Crusader Kings 2) por isso virou um critério de avaliação, Fallen Enchantress é um desses que se paracem algo bastante complexo de se jogar, porém você pega o jeito facilmente. O tutorial é muito bom, se você dominar o inglês pega facil. Mas, se não, não será um problema já que ele é bastante ilustrativo.
6 – Jogabilidade Geral:
No jogo você tem um soberano, um personagem líder de toda a sua facção que pode evoluir de nível, equipar itens etc... Gerenciar suas cidades basicamente trata de criar construções que concede bônus para suas unidades ou avanços tecnológicos (a cidade é algo meio secundário, pois precisa de tempo para terminar essas tecnologias) na maior parte do tempo você irá gerenciar suas unidades em explorações no mapa seja enfrentando criaturas, procurando artefatos, recursos, ou fazendo quests.

Cada soberano tem suas habilidades e feitiços que são melhoradas com a evolução do seu personagem, itens ou quests e no decorrer do jogo outros personagens podem se unir a você “Os champions” eles também podem evoluir, equipar itens práticamente igual aos soberanos (com diferenças bem sutis), unidades também tem suas evoluções porém essas dependem das descobertas de sua facção além de recursos.

As cidades progride através de suas construções e passagem das seasons (turnos do modo estratégia) algo bastante semelhante a Civilization e você poderá especializar a província em econômica, militar ou mágica.

O jogo possui uma árvore de habilidades que chama a atenção, inicialmente todo soberano começa com algumas habilidades, porém você que define a classe dele e mesmo que ele carregue muitos traços de guerreiro você pode torná-lo mago ou assasino, falando em as classes, elas são: Assassin, Defender, Commander, Mage e Warrior.

Assassins: são voltadas a dano crítico, esquiva ótimas tanto para arqueiros quanto para corpo-a-corpo durante o jogo você irá observar os traços de cada personagem e perceber qual classe ele se sairá melhor.

Defender: é uma classe tanquer voltada para defesa e pontos de vida a melhor em sobreviver em combates com oponentes poderosos pode usar armaduras pesadas e resistir a maioria de status negativos, uma ótima opção para quem irá enfrentar criaturas poderosas.

Commander: uma classe menos voltada para combate (mais não se engane é possível faze-lo poderoso!) trata-se de um administrador suas habilidades são especializadas no gerenciamento das cidades, são importantes para obter melhorias mais rapidamente, dinheiro e problemas com taxas (sim existem!) porém é possível fazer boas cidades sem eles, mas ao custo de levar mais tempo.

Mages: Em Fallen Enchantress nenhum personagem precisa ser mago para usar magia, qualquer um pode usar feitiços tactical, strategy ou city enchantments (sim, existe encantamentos para cidades) porém os Magos recebem bonificações especiais ou até redução no custo, uma especialização em mago fará de seu personagem algo extremamente poderoso, e você poderá ver a diferença entre um que possua o mesmo feitiço, mas não a especialização.

Warriors: que são os mestre de armas voltado para dano e ultizações de armas (especificas ou não) perfeitos para combate corpo-a-corpo ou arqueiros, experiente em dano e melhorar efeitos.

Como já mencionado você terá que perceber qual classe será melhor para seus personagem, ou você poderar criar seu soberano! Exatamente como nos RPGs de mesa, você terá uma pontuação e escolherá suas habilidades, vantagens, desvantagens, cabelo, cor e etc ... (aliás esse é outro dos pontos positivos encontrados no game).

O jogo não possui modo multiplayer (apesar de arquivos internos, demonstrar uma indicação de que possa vir a ter!) no forum oficial jogadores em sua maioria pedem para que não adicionem o modo, segundo eles, irá aletrar o balanço do jogo, eu diria uma bobagem e adiciono isso como ponto negativo ao jogo, sinceramente uma pena.
7 – História:
Já foram feitas algumas correlações com alguns jogos principalmente Civilization e apesar de serem jogos diferentes em alguns aspectos conhecidem, e este ponto há também suas semelhanças, no Civilization existe o modo Scenario do qual você joga alguns mapas em situações históricas, porém no modo principal do jogo não existe um passado consistente de sua civilização isto porque você deve criá-lo apartir dali e neste ponto ambos jogos se relaciona, o que há de fato é apenas uma pequena introdução sobre o passado de seu reino, procurando sobre história você verá que será algo breve, parace que o sentido do jogo é voce desenvolver a sua história, logo, um ponto negativo para os que gostam de contos épicos, não será nesta franquia.
8 – Interface:
Até aqui você já desistiu de jogar ou esta maravilhado com o jogo, mas se você ainda não tem certeza, saiba de algo bom a interface é legível, facil e dinâmica, sem complicações. Em outros jogos a quantidade de informação pode desmotivar o jogador, e em jogos desse gênero isso não é dificil, Fallen Enchantress você irá encontrar as informações necessarias, nada mais.
9 – Mods
Se você está se perguntando porque de Mods? Bom é simples, jogos como The Elders Scrolls e Warcraft 3 ultrapassaram as barreiras do tempo justamente por sempre haver conteúdos novos sendo lançados frequentemente por fãs, e esta é uma boa notíca há uma boa facilidade no desenvolvimento de mods para esse jogo (tão fácil que eu mesmo faço minhas modificações!) com um pouco de pesquisa você encontra ótimos mods que podem até mudar completamente o cenário do game, propocionando boas opotunidades de diversão para você.
Fique a vontade para tirar suas próprias conclusões, e divirta-se!

Voltar para “Meu Review / Preview”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante