[Tutorial] Como Traduzir Jogos em Flash (.swf)

Fórum para postagem de tutoriais, dicas, e discussão de assuntos relacionados a traduções.

[Tutorial] Como Traduzir Jogos em Flash (.swf)

Em 26 Fev 2019, 17:02

1. Baixe o Flash Decompiler clicando aqui, instale, e substitua o executável original pelo executável presente na outra pasta.

Nota: Se o programa pedir para atualizar, não atualize, não há necessidade disso.

2. Do lado direito em ''file explorer'' navegue até a pasta onde está o arquivo flash do jogo, os .swf irão aparecer na janela logo abaixo, selecione o .swf desejado:

Imagem

Eu selecionei o in01_castle, pois ele contém o texto do início do game.

No topo do programa clique na opção ''edit'' ela te permite editar imagens, textos (além de outras coisas).

Imagem

Obviamente selecione a opção ''Texts''.
No topo esquerdo temos todos os textos, para editar você precisa selecionar uma nova fonte clicando na seta abaixo de ''Edit texts'' (sim, infelizmente não vai poder usar a fonte original do jogo, mas o lado bom é que sempre vai aceitar acentuação).

Imagem

Logo abaixo temos um caixa com o texto editável, lembre-se de manter o posicionamento do texto original.

Imagem

Para salvar, clique em ''save'' no topo do programa.

Como editar imagens:

Selecione ''Edit'' - ''Images'', no lado esquerdo selecione a imagem que quer editar, no topo selecione ''Extract'' e em ''Export path'' selecione a pasta onde a imagem será extraída, clique no botão ao lado, ''Extract SWF objects'', será criada uma pasta com a imagem, edite como quiser.

Imagem

Quando estiver pronto para importar a imagem editada, clique em ''Edit'', selecione a imagem na lista, e na parte de baixo em ''Image properties'' selecione a imagem que vai importar, a resolução dela deve ser a mesma da imagem original, e caso possua transparência marque a caixa ''Transparent''.

Imagem

Obviamente clique em save para salvar.

Resultado in-game:

Imagem

Nota: Pelo que eu vi há pelo menos mais dois outros programas que são capazes de manipular esse tipo de arquivo, porém eu não cheguei a testar...
Eu descobri esse programa simplesmente buscando ''edit .swf'' no google.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos em Flash (.swf)

Em 27 Fev 2019, 11:25

Obrigado pela voa vontade e dedicação em ajudar na cena, Matt Rick.
Imagem


Voltar para “Tutoriais e Dicas para Traduções”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes