[Tutorial] Como Traduzir Vídeos .BIK

Fórum para postagem de tutoriais, dicas, e discussão de assuntos relacionados a traduções.

[Tutorial] Como Traduzir Vídeos .BIK

Em 28 Fev 2019, 02:43

Programas necessários:

FFMPEG
The RAD Video Tools
Format Factory

1. No FFMPEG utilizando o cmd ou powershell utilize o código abaixo para converter um vídeo .bik do jogo para o formato avi.

-i video_do_jogo.bik -f avi -q 2 video_convertido.avi

Com o vídeo avi em mãos, vamos criar uma legenda .srt para importar para dentro dele!

Abra um bloco de notas (preferência notepad++), e cole esse template:
1
00:00:44,000 --> 00:00:46,000
Essa é a primeira linha de diálogo do vídeo, ela vai dos 44 aos 46 segundos!

2
00:00:57,000 --> 00:00:59,000
Essa é a segunda linha, ela vai dos 57 aos 59 segundos.
Mas o que é cada número?

00(HORAS):00(MINUTOS):00(SEGUNDOS),000(MILÉSIMOS) --> 00:00:00,000

Veja o exemplo no jogo Shank 2:
1
00:00:13,000 --> 00:00:15,500
Parado ai!

2
00:00:16,000 --> 00:00:18,000
Pegue meu dinheiro, isso é tudo o que tenho.

3
00:00:29,000 --> 00:00:31,000
Olha só esse palhaço.
Agora salve com a extensão .srt, e então vamos importar este .srt para nosso vídeo!

2. Você pode usar qualquer programa que desejar, mas neste caso eu escolhi o FormatFactory pois é totalmente gratuito.
Ao abrir o programa selecione o formato ''AVI'' na janela do lado esquerdo. Irá abrir uma janela com configurações.

Clique em ''Adicionar Arquivo'' e selecione o arquivo avi, então selecione a opção ''Configurações de Saída'', selecione ''personalizar'' e edite as seguintes configurações do vídeo:

Codificar vídeo = AVC(H264)
Tamanho de vídeo = 1920xAuto - Ou use a mesma resolução do vídeo original, que no meu caso é ''1280x560''.
Taxa de bit (Kb/s) = 16000
CRF = 10
FPS = Padrão

Nas opções de áudio deixe assim:

Taxa de amostragem (HZ) = 4800
Taxa de bit (Kb/s) = 256

E na opção ''Legenda Adicional (srt;ass;ssa;idx)'' clique nos 3 pontos (...) e selecione o arquivo .srt
Em cor da fonte deixe ''FFFF00'' e em cor da borda da fonte deixe ''000000''.

Clique em ''Ok'' e selecione ''Iniciar'' no topo do programa

Imagem

Voltando ao programa ffmpeg nós precisamos re-converter esse .avi criado pelo FormatFactory.

Use o código abaixo: (sim, é convertendo AVI para AVI, é que o ffmpeg vai criar um vídeo com as configurações necessárias)

-i seu_video_com_legenda.avi -f avi -q 2 seu_novo_video_legendado.avi

3. Abra o programa The RAD Video Tools, dentro dele navegue até o local onde está seu vídeo avi com legendas.
Clique uma única vez em cima do vídeo, e no programa selecione a opção ''Bink It'', irá abrir uma janela, selecione ''Bink'', por fim irá aparecer uma última janela com uma barra de progresso, e quando ela terminar clique em ''Done''.

Imagem

Isso gerou um arquivo .bik legendado na mesma pasta do seu vídeo avi, renomeie esse .bik com o mesmo nome do arquivo original do jogo, e pronto! seu jogo está com a cutscene legendada.

Voltar para “Tutoriais e Dicas para Traduções”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes