Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Fórum para discução sobre softwares em geral.

Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 15 Dez 2012, 05:08

Olá, vou direito ao ponto. Essa nova versão do catalyst da AMD trás algumas tecnologias que simplesmente nunca ouvi falar. Procurei para que elas servem, mas ninguém diz exatamente o que ela faz, como deixar-las no melhor desempenho, se vale apena personaliza-las ou não?

A configuração no meu PC está assim:
Sem título.png

Esse Mosaico serve para que, e como deixar no melhor desempenho?
Essa opção"Ativar otimização de formatação de superficie" para deixar no desempenho eu marco ou não marco?
O que exatamente filtragem morfológica faz?
Filtragem morfológica pesa a placa gráfica?

Re: Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 15 Dez 2012, 16:00

A única coisa que sei é que essa versão aumenta a agilidade/performance dos radeons. Lembro que exaltaram essa 'tecnologia', mas só cair na mão do povo que acham 39482039 bugs (por isso é beta).
Tenho um amigo que não conseguia rodar Dishonored, mas rodava Sleeping Dogs, disse que ganhou 5fps.

agora a configuração, é você quem deve fazer. altere e tente rodar jogos, veja o desempenho, quantidade de fps, lags, bugs e etc.
_____________________________________________________________
Skype: isa_icsg
FB modinha de noob: https://www.facebook.com/isabelacsg
Imagem

Re: Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 15 Dez 2012, 18:01

francisco virgilio escreveu:Olá, vou direito ao ponto. Essa nova versão do catalyst da AMD trás algumas tecnologias que simplesmente nunca ouvi falar. Procurei para que elas servem, mas ninguém diz exatamente o que ela faz, como deixar-las no melhor desempenho, se vale apena personaliza-las ou não?

A configuração no meu PC está assim:
Sem título.png

Esse Mosaico serve para que, e como deixar no melhor desempenho?
Essa opção"Ativar otimização de formatação de superficie" para deixar no desempenho eu marco ou não marco?
O que exatamente filtragem morfológica faz?
Filtragem morfológica pesa a placa gráfica?
Mosaico é o Tessellation. Só vai influenciar nos jogos DX11 que usem este recurso. O recomendado é deixar em AMD otimizado.
"Ativar otimização de formatação de superficie" deixe marcado pois há um pequeno ganho de desempenho sem perda de qualidade.
Filtragem morfológica é um tipo de Anti Aliasing que a AMD desenvolveu. Não pesa muito, mas recomendo deixar desativado pois em alguns jogos ele borra um pouco a imagem.
Intel Core i5 2500K + Thermalright Mux 120
Gigabyte GA-Z68AP-D3 + 2x 4GB DDR3 Markvision
Sapphire Vapor-X HD 7950 @ 1150Mhz
SSD Samsung PM800 Msata 128GB + 3x HD 2TB Seagate 7200rpm
Fonte XFX Core PRO 650W
Ganinete CM HAF 912
Teclado A4Tech G800V
Asus Xonar DG 5.1 + Fone Superlux HD681B
Pads: Roccat Sense e Ozone Ground Level
Mouses: Corsair M60, Gigabyte Aivia Krypton, CM Storm Recon e Spawn, Logitech G400, A4 Tech X-760H, Mtek L103G
Mouse Bungee Thermaltake Galeru
Panasonic LED 47 TC-L47E5BG

Re: Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 15 Dez 2012, 20:25

rmarton escreveu:
francisco virgilio escreveu:Olá, vou direito ao ponto. Essa nova versão do catalyst da AMD trás algumas tecnologias que simplesmente nunca ouvi falar. Procurei para que elas servem, mas ninguém diz exatamente o que ela faz, como deixar-las no melhor desempenho, se vale apena personaliza-las ou não?

A configuração no meu PC está assim:
Sem título.png

Esse Mosaico serve para que, e como deixar no melhor desempenho?
Essa opção"Ativar otimização de formatação de superficie" para deixar no desempenho eu marco ou não marco?
O que exatamente filtragem morfológica faz?
Filtragem morfológica pesa a placa gráfica?
Mosaico é o Tessellation. Só vai influenciar nos jogos DX11 que usem este recurso. O recomendado é deixar em AMD otimizado.
"Ativar otimização de formatação de superficie" deixe marcado pois há um pequeno ganho de desempenho sem perda de qualidade.
Filtragem morfológica é um tipo de Anti Aliasing que a AMD desenvolveu. Não pesa muito, mas recomendo deixar desativado pois em alguns jogos ele borra um pouco a imagem.
Concordo com vc !!!
tenho a Radeon 7850, e fiz isso ai, e realmente borrou em alguns jogos, mas na boa quase não sinto diferença, em alguns jogos... então vai tentando.. mas em alguns jogos vc vai notar a diferença!!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 16 Dez 2012, 21:27

rmarton escreveu:
francisco virgilio escreveu:Olá, vou direito ao ponto. Essa nova versão do catalyst da AMD trás algumas tecnologias que simplesmente nunca ouvi falar. Procurei para que elas servem, mas ninguém diz exatamente o que ela faz, como deixar-las no melhor desempenho, se vale apena personaliza-las ou não?

A configuração no meu PC está assim:
Sem título.png

Esse Mosaico serve para que, e como deixar no melhor desempenho?
Essa opção"Ativar otimização de formatação de superficie" para deixar no desempenho eu marco ou não marco?
O que exatamente filtragem morfológica faz?
Filtragem morfológica pesa a placa gráfica?
Mosaico é o Tessellation. Só vai influenciar nos jogos DX11 que usem este recurso. O recomendado é deixar em AMD otimizado.
"Ativar otimização de formatação de superficie" deixe marcado pois há um pequeno ganho de desempenho sem perda de qualidade.
Filtragem morfológica é um tipo de Anti Aliasing que a AMD desenvolveu. Não pesa muito, mas recomendo deixar desativado pois em alguns jogos ele borra um pouco a imagem.

Opa, obrigado por essa informação, vou fazer isso mesmo. Pesquisei tanto essas informações e nada encontrei só encontrei no site da AMD essa aqui:


Morfológica Anti-aliasing, ou MLAA, é uma tecnologia de ponta que usa GPU acelerada DirectCompute para aplicar cena completa anti-aliasing como um efeito de pós-processamento. Este processo difere dos métodos mais tradicionais, como Supersample anti-aliasing (SSAA), que são aplicadas durante a fase de processamento do pipeline GPU.

MORFOLÓGICA ANTI- ALIASING
Ao transferir a carga computacional de anti-aliasing para postar e acelerando-o com os processadores stream encontrados no moderno AMD Radeon ™ GPUs, MLAA permite uma qualidade de imagem muito alta em uma fração da penalidade de desempenho incorridos por SSAA. Além disso, porque MLAA é conduzida como um efeito de pós-processamento, morfológica Anti-aliasing pode ser aplicado a virtualmente qualquer DirectX ® 9 ou mais recente título, incluindo aqueles com nenhum suporte pré-existente por anti-aliasing tecnologias.

MLAA 2,0
Começando com AMD Catalyst ™ 12.4, AMD irá introduzir uma nova versão do AA morfológica para a AMD Radeon ™ HD Série 7000. Aproveitando o recorde de calcular o poder da Arquitetura GCN 1 , esta segunda geração do algoritmo MLAA é projetado para aumentar a qualidade de imagem e performance versus a implementação existente de MLAA. MLAA 2.0 é ativado automaticamente em AMD Radeon ™ HD 7000 Series produtos quando os usuários assinalar a "filtragem morfológica" caixa disponível no Catalyst ™ Control ou AMD VISION Centros de Controle de Motores.

Quais são os benefícios da MLAA?
Pequeno impacto no desempenho

Morfológica Anti-aliasing é aplicada a cenas totalmente processado como um efeito de pós-processamento. Realizada com DirectCompute e acelerada pela AMD Radeon ™ processadores stream, MLAA requer muito menos tempo para calcular e aplicar do que métodos computacionalmente intensas como Supersample Anti-aliasing (SSAA), que é realizado durante a fase de renderização do gasoduto GPU.

Qualidade de imagem impressionante

O algoritmo usado para realizar morfológica Anti-aliasing reduz drasticamente "jaggies" aliasing, ou através de cada textura e objeto em uma determinada cena. A qualidade de imagem impressionante ativado por MLAA é amplamente comparável ao de Supersample Anti-aliasing (SSAA), que é amplamente considerado para fornecer a mais alta qualidade anti-aliasing disponível.

Re: Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 16 Dez 2012, 21:28

is_droid escreveu:A única coisa que sei é que essa versão aumenta a agilidade/performance dos radeons. Lembro que exaltaram essa 'tecnologia', mas só cair na mão do povo que acham 39482039 bugs (por isso é beta).
Tenho um amigo que não conseguia rodar Dishonored, mas rodava Sleeping Dogs, disse que ganhou 5fps.

agora a configuração, é você quem deve fazer. altere e tente rodar jogos, veja o desempenho, quantidade de fps, lags, bugs e etc.

A versão 12.11 beta está dando muitos bugs mesmo. Eu voltei para 12.10 por causa disso...

Re: Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 16 Dez 2012, 22:23

Fiz teste com a Filtragem Morfológica(MLAA), com a MSAA, com nada"NoAA", e com o FXAA da Nvidia usando o Benchmark do jogo Hitman Absolution. Percebi que a Filtragem Morfológica reduz 3 FPS a mais do que o FXAA da Nvidia, e reduz menos do que o MSAA. Mas o meu Hitman fica igual a esse video aqui que encontrei quando estava pesquisando sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=SnzWS2n7TMs

Parece que o MLAA faz mais diferença do que o FXAA, Por causa disso vou deixar desmarcado porque desejo mais desempenho.

Depois que o camarada ae em cima disse que mosaico da AMD é o tessellation, eu andei pesquisando sobre esse assunto e encontrei sites que supostamente diziam que o Mosaico reduzia o FPS. Vou postar o Link aqui para quem quiser ler ou saber desse assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=-uavLefzDuQ -> DirectX 11 and Tessellation - Enabled vs. Disabled

http://www.nvidia.com.br/object/tessellation_br.html -> DirectX 11 Tessellation


Em sua forma mais básica, a tesselação é um método que quebra polígonos em peças mais finas. Por exemplo, se você cortar um quadrado através de sua diagonal, você acaba de "tesselar" esse quadrado em dois triângulos. Sozinha, a tesselação não melhora tanto o realismo. Por exemplo, em um jogo, não importa se um quadrado é renderizado como dois triângulos ou dois mil triângulos—a tesselação só melhora o realismo se os novos triângulos forem usados para apresentar novas informações.

A vantagem de usar o Moisaico é:

-Personagens mais suaves

-Nível perfeito de detalhe

-Trabalho artístico escalável
Editado pela última vez por francisco virgilio em 18 Dez 2012, 02:40, em um total de 1 vez.

Re: Novas tecnologias do catalyst 12.10 e o 12.11

Em 18 Dez 2012, 02:38

Eu não estava levando muito a sério o que tinha pesquisado sobre o Mosaico e a redução do FPS. Então fiz os meus próprios testes com o Jogo Hitman Absolution que tem uma opção benchmark no "Setting". Diziam que o Mosaico reduz o FPS, mas o que o meu teste caseiro mostrou era totalmente diferente:
Sem título.png
Esse gráfico aqui mostra melhor o ganho de FPS quando coloquei o Mosaico no AMD Otimizado:
Sem título 2.png
Então cheguei numa conclusão de como devo configurar o meu Catalyst para o melhor desempenho:
Sem título 3.png
Sem título 4.png
Sem título 5.png


Voltar para “Software”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes