[Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

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[Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 28 Ago 2018, 21:43

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Onde achar os textos?

''resources.assets''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Na grande maioria dos jogos os textos ficam neste arquivo.

''level''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Estes arquivos são numerados, em alguns jogos eles tem textos (EX: ''Orwell'') já em outros jogos (Ex: ''Night in the Woods'') temos texturas com textos escritos, como blocos, livros etc que aparecem no jogo.

'' sharedassets.assets''

Localização: Pasta ''Jogo_Data''.
Ter textos nestes arquivos é algo raro e é mais difícil de achar pois é bem comum os jogos terem mais de 100 arquivos sharedassets.assets, isso te obrigaria a olhar 1 por 1 até encontrar qual possui os textos.

''.DLL''

Localização: Indefinida (Jogo_Data\Managed ?)
Em casos raros temos textos em uma .dll (EX: Emily is Away) parece que nesse caso os textos ficam no arquivo ''Assembly-CSharp.dll'' mas não posso confirmar que é só ele que é capaz de ter textos.

''Pasta''

Localização: Sem local exato.
Em casos mais raros ainda é possível achar textos em pastas dentro do jogo. O jogo ''Not Tonight'' por exemplo possui textos em formato .xml em uma pasta.

Tipos de arquivos de texto:

Monobehaviours
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O UnityEx o reconhece como: Monobehaviours
Um dos mais comuns, tanto o nome quanto a extensão desse arquivo são numeradas, Exemplo: resources_0003.-1 é importante notar que a extensão também é numerada, e seus números vão mudando então podemos ter .-1 .-14 .-50 etc.

Como achar: Nem todo Monobehaviours tem textos, os que tem textos geralmente são os mais pesados, então no UnityEx clique em ''Size''', assim todos os arquivos irão ser exibidos por tamanho.
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Desça até o fim da lista e então vá subindo, os primeiros Monobehaviours que aparecerem são os mais pesados e é possível que eles contenham textos. É sempre importante testar mais de um Monobehaviour pois geralmente existem textos em mais de um.

.txt .xml
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O UnityEx o reconhece como: TextAsset
Dois formatos bastante comuns, podem ser abertos com qualquer editor de textos.

Como achar: No topo do UnityEx clique em ''Type'', assim todos os arquivos irão ser exibidos por formato.
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Então vá descendo a lista e veja se aparece algum (TextAsset), é bem comum existirem textos em vários desses arquivos.

Como Traduzir:

Monobehaviours
1- Extraia o arquivo, será criada uma nova pasta chamada ''Unity_Assets_Files'' dentro da pasta ''Jogo_Data'' (local do arquivo aberto no UnityEx).

2 - Abra o UnityText.
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Na parte de baixo do programa tem o botão com a letra ''O'', clique nele e em ''Max Size File'' aumente o número, caso contrário irá dar o erro ''filesizelimit''. Na parte de cima do programa clique nos 3 pontos ''...'' e selecione a pasta onde o arquivo foi extraído, não a ''Unity_Assets_Files'' mas sim a sub-pasta dentro dela.

3 - Irá carregar todo os texto do arquivo extraído dentro do próprio programa, mas não traduza através dele, ao invés disso clique em ''Export'' e salve o texto. Abra o texto com o Notepad++ traduza e salve o arquivo.

4 - Na parte de cima do programa clique em ''csv'' e selecione o arquivo de texto que você traduziu. Agora clique em ''Pack'', será criada uma nova pasta, dentro dela está seu Monobehaviour traduzido, pegue ele e substitua o Monobehaviour original.

5 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''

Importante notar que o UnityText é capaz de juntar todos os textos num único arquivo, eu explico isso melhor no tópico do pedido de tradução do jogo ''Orwell'' aqui na tribo.

.txt .xml
1- Extraia o arquivo, ele irá aparecer na pasta ''Unity_Assets_Files''.
2 - Abra com o Notepad++ traduza e salve o arquivo. (tome cuidado para não traduzir códigos)
3 - De volta ao UnityEx clique em ''Import all files''

Como traduzir textos por .dll?


Como editar as fontes dos jogos?
Em alguns jogos não há suporte para fontes como ç ã õ, para contornar isso nós editamos as fontes do jogo.

As fontes são texturas, em alguns jogos é uma única textura com todas as letras:
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Já em outros casos é uma textura para cada letra.

O que dá para fazer é editar a textura no photoshop, colocando um ''ç'' no lugar do caractere ''%'' por exemplo.
A textura(s) da fonte não parece ter lugar específico, é uma textura e você terá que ir procurando pelos arquivos, você pode extrair e editar a fonte usando o Unity Assets Bundle Extractor.

Não achei os textos em lugar nenhum, o que faço?

Os textos podem estar em arquivos da pasta ''StreamingAssets''. Nesse caso os arquivos irão estar comprimidos.
Você vai precisar descomprimir o arquivo, extrair e traduzir o texto, importar o texto de volta, comprimir e substituir o arquivo original.

Para ter uma noção melhor de como fazer você pode ler esse meu post.

Texturas com textos:

Você quer traduzir o ''loading game'' para carregando, mas ele é uma textura? quer editar os fontes do jogo para adicionar acentuação?
Para esse tipo de coisas siga minhas instruções nos meus posts nesse tópico.

---
Qualquer dúvida, deixe um comentário.
Editado pela última vez por Matt Rick em 15 Fev 2019, 10:50, em um total de 8 vezes.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 28 Ago 2018, 21:53

Tópico movido!

Ficou bom o tutorial, claro que pra quem tem mais noção fica mais fácil.

Meu medo é cair "nas mãos" dos Zé Google translate e sair espalhando esses tipos de traduções, por isso parei de postar os arquivos no tópico de pedido.

Caso eu lembre de algo, te mandarei MP para acrescentar aí.

OBS: O meu Not Tonight não tinha essa pasta, a minha versão é gog, talvez seja por isso

Edit1: E tem uma versão mais nova do UnityEX..
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"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
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Traduções
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Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 28 Ago 2018, 22:03

Ogoshi escreveu:
28 Ago 2018, 21:53
Edit1: E tem uma versão mais nova do UnityEX..[/i]
Pode me enviar o link? irei colocar na minha assinatura.

E não seria melhor o tópico ficar em ''Tutoriais e Dicas para Traduções '' ? até tentei postar mas deu erro dizendo que eu não tenho permissão.

Esse tutorial ficando aqui vai acabar se perdendo, eu mesmo nunca pensaria em procurar dicas de tradução nessa parte do fórum pois já existe uma especificamente para isso. Mas se aquela área for exclusiva para os tradutores da TG eu entendo que não dá.

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 29 Ago 2018, 18:32

Excelente tópico, poderia até ser fixado para que ficasse de mais fácil acesso... A quantidade de jogos feitos na Unity é bem grande (e só cresce cada vez mais), esse tutorial vai ser muito útil para ajudar quem não sabe manipular direito tais ferramentas. :clap:
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Steam: http://steamcommunity.com/id/Alves_TR/

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Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 29 Ago 2018, 20:05

Eu não tenho como fixar (eu acho). Vou ver com o H3rdell.
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"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
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Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 30 Ago 2018, 00:06

Movido para a área mais apropriada e fixado.

Parabéns pelo tutorial.
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"Primeiro eles te ignoram, depois eles zombam de você, em seguida lutam com você. Então você vence." - M. Gandhi

Re: [Tutorial] Como Traduzir Jogos da Unity Engine

Em 01 Set 2018, 16:15

Alguém me tira uma dúvida?

Já que não achei tradução do Airport CEO, jogo lançado desde ano passado, eu me aventurei em começar as traduções, traduzi muita coisa já, porém eu não consigo ver dentro do jogo.

Depois de fazer todo o processo de tradução pelo notepad++ e exportar o arquivo e importar pelo EX, eu preciso fazer mais alguma coisa, ou o arquivo traduzido o jogo já reconhece?

Eu tô fazendo de acordo com as dicas do tópico, porém tá complicado encontrar os textos nos arquivos do game.
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