[Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine
Enviado: 28 Ago 2018, 21:43
Onde achar os textos?
''resources.assets''
Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Na grande maioria dos jogos os textos ficam neste arquivo.
''level''
Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Estes arquivos são numerados, em alguns jogos eles tem textos (EX: ''Orwell'') já em outros jogos (Ex: ''Night in the Woods'') temos texturas com textos escritos, como blocos, livros etc que aparecem no jogo.
'' sharedassets.assets''
Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Ter textos nestes arquivos é algo raro e é mais difícil de achar pois é bem comum os jogos terem mais de 100 arquivos sharedassets.assets, isso te obrigaria a olhar 1 por 1 até encontrar qual possui os textos.
''.DLL''
Localização: Indefinida (Jogo_Data\Managed ?)
Em casos raros temos textos em uma .dll (EX: Emily is Away) parece que nesse caso os textos ficam no arquivo ''Assembly-CSharp.dll'' mas não posso confirmar que é só ele que é capaz de ter textos.
''Pasta''
Localização: Sem local exato.
Em casos mais raros ainda é possível achar textos em pastas dentro do jogo. O jogo ''Not Tonight'' por exemplo possui textos em formato .xml em uma pasta.
Tipos de arquivos de texto:
Monobehaviours
O UnityEx o reconhece como: Monobehaviours
Um dos mais comuns, tanto o nome quanto a extensão desse arquivo são numeradas, Exemplo: resources_0003.-1 é importante notar que a extensão também é numerada, e seus números vão mudando então podemos ter .-1 .-14 .-50 etc.
Como achar: Nem todo Monobehaviours tem textos, os que tem textos geralmente são os mais pesados, então no UnityEx clique em ''Size''', assim todos os arquivos irão ser exibidos por tamanho.
Desça até o fim da lista e então vá subindo, os primeiros Monobehaviours que aparecerem são os mais pesados e é possível que eles contenham textos. É sempre importante testar mais de um Monobehaviour pois geralmente existem textos em mais de um.
.txt .xml
O UnityEx o reconhece como: TextAsset
Dois formatos bastante comuns, podem ser abertos com qualquer editor de textos.
Como achar: No topo do UnityEx clique em ''Type'', assim todos os arquivos irão ser exibidos por formato.
Então vá descendo a lista e veja se aparece algum (TextAsset), é bem comum existirem textos em vários desses arquivos.
Como Traduzir:
Monobehaviours
1- Extraia o arquivo, será criada uma nova pasta chamada ''Unity_Assets_Files'' dentro da pasta ''Jogo_Data'' (local do arquivo aberto no UnityEx).
2 - Abra o UnityText.
Na parte de baixo do programa tem o botão com a letra ''O'', clique nele e em ''Max Size File'' aumente o número, caso contrário irá dar o erro ''filesizelimit''. Na parte de cima do programa clique nos 3 pontos ''...'' e selecione a pasta onde o arquivo foi extraído, não a ''Unity_Assets_Files'' mas sim a sub-pasta dentro dela.
3 - Irá carregar todo os texto do arquivo extraído dentro do próprio programa, mas não traduza através dele, ao invés disso clique em ''Export'' e salve o texto. Abra o texto com o Notepad++ traduza e salve o arquivo.
4 - Na parte de cima do programa clique em ''csv'' e selecione o arquivo de texto que você traduziu. Agora clique em ''Pack'', será criada uma nova pasta, dentro dela está seu Monobehaviour traduzido, pegue ele e substitua o Monobehaviour original.
5 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''
Importante notar que o UnityText é capaz de juntar todos os textos num único arquivo, eu explico isso melhor no tópico do pedido de tradução do jogo ''Orwell'' aqui na tribo.
.txt .xml
1- Extraia o arquivo, ele irá aparecer na pasta ''Unity_Assets_Files''.
2 - Abra com o Notepad++ traduza e salve o arquivo. (tome cuidado para não traduzir códigos)
3 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''
Como traduzir textos por .dll?
Como editar as fontes dos jogos?
Em alguns jogos não há suporte para fontes como ç ã õ, para contornar isso nós editamos as fontes do jogo.
As fontes são texturas, em alguns jogos é uma única textura com todas as letras:
Já em outros casos é uma textura para cada letra.
O que dá para fazer é editar a textura no photoshop, colocando um ''ç'' no lugar do caractere ''%'' por exemplo.
A textura(s) da fonte não parece ter lugar específico, é uma textura e você terá que ir procurando pelos arquivos, você pode extrair e editar a fonte usando o Unity Assets Bundle Extractor.
Não achei os textos em lugar nenhum, o que faço?
Os textos podem estar em arquivos da pasta ''StreamingAssets''. Nesse caso os arquivos irão estar comprimidos.
Você vai precisar descomprimir o arquivo, extrair e traduzir o texto, importar o texto de volta, comprimir e substituir o arquivo original.
Para ter uma noção melhor de como fazer você pode ler esse meu post.
Texturas com textos:
Você quer traduzir o ''loading game'' para carregando, mas ele é uma textura? quer editar os fontes do jogo para adicionar acentuação?
Para esse tipo de coisas siga minhas instruções nos meus posts nesse tópico.
---
Qualquer dúvida, deixe um comentário.
''resources.assets''
Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Na grande maioria dos jogos os textos ficam neste arquivo.
''level''
Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Estes arquivos são numerados, em alguns jogos eles tem textos (EX: ''Orwell'') já em outros jogos (Ex: ''Night in the Woods'') temos texturas com textos escritos, como blocos, livros etc que aparecem no jogo.
'' sharedassets.assets''
Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Ter textos nestes arquivos é algo raro e é mais difícil de achar pois é bem comum os jogos terem mais de 100 arquivos sharedassets.assets, isso te obrigaria a olhar 1 por 1 até encontrar qual possui os textos.
''.DLL''
Localização: Indefinida (Jogo_Data\Managed ?)
Em casos raros temos textos em uma .dll (EX: Emily is Away) parece que nesse caso os textos ficam no arquivo ''Assembly-CSharp.dll'' mas não posso confirmar que é só ele que é capaz de ter textos.
''Pasta''
Localização: Sem local exato.
Em casos mais raros ainda é possível achar textos em pastas dentro do jogo. O jogo ''Not Tonight'' por exemplo possui textos em formato .xml em uma pasta.
Tipos de arquivos de texto:
Monobehaviours
O UnityEx o reconhece como: Monobehaviours
Um dos mais comuns, tanto o nome quanto a extensão desse arquivo são numeradas, Exemplo: resources_0003.-1 é importante notar que a extensão também é numerada, e seus números vão mudando então podemos ter .-1 .-14 .-50 etc.
Como achar: Nem todo Monobehaviours tem textos, os que tem textos geralmente são os mais pesados, então no UnityEx clique em ''Size''', assim todos os arquivos irão ser exibidos por tamanho.
Desça até o fim da lista e então vá subindo, os primeiros Monobehaviours que aparecerem são os mais pesados e é possível que eles contenham textos. É sempre importante testar mais de um Monobehaviour pois geralmente existem textos em mais de um.
.txt .xml
O UnityEx o reconhece como: TextAsset
Dois formatos bastante comuns, podem ser abertos com qualquer editor de textos.
Como achar: No topo do UnityEx clique em ''Type'', assim todos os arquivos irão ser exibidos por formato.
Então vá descendo a lista e veja se aparece algum (TextAsset), é bem comum existirem textos em vários desses arquivos.
Como Traduzir:
Monobehaviours
1- Extraia o arquivo, será criada uma nova pasta chamada ''Unity_Assets_Files'' dentro da pasta ''Jogo_Data'' (local do arquivo aberto no UnityEx).
2 - Abra o UnityText.
Na parte de baixo do programa tem o botão com a letra ''O'', clique nele e em ''Max Size File'' aumente o número, caso contrário irá dar o erro ''filesizelimit''. Na parte de cima do programa clique nos 3 pontos ''...'' e selecione a pasta onde o arquivo foi extraído, não a ''Unity_Assets_Files'' mas sim a sub-pasta dentro dela.
3 - Irá carregar todo os texto do arquivo extraído dentro do próprio programa, mas não traduza através dele, ao invés disso clique em ''Export'' e salve o texto. Abra o texto com o Notepad++ traduza e salve o arquivo.
4 - Na parte de cima do programa clique em ''csv'' e selecione o arquivo de texto que você traduziu. Agora clique em ''Pack'', será criada uma nova pasta, dentro dela está seu Monobehaviour traduzido, pegue ele e substitua o Monobehaviour original.
5 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''
Importante notar que o UnityText é capaz de juntar todos os textos num único arquivo, eu explico isso melhor no tópico do pedido de tradução do jogo ''Orwell'' aqui na tribo.
.txt .xml
1- Extraia o arquivo, ele irá aparecer na pasta ''Unity_Assets_Files''.
2 - Abra com o Notepad++ traduza e salve o arquivo. (tome cuidado para não traduzir códigos)
3 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''
Como traduzir textos por .dll?
Como editar as fontes dos jogos?
Em alguns jogos não há suporte para fontes como ç ã õ, para contornar isso nós editamos as fontes do jogo.
As fontes são texturas, em alguns jogos é uma única textura com todas as letras:
Já em outros casos é uma textura para cada letra.
O que dá para fazer é editar a textura no photoshop, colocando um ''ç'' no lugar do caractere ''%'' por exemplo.
A textura(s) da fonte não parece ter lugar específico, é uma textura e você terá que ir procurando pelos arquivos, você pode extrair e editar a fonte usando o Unity Assets Bundle Extractor.
Não achei os textos em lugar nenhum, o que faço?
Os textos podem estar em arquivos da pasta ''StreamingAssets''. Nesse caso os arquivos irão estar comprimidos.
Você vai precisar descomprimir o arquivo, extrair e traduzir o texto, importar o texto de volta, comprimir e substituir o arquivo original.
Para ter uma noção melhor de como fazer você pode ler esse meu post.
Texturas com textos:
Você quer traduzir o ''loading game'' para carregando, mas ele é uma textura? quer editar os fontes do jogo para adicionar acentuação?
Para esse tipo de coisas siga minhas instruções nos meus posts nesse tópico.
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Qualquer dúvida, deixe um comentário.