Questão da % do uso da Placa de Video

Fórum para discussão sobre Placas Gráficas e Monitores.

Questão da % do uso da Placa de Video

Em 08 Dez 2015, 14:00

Eu sei que é meio grande o texto, mas gostaria que me ajudasse tirar uma dúvida já que não tenho muito conhecimento
Eu recentemente comprei uma r9 380 4gb da msi e estou muito satisfeito, pois ela roda muito bem jogos como The witcher 3, shadow of mordor, gtv 5, Dragon age e entre outros atuais.. Variando entre 30 à quase 55 fps, dependendo da configurção entre Hight, Ultra ou Custom, e todos em fullhd, e usando de 89% à 100% da placa (maior parte do tempo jogado ficava sempre 100%) sem nenhum travamento ou gargalo e tinha medo disso, que não surpotasse, mas não tive problema algum

Mas reparei que em jogos online... melhor dizendo... mmorpg como Black desert, Neverwinter, Tera, ele roda bem também, não sendo abaixo de 33 fps no mínimo e até batendo 52 (exceto o neverwinter que fica entre 14 à 25 fps em qualquer config da mais baixa à mais alta, sendo que o Black desert é bem mais pesado e o mínimo que conseguir foi 31 fps tudo high e não sei o motivo pelo qual no neverwinter acontece isso.. caso souberem, eu agradeço) no mesmos padrões citado acima nos outros jogos. Porém, reparei que ela muitas vezes nem chega usar nem 60% da placa. Sendo que às vezes pegando 35% e variando por aí em todos mmorpg que citei, e o mais engraçado é que só sinto alguma travada bem pequena quando têm muitos players por perto e isso sei que é normal, e mesmo quando não tem, ela continua variando seu uso como havia dito
em resumo: Em todo momento ela não chega usar nem 60% dela como falei. Uma vez ou outra no black desert ela bate na casa dos 87%/96%, mas é raro isso e mesmo assim só sinto travada quando tá muito cheio de players

Testei também no Archage e Skyforge e neles também rodou super leve em config no máximo, fps estável (mínimo 34fps), mas a diferença que nesses dois o uso da gpu foi entre 85% à 100% e não menos que isso

Então gostaria de saber isso é normal? Se é normal em jogos sem ser mmorpg uso é assim mesmo, e em jogos mmorpg acontece isso ou estou fazendo algo errado ou esqueci de algo?

A minha config é
Processador: fx6300 over 4.4ghz com watercooler
Memoria: 8gb Mas no momento estou usando só 4gb devido que os outros 4gb tá no outro pc. Será que é por causa da memoria, já que tirei outra memoria de 4gb?
fonte: cx600m corsair
placa mãe: Asus M5A78L/USB3
E todos os drivers atualizados certinho e o meu gabiente e onde moro tem boa ventilação


Obs: não sou fanboy de nada. Eu tinha nvida e sempre usei, pois também tinha receio das placas amd, mas como a minha queimou e 970 ta muito cara, então peguei r9 380 que estava abaixo de 1200 na blackfriday na terabyte e então quis arriscar e não tive problemas do tipo que falavam sobre que é muito ruim, não vai aguentar, esquenta e não vi nada disso

Enfim, desde já agradeço à todos que forem me ajudar e desculpa pelo texto enorme espero ter expressado bem a minha dúvida

Re: Questão da % do uso da Placa de Video

Em 16 Dez 2015, 23:07

Tu já verificou a temperatura dos componentes? (Em especifico a do processador) Eu estava com um caso parecido, The Witcher, Skyrim, Assassin's Creed, Dishonored tudo rodando de boa, ai quando eu ia jogar ZMR(um tps online) o fps ficava variado entre 3~21(na maior parte do tempo ficava em 6) O que eu fiz foi retirar todos componentes, limpei todo o pó do pc, e troquei a pasta térmica do processador(comprei uma de prata, 1 grama 10 reais) Foi baita duma solução agora tá rodando tudo a 60 fps. Eu recomendo que tu verifique a temperatura com o HWMonitor se estiver alta pode ser esse o problema, de 91º o processador foi para 25º. Espero que ajude mano.

Re: Questão da % do uso da Placa de Video

Em 23 Fev 2016, 10:55

Ainda to pagando pra ver que uma pasta térmica fez o jogo do cara dobrar os frames rsrsrs

Amigo uma coisa que você precisa entender sobre MMO's
Eles usam toneladas a mais de processador ao em vez de placa gráfica, é normal seus jogos rodarem em baixos FPS's usando processadores da AMD
Nem eu sei direito o por que, deve ser por causa da arquitetura deles, se você ver vários testes online de Intel X AMD em MMO's
Os intel ganham de lavada. :mesa:
Infelizmente não tem muito oque fazer nisso, os MMO's se beneficiam mais de processador do que de GPU, mesmo que sua placa usasse 100% não iria mudar, por que ela não precisa usar 100% para processar todos aqueles gráficos, isso se da conta que o processador esta gargalando nos MMO's e por isso fica FPS baixo e nos demais jogos seu FPS fica alto ou satisfatório.
Outra coisa que pode fazer se caso ainda não tentou, é atualizar seu driver de vídeo, ele pode ajudar em algum ganho de FPS.
Pode confiar! :joia:

World of Warcraft
FRAPS Runthrough - FPS - Higher is Better
79.4 - AMD
126.2 - INTEL


WoW tem gráficos medianos que qualquer GPU mid end conseguiria dar conta, e olha a diferença entre um FX 6300 e um I5 3570k
PROJECT: WHITE WOLF 2018
Intel i7 8700k @4.8 ~ MoBo ASUS Rog Strix Z370-F ~ 2x8GB MEM G.Skill TridentZ RGB 3200Mhz ~ Galax GTX 1080 Ti EXOC White ~ 2+2TB HD Raid0 + 250GB SSD Samsung EVO 850 + 250GB SSD M.2 Samsung EVO 960 ~ WC Corsair H100i GTX ~ Fonte Xfx PRO 850 ~ Gabinete Cooler Master Haf 922 Custom Case

Canal na Twitch: https://www.twitch.tv/ag00ny
Imagem


Voltar para “Placas Gráficas e Monitores”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes