WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Fórum para discussão sobre Placas Gráficas e Monitores.

WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 31 Jul 2015, 06:53

Olá pessoal bom dia.
Bom estou com uma duvida bem grande aqui e preciso da ajuda de vocês para esclarecer essa duvida.
é o seguinte, atualizei ontem meu Windows 8.1 para o novo Windows 10 e fui testar alguns games, estou usando uma GTX960 de apenas 2GB e curiosamente na hora de medir o desempenho pelo MSI Afterburner o uso da VRAM estava alcançando em alguns games mais de 2gb, chegando até mesmo a 2600 mb de uso. Isso seria algum BUG? Lembrando que no Windows 8.1 nunca passou de 2000mb, acima disso a VRAM "estourava". Alguém poderia me dizer se esse Windows 10 está tirando memoria de algum lugar e acrescentando na GPU ou se é BUG ou alguma outra coisa? Abraço.

Vou deixar os links de 4 Screenshot que eu tirei mostrando isso, os games são GTA V, FAR CRY 4 BATMAN ARKHAM KNIGHT e WATCH DOGS

http://i.imgur.com/idJGAbD.jpg

http://i.imgur.com/DFeo0Tg.jpg

http://i.imgur.com/pRgPNJr.jpg

http://i.imgur.com/eFG7DKz.jpg

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 12 Ago 2015, 14:07

Bom, isso aconteceu comigo também... Deve ser um bug ou algo do tipo :?

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 12 Ago 2015, 14:18

Bom, não sei se estou enganado (ou se o que ouvi é oficial), mas ouvi dizer que o windows 10 tinha um sistema que "aproveitava" parte da memória RAM que não está sendo usada, acrescentando-a à memória VRAM.

Volto a dizer que não sei se isso é oficial (mas se for, de fato explicaria a melhora sensível no desempenho do win10 em jogos, se comparado aos outros win).

Caso não seja verdade/oficial, peço que me desculpem, estou só dando uma informação que ouvi! :joia:

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 12 Ago 2015, 14:44

Ocorreu comigo tbm a mesma situação, e tbm tive a mesma dúvida.
É isso aí mesmo que o lucas disse.
Mas o que eu gostaria realmente de saber é: quais são os reflexos disso no jogo, pq aposto que muita gente agora tá pensando: "ah vou comprar mais memoria ram pra juntar com VRAM". Não. Tenho certeza que não é tão simples assim como parece.

Tenho certeza que deve ter algum caroço nessa manga.

Por isso que eu gostaria de achar uma explicação detalhada dos efeitos desse recurso do W10.
Imagem

Imagem

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 12 Ago 2015, 14:48

A minha humilde gtx 750 de 1gb, no windows 10 ta indo pra 1,5gb kkkkk
Editado pela última vez por -Iguana em 12 Ago 2015, 15:05, em um total de 1 vez.

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 12 Ago 2015, 14:51

BL0OD escreveu:Ocorreu comigo tbm a mesma situação, e tbm tive a mesma dúvida.
É isso aí mesmo que o lucas disse.
Mas o que eu gostaria realmente de saber é: quais são os reflexos disso no jogo, pq aposto que muita gente agora tá pensando: "ah vou comprar mais memoria ram pra juntar com VRAM". Não. Tenho certeza que não é tão simples assim como parece.

Tenho certeza que deve ter algum caroço nessa manga.

Por isso que eu gostaria de achar uma explicação detalhada dos efeitos desse recurso do W10.
Lendo o que você falou concordo com você também, se fosse simples assim eu comprava amanhã mesmo uns 32GB de RAM e nem fazia mais upgrade de vga, kkkkk :troll:

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 13 Ago 2015, 17:03

nada cara essa é mais uma das grandes vantagens que o windows 10 vai nos pro´proporcionar a melhor otimização da memoria da placa de vídeo possibilitando a placa usar mais memoria que sua capacidade sem dar leg em jogos. conferi ai esse vídeo do cara jogando e explicando isso se poderem dar uma joinha pro cara valeu https://www.youtube.com/watch?v=2YycZIEJyOI

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 13 Ago 2015, 17:58

gallo1000 escreveu:nada cara essa é mais uma das grandes vantagens que o windows 10 vai nos pro´proporcionar a melhor otimização da memoria da placa de vídeo possibilitando a placa usar mais memoria que sua capacidade sem dar leg em jogos. conferi ai esse vídeo do cara jogando e explicando isso se poderem dar uma joinha pro cara valeu https://www.youtube.com/watch?v=2YycZIEJyOI
Na verdade o cara só repetiu o que agente falou aqui. Ele não explica em nenhum momento detalhadamente esse recurso do Windows 10, ou quais são os efeitos colaterais dele (se é que existem, que é o que eu acho).
Em 9:43 o jogo dele dá umas travadas e ele não sabe se foi por causa da VRAM, que é o que agente levantou aqui: poderão haver travamentos devido à diferença de trabalho da VRAM pra RAM normal?
Imagem

Imagem

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 23 Ago 2015, 18:07

Tô tentando usar o MSI Afterburner para monitorar as temperaturas de CPU e GPU, porém desde que atualizei para o Windows 10 o On Screen Display não funciona mais.

Alguém sabe se o MSI ou o RivaTuner não são ainda compatíveis com o win 10? Caso alguém esteja usando o programa normal, alguma dica que possa me ajudar?

Vlw! :joia:

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 23 Ago 2015, 18:59

lucastolrezende escreveu:Tô tentando usar o MSI Afterburner para monitorar as temperaturas de CPU e GPU, porém desde que atualizei para o Windows 10 o On Screen Display não funciona mais.

Alguém sabe se o MSI ou o RivaTuner não são ainda compatíveis com o win 10? Caso alguém esteja usando o programa normal, alguma dica que possa me ajudar?

Vlw! :joia:
Estou com Windows 10 aqui, e o MSI está funcionando normalmente.
Dúvida: vc chegou a só atualizar pro W10 ou atualizou e depois fez uma instalação limpa? (isso é bastante recomendado)
Caso já tenha feito uma instalação limpa do seu SO, recomendo reinstalar o MSI e verificar a versão dele. :joia:
Imagem

Imagem

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 23 Ago 2015, 19:41

BL0OD escreveu:
lucastolrezende escreveu:Tô tentando usar o MSI Afterburner para monitorar as temperaturas de CPU e GPU, porém desde que atualizei para o Windows 10 o On Screen Display não funciona mais.

Alguém sabe se o MSI ou o RivaTuner não são ainda compatíveis com o win 10? Caso alguém esteja usando o programa normal, alguma dica que possa me ajudar?

Vlw! :joia:
Estou com Windows 10 aqui, e o MSI está funcionando normalmente.
Dúvida: vc chegou a só atualizar pro W10 ou atualizou e depois fez uma instalação limpa? (isso é bastante recomendado)
Caso já tenha feito uma instalação limpa do seu SO, recomendo reinstalar o MSI e verificar a versão dele. :joia:
Instalei do zero, usava o 8.1 antes. Formatei tudo e instalei o 10. Desde que fiz isso o MSI não mostra mais os dados na tela quando jogo (em On Screen Display). Já desinstalei e instalei de novo, como administrador, compatibilidade com o win 8 e etc...

A versão do MSI é a mais nova, baixei direto do site da msi. Vou tentar desinstalar com o REVO Uninstaler pra arrancar todos os resquícios e instalar de novo para ver.

Conhece algum outro programa que mostre a temperatura de CPU, GPU e fps?

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 23 Ago 2015, 19:53

Tipo, tenha certeza tbm de que não seja algum problema relacionado com o jogo que vc está jogando, se é 32 ou 64bit, saber qual APi ele está usando (dx9, 10, 11), saber se o painel da steam tbm possa estar interferindo nisso ou se esteja usando algum outro injetor dentro do jogo no qual vc está testando.
Isso tudo pode influenciar. Já ocorreu aqui comigo em alguns jogos o MSI não funciona mesmo, e teve alguns casos que precisei desativar o MSI pro painel da steam funcionar, pq os dois juntos não dava. Alguns injetores de mods gráficos pra Skyrim tbm costumam apresentar problemas com o monitoramento do MSI.

Outro programa, desse mesmo estilo é o EVGA Precision.

Mas vê direitinho aí, faz testes desligando cada coisa que eu falei.
Se o problema de não exibir ocorrer em todos os jogos então não tenho ideia do que possa ser.
Aí eu tentaria desinstalar pelo Revo mesmo, e reinstalar.

OBS: Esqueci de falar mas, vc já confirmou se no seu RivaTunerStatisticsServer, na opção GLOBAL do menu do lado esquerdo da tela do programa, estaria com o "Application Detection level" no NONE?? Se estiver, então muda pro HIGH, pra detectar tudo.
Imagem

Imagem

Re: WINDOWS 10 E 0 USO DA VRAM

Em 23 Ago 2015, 23:08

BL0OD escreveu:Tipo, tenha certeza tbm de que não seja algum problema relacionado com o jogo que vc está jogando, se é 32 ou 64bit, saber qual APi ele está usando (dx9, 10, 11), saber se o painel da steam tbm possa estar interferindo nisso ou se esteja usando algum outro injetor dentro do jogo no qual vc está testando.
Isso tudo pode influenciar. Já ocorreu aqui comigo em alguns jogos o MSI não funciona mesmo, e teve alguns casos que precisei desativar o MSI pro painel da steam funcionar, pq os dois juntos não dava. Alguns injetores de mods gráficos pra Skyrim tbm costumam apresentar problemas com o monitoramento do MSI.

Outro programa, desse mesmo estilo é o EVGA Precision.

Mas vê direitinho aí, faz testes desligando cada coisa que eu falei.
Se o problema de não exibir ocorrer em todos os jogos então não tenho ideia do que possa ser.
Aí eu tentaria desinstalar pelo Revo mesmo, e reinstalar.

OBS: Esqueci de falar mas, vc já confirmou se no seu RivaTunerStatisticsServer, na opção GLOBAL do menu do lado esquerdo da tela do programa, estaria com o "Application Detection level" no NONE?? Se estiver, então muda pro HIGH, pra detectar tudo.
Vou seguir suas instruções! Dei uma olhada no Riva, o level tá em LOW, vou mudar para High e testar. Vou tbm desativar o painel da steam para ver!

Por fim, vou dar uma pesquisada no evga precision tbm pra ver como é!

Vlw aê pela ajuda! :joia:


Voltar para “Placas Gráficas e Monitores”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes