[Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Fórum para postagem de tutoriais, dicas, e discussão de assuntos relacionados a traduções.

[Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 28 Ago 2018, 21:43

Imagem
Onde achar os textos?

''resources.assets''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Na grande maioria dos jogos os textos ficam neste arquivo.

''level''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Estes arquivos são numerados, em alguns jogos eles tem textos (EX: ''Orwell'') já em outros jogos (Ex: ''Night in the Woods'') temos texturas com textos escritos, como blocos, livros etc que aparecem no jogo.

'' sharedassets.assets''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Ter textos nestes arquivos é algo raro e é mais difícil de achar pois é bem comum os jogos terem mais de 100 arquivos sharedassets.assets, isso te obrigaria a olhar 1 por 1 até encontrar qual possui os textos.

''.DLL''

Localização: Indefinida (Jogo_Data\Managed ?)
Em casos raros temos textos em uma .dll (EX: Emily is Away) parece que nesse caso os textos ficam no arquivo ''Assembly-CSharp.dll'' mas não posso confirmar que é só ele que é capaz de ter textos.

''Pasta''

Localização: Sem local exato.
Em casos mais raros ainda é possível achar textos em pastas dentro do jogo. O jogo ''Not Tonight'' por exemplo possui textos em formato .xml em uma pasta.

Tipos de arquivos de texto:

Monobehaviours
Imagem
O UnityEx o reconhece como: Monobehaviours
Um dos mais comuns, tanto o nome quanto a extensão desse arquivo são numeradas, Exemplo: resources_0003.-1 é importante notar que a extensão também é numerada, e seus números vão mudando então podemos ter .-1 .-14 .-50 etc.

Como achar: Nem todo Monobehaviours tem textos, os que tem textos geralmente são os mais pesados, então no UnityEx clique em ''Size''', assim todos os arquivos irão ser exibidos por tamanho.
Imagem
Desça até o fim da lista e então vá subindo, os primeiros Monobehaviours que aparecerem são os mais pesados e é possível que eles contenham textos. É sempre importante testar mais de um Monobehaviour pois geralmente existem textos em mais de um.

.txt .xml
Imagem
O UnityEx o reconhece como: TextAsset
Dois formatos bastante comuns, podem ser abertos com qualquer editor de textos.

Como achar: No topo do UnityEx clique em ''Type'', assim todos os arquivos irão ser exibidos por formato.
Imagem
Então vá descendo a lista e veja se aparece algum (TextAsset), é bem comum existirem textos em vários desses arquivos.

Como Traduzir:

Monobehaviours
1- Extraia o arquivo, será criada uma nova pasta chamada ''Unity_Assets_Files'' dentro da pasta ''Jogo_Data'' (local do arquivo aberto no UnityEx).

2 - Abra o UnityText.
Imagem
Na parte de baixo do programa tem o botão com a letra ''O'', clique nele e em ''Max Size File'' aumente o número, caso contrário irá dar o erro ''filesizelimit''. Na parte de cima do programa clique nos 3 pontos ''...'' e selecione a pasta onde o arquivo foi extraído, não a ''Unity_Assets_Files'' mas sim a sub-pasta dentro dela.

3 - Irá carregar todo os texto do arquivo extraído dentro do próprio programa, mas não traduza através dele, ao invés disso clique em ''Export'' e salve o texto. Abra o texto com o Notepad++ traduza e salve o arquivo.

4 - Na parte de cima do programa clique em ''csv'' e selecione o arquivo de texto que você traduziu. Agora clique em ''Pack'', será criada uma nova pasta, dentro dela está seu Monobehaviour traduzido, pegue ele e substitua o Monobehaviour original.

5 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''

Importante notar que o UnityText é capaz de juntar todos os textos num único arquivo, eu explico isso melhor no tópico do pedido de tradução do jogo ''Orwell'' aqui na tribo.

.txt .xml
1- Extraia o arquivo, ele irá aparecer na pasta ''Unity_Assets_Files''.
2 - Abra com o Notepad++ traduza e salve o arquivo. (tome cuidado para não traduzir códigos)
3 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''

Como traduzir textos por .dll?


Como editar as fontes dos jogos?
Em alguns jogos não há suporte para fontes como ç ã õ, para contornar isso nós editamos as fontes do jogo.

As fontes são texturas, em alguns jogos é uma única textura com todas as letras:
Imagem
Já em outros casos é uma textura para cada letra.

O que dá para fazer é editar a textura no photoshop, colocando um ''ç'' no lugar do caractere ''%'' por exemplo.
A textura(s) da fonte não parece ter lugar específico, é uma textura e você terá que ir procurando pelos arquivos, você pode extrair e editar a fonte usando o Unity Assets Bundle Extractor.

Não achei os textos em lugar nenhum, o que faço?

Os textos podem estar em arquivos da pasta ''StreamingAssets''. Nesse caso os arquivos irão estar comprimidos.
Você vai precisar descomprimir o arquivo, extrair e traduzir o texto, importar o texto de volta, comprimir e substituir o arquivo original.

Para ter uma noção melhor de como fazer você pode ler esse meu post.

Texturas com textos:

Você quer traduzir o ''loading game'' para carregando, mas ele é uma textura? quer editar os fontes do jogo para adicionar acentuação?
Para esse tipo de coisas siga minhas instruções nos meus posts nesse tópico.

---
Qualquer dúvida, deixe um comentário.
Editado pela última vez por Matt Rick em 15 Fev 2019, 10:50, em um total de 8 vezes.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 28 Ago 2018, 21:53

Tópico movido!

Ficou bom o tutorial, claro que pra quem tem mais noção fica mais fácil.

Meu medo é cair "nas mãos" dos Zé Google translate e sair espalhando esses tipos de traduções, por isso parei de postar os arquivos no tópico de pedido.

Caso eu lembre de algo, te mandarei MP para acrescentar aí.

OBS: O meu Not Tonight não tinha essa pasta, a minha versão é gog, talvez seja por isso

Edit1: E tem uma versão mais nova do UnityEX..
Imagem

"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
Imagem
Traduções
Imagem

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 28 Ago 2018, 22:03

Ogoshi escreveu:
28 Ago 2018, 21:53
Edit1: E tem uma versão mais nova do UnityEX..[/i]
Pode me enviar o link? irei colocar na minha assinatura.

E não seria melhor o tópico ficar em ''Tutoriais e Dicas para Traduções '' ? até tentei postar mas deu erro dizendo que eu não tenho permissão.

Esse tutorial ficando aqui vai acabar se perdendo, eu mesmo nunca pensaria em procurar dicas de tradução nessa parte do fórum pois já existe uma especificamente para isso. Mas se aquela área for exclusiva para os tradutores da TG eu entendo que não dá.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 29 Ago 2018, 18:32

Excelente tópico, poderia até ser fixado para que ficasse de mais fácil acesso... A quantidade de jogos feitos na Unity é bem grande (e só cresce cada vez mais), esse tutorial vai ser muito útil para ajudar quem não sabe manipular direito tais ferramentas. :clap:
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄►
Imagem
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄

Steam: http://steamcommunity.com/id/Alves_TR/

Imagem

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 29 Ago 2018, 20:05

Eu não tenho como fixar (eu acho). Vou ver com o H3rdell.
Imagem

"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
Imagem
Traduções
Imagem

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 30 Ago 2018, 00:06

Movido para a área mais apropriada e fixado.

Parabéns pelo tutorial.
Imagem
Imagem
"Primeiro eles te ignoram, depois eles zombam de você, em seguida lutam com você. Então você vence." - M. Gandhi

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 01 Set 2018, 16:15

Alguém me tira uma dúvida?

Já que não achei tradução do Airport CEO, jogo lançado desde ano passado, eu me aventurei em começar as traduções, traduzi muita coisa já, porém eu não consigo ver dentro do jogo.

Depois de fazer todo o processo de tradução pelo notepad++ e exportar o arquivo e importar pelo EX, eu preciso fazer mais alguma coisa, ou o arquivo traduzido o jogo já reconhece?

Eu tô fazendo de acordo com as dicas do tópico, porém tá complicado encontrar os textos nos arquivos do game.
»Intel Core i5-4590 3.30GHz« »4x 4Gb Smart Modular DDR3 1600MHz« »Gigabyte GA-B85M-D3PH« »Gigabyte GTX 970 G1 Gaming 256-bit« »2x Seagate 500GB / 2x Western Digital 500GB« »Corsair CX500« »Nzxt Phantom 630 Black« »Lenovo ThinkVision 21.5-Inch«

»Volante Logitech G27«



®Steam: tbsantana                   ®Origin: tibisa

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 27 Out 2019, 01:19

Galera se puder me tirar essa duvida agradeço, eu baixei o UnityEX e usei, porem eu não encontro o UnityText 2 [Beta] para download em lugar nenhum. Nunca usei unity então não sei se é para baixar ou tenho quer ter o IDE do unity instalado para usar essa ferramenta, quem puder me esclarecer obrigado.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 01 Jan 2020, 17:44

Seria melhor que vocês fizessem esse tutorial em forma de vídeo. Ficaria muito mais fácil de entender.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 01 Jan 2020, 18:14

Onde eu baixo esse UnityText? Não encontro em lugar nenhum.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 05 Jan 2020, 21:12

Tó. Usem sem moderação. Só é contra-indicada para os zé Google translate. :D
Ogoshi escreveu:
28 Mai 2018, 22:34
jair1313 escreveu:
28 Mai 2018, 22:27
PODERIA DISPONIBILIZAR O UNITY TEXT para download
Aqui está:
Imagem

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 11 Fev 2020, 07:58

Olá a partir de Russos tradutores Unity
como os avanços nas traduções? )
Que novo neste difícil trabalho de parto?
(A questão da administração - pode-se então adicionar links ou arquivos?)

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 26 Mar 2020, 12:54

Matt Rick escreveu:
28 Ago 2018, 21:43
Imagem
Onde achar os textos?

''resources.assets''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Na grande maioria dos jogos os textos ficam neste arquivo.

''level''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Estes arquivos são numerados, em alguns jogos eles tem textos (EX: ''Orwell'') já em outros jogos (Ex: ''Night in the Woods'') temos texturas com textos escritos, como blocos, livros etc que aparecem no jogo.

'' sharedassets.assets''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Ter textos nestes arquivos é algo raro e é mais difícil de achar pois é bem comum os jogos terem mais de 100 arquivos sharedassets.assets, isso te obrigaria a olhar 1 por 1 até encontrar qual possui os textos.

''.DLL''

Localização: Indefinida (Jogo_Data\Managed ?)
Em casos raros temos textos em uma .dll (EX: Emily is Away) parece que nesse caso os textos ficam no arquivo ''Assembly-CSharp.dll'' mas não posso confirmar que é só ele que é capaz de ter textos.

''Pasta''

Localização: Sem local exato.
Em casos mais raros ainda é possível achar textos em pastas dentro do jogo. O jogo ''Not Tonight'' por exemplo possui textos em formato .xml em uma pasta.

Tipos de arquivos de texto:

Monobehaviours
Imagem
O UnityEx o reconhece como: Monobehaviours
Um dos mais comuns, tanto o nome quanto a extensão desse arquivo são numeradas, Exemplo: resources_0003.-1 é importante notar que a extensão também é numerada, e seus números vão mudando então podemos ter .-1 .-14 .-50 etc.

Como achar: Nem todo Monobehaviours tem textos, os que tem textos geralmente são os mais pesados, então no UnityEx clique em ''Size''', assim todos os arquivos irão ser exibidos por tamanho.
Imagem
Desça até o fim da lista e então vá subindo, os primeiros Monobehaviours que aparecerem são os mais pesados e é possível que eles contenham textos. É sempre importante testar mais de um Monobehaviour pois geralmente existem textos em mais de um.

.txt .xml
Imagem
O UnityEx o reconhece como: TextAsset
Dois formatos bastante comuns, podem ser abertos com qualquer editor de textos.

Como achar: No topo do UnityEx clique em ''Type'', assim todos os arquivos irão ser exibidos por formato.
Imagem
Então vá descendo a lista e veja se aparece algum (TextAsset), é bem comum existirem textos em vários desses arquivos.

Como Traduzir:

Monobehaviours
1- Extraia o arquivo, será criada uma nova pasta chamada ''Unity_Assets_Files'' dentro da pasta ''Jogo_Data'' (local do arquivo aberto no UnityEx).

2 - Abra o UnityText.
Imagem
Na parte de baixo do programa tem o botão com a letra ''O'', clique nele e em ''Max Size File'' aumente o número, caso contrário irá dar o erro ''filesizelimit''. Na parte de cima do programa clique nos 3 pontos ''...'' e selecione a pasta onde o arquivo foi extraído, não a ''Unity_Assets_Files'' mas sim a sub-pasta dentro dela.

3 - Irá carregar todo os texto do arquivo extraído dentro do próprio programa, mas não traduza através dele, ao invés disso clique em ''Export'' e salve o texto. Abra o texto com o Notepad++ traduza e salve o arquivo.

4 - Na parte de cima do programa clique em ''csv'' e selecione o arquivo de texto que você traduziu. Agora clique em ''Pack'', será criada uma nova pasta, dentro dela está seu Monobehaviour traduzido, pegue ele e substitua o Monobehaviour original.

5 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''

Importante notar que o UnityText é capaz de juntar todos os textos num único arquivo, eu explico isso melhor no tópico do pedido de tradução do jogo ''Orwell'' aqui na tribo.

.txt .xml
1- Extraia o arquivo, ele irá aparecer na pasta ''Unity_Assets_Files''.
2 - Abra com o Notepad++ traduza e salve o arquivo. (tome cuidado para não traduzir códigos)
3 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''

Como traduzir textos por .dll?


Como editar as fontes dos jogos?
Em alguns jogos não há suporte para fontes como ç ã õ, para contornar isso nós editamos as fontes do jogo.

As fontes são texturas, em alguns jogos é uma única textura com todas as letras:
Imagem
Já em outros casos é uma textura para cada letra.

O que dá para fazer é editar a textura no photoshop, colocando um ''ç'' no lugar do caractere ''%'' por exemplo.
A textura(s) da fonte não parece ter lugar específico, é uma textura e você terá que ir procurando pelos arquivos, você pode extrair e editar a fonte usando o Unity Assets Bundle Extractor.

Não achei os textos em lugar nenhum, o que faço?

Os textos podem estar em arquivos da pasta ''StreamingAssets''. Nesse caso os arquivos irão estar comprimidos.
Você vai precisar descomprimir o arquivo, extrair e traduzir o texto, importar o texto de volta, comprimir e substituir o arquivo original.

Para ter uma noção melhor de como fazer você pode ler esse meu post.

Texturas com textos:

Você quer traduzir o ''loading game'' para carregando, mas ele é uma textura? quer editar os fontes do jogo para adicionar acentuação?
Para esse tipo de coisas siga minhas instruções nos meus posts nesse tópico.

---
Qualquer dúvida, deixe um comentário.
Boa Tarde Matt Rick!

Estou com problema para editar a fonte do jogo Evil Genome.
Se puder meu ajudar dar uma dicas eu agradeço pq o negocio ta complicado!
Revolution JTG

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 26 Mar 2020, 21:46

Muito bom o tutorial, contudo ainda estou com um problema. Estava tentando traduzir um game, mas os seguintes caracteres são aceitos "ç, ã, é, é, entre outros" mas in game eles ficam como se estivessem em maiúsculas ex "vocÊ, coraÇÃo". Já tentei alterar a formatação usando o note para +, mas não consegui resolver.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 18 Mai 2020, 11:02

Bom dia a todos!
Este e um aviso aos TRADUTORES E OS FUTUROS TRADUTORES!
NÃO USEM O UnityText E UnityEx.
Desculpa por usar o caplock, mas foi necessário isso!
Eu terminei a tradução do evil genome e foi MUITO COMPLICADO!
Aí fui jogar o jogo ICEY e observei que o jogo tem várias partes sem traduzir, achei estranho fui falar com tradutor que é meu amigo.
Na época que ele estava traduzindo o jogo não era meu amigo e também eu nem sabia como traduzir jogo Unity Engine!
Fui aprender após traduzir Evil genome!
Conversando com ele me passo o arquivo original que foi passado a ele para traduzir!
olha nessa imagem no texto localização :
http://prntscr.com/sj11cf
Agora olha no arquivo que eu extrai pra ele
http://prntscr.com/sj12l1

Olha o nível de qualidade de extração do texto.

Não e de menos que ele deixou várias coisas para traduzir!
E o pior a tool não extrai todo os textos que legal!!!!!

Não estou desfazendo do tutorial só que na parte das tools está errado!
Pra vocês ter ideia, nas fontes tem no jogo com acentuação, mas devido a tool não funcionar da bug na fonte!
Isso aconteceu comigo no Evil genome!

NÃO USEM MAIS UnityText E UnityEx.
Editado pela última vez por RevolutionJTG em 30 Mar 2021, 20:54, em um total de 1 vez.
Revolution JTG


Voltar para “Tutoriais e Dicas para Traduções”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes