OverClock

Área para compartilhar dicas e truques acerca do Overclocking.

OverClock

Em 19 Mai 2011, 20:41

Gostaria de saber como fazer um Overclock seguro no meu pc.

Intel Core 2 Duo E7600 3.06 Ghz
Gigabyte G41MT-ES2L
Memória Kingston DDR3 4GB 1066/1333
VGA ATI 6850 XFX 1GB 256 BITS, DUAL FAN
Fonte C3 Tech 500R


Abaixo prints das configurações. CPU-Z

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Amado por uns, Odiado por Outros, Mais Respeitado por Todos...

Re: OverClock

Em 19 Mai 2011, 21:45

Esta C3Tech é a 500R VE?


Qual sistema de refrigeração usas?
Imagem

Re: OverClock

Em 19 Mai 2011, 22:47

Sim pq ?
Imagem


Amado por uns, Odiado por Outros, Mais Respeitado por Todos...

Re: OverClock

Em 20 Mai 2011, 13:42

DanielCasemod escreveu:Sim pq ?
Dependendo da fonte, ela não segura teu PC e pufff.

Me mostre as temperaturas sem uso e com uso máximo do PC.
CPU e os núcleos separados é bom.
Imagem

Re: OverClock

Em 23 Mai 2011, 18:37

Qualquer fonte mediana vai segurar um overclock em processador. Não é um Extreme da vida que naturalmente já exige muito mais energia. Então tá aí um elemento pouco preocupante. Temperatura é legal dar uma olhada, mas nada muito alarmante. O E7600 costuma trabalhar em 55 graus em full com cooler box. Um overclock pode jogar ele pra 65 graus. Normal. Mas como disse nosso amigo, é bom verificar.

Você entende como fazer overclock, amigo? Partindo do zero é sempre bom procurar muito no google antes de pedir ajuda de imediato. Pra você entender o cálculo que se obtém o clock do processador. Clock das memórias. Vcore. Aonde tudo isso influi.

Overclock em processadores Core 2 Duo são dos mais fáceis. Só precisamos nos preocupar com o FSB, Vcore e a frequência das memórias. Outro detalhe: precisa conhecer previamente o limite de FSB que a placa-mãe possui. Eu tive uma mother parecida com a sua e o máximo de FSB que consegui extrair dela foi 330Mhz. Tem uma explicação pra isso, mas acho que vai desviar do assunto discutido aqui.

O clock do processador nada mais é que o seguinte cálculo simples: FSB x Multiplicador. O FSB do seu processador é 266Mhz. O multiplicador dele é 11,5. Faça o cáculo que indiquei e você terá exatamente o clock original dele: 3.06Ghz.

Presumindo que o máximo possível dessa placa-mãe seja o FSB em 330Mhz e sabendo que seu multiplicador é de 11,5, temos: 330x11,5=3,795. Ou seja, 3.79Ghz será o clock máximo que provavelmente você alcançará nessa placa-mãe.

Um bom incremento de clock.

Lembra quando falei que é importante o clock das memórias. Por isso. Se você aumentar o FSB, as memórias também subirão naturalmente o clock. Não conheço muito bem memos DDR3 e como elas trabalham, frequências, etc. Estou há algum tempo sem mexer muito com isso. Mas pelo que sei memos DDR3 vulgarmente conhecidas como 1333Mhz trabalham em 667Mhz. Esse último número é o mais importante. Trave o clock delas sem que elas ultrapassem esse valor. Caso não faça isso estará fazendo overclock nas memórias sem saber se elas aguentam. Não é o que você está procurando se a idéia é jogar.

Quanto ao Vcore, isso aí é totalmente pessoal. Porque cada fornada de processador responde de um jeito. Já tive um E5200 que só estabilizava em overclock com 1.43v. Enquanto pouco tempo depois tive disponibilidade de outro E5200 que com 1.27v já conseguia o mesmo clock. O Vcore não tem muito jeito de descobrir. De cara coloca logo 0.15v a mais. Se não der tela azul nos testes com o cpu em full, vá abaixando até chegar no número ideal. Sempre dando uma folguinha de 0.2v para o ideal.

Re: OverClock

Em 27 Jun 2012, 19:00

iiiiii guenta nao man pra q c tb vai fase over numa 6850 essa placa e otima.nao presisa disso se voce compra um i5 voce vai roda tudo ate no max. fonte boa tb eu nao aconselho fazer overlock pode quema todo o pc

Re: OverClock

Em 27 Jun 2012, 19:23

Bom, não entendo muito, por isso não recomendo overclock para quem quer algo rápido e fácil. Mesmo assim fiz um de leve na minha placa:

Imagem

Nas duas últimas linhas à esquerda você verá a velocidade atual e a padrão da placa. Subi 110 em média para cada opção, mas só depois de muito pesquizar pelo Google os overclocks atuais para a minha placa. Tipo, se funciona no deles, vai funcionar no meu. Com essa subidinha ganhei uns 10 frames nos jogos, porém, desnecessária, porquê a placa já é boa.
Se teus jogos dão lag (desculpa para overclock...), recomendo aprender a usar um programa chamado Game Booster 3. Não acelera o PC na hora de jogar, mas desativa programas inúteis, eliminando as lags.

Fora tudo isso acima, aqui vai uma dica realmente legal: Quando for dar printscreen da tela de algum programa, deixe ele em primeiro plano e tecla Alt+Printscreen, e depois salve em PNG se for possível. Assim você captura somente o programa que quer mostrar e deixa o arquivo bem pequeno e nítido. PNG para printscreen de programa é melhor que JPG.

Fui.
AMD FX-8350 | GTX 970 4GB | 32GB RAM 1333

Re: OverClock

Em 27 Jun 2012, 19:33

Ressuscitando mais um tópico cara?!

Trancado.
Imagem
Imagem
Imagem
FX 6300/ 4GB G.Skill 1333 Mhz/ M5A78L-M LX/ VGA a procura/ WD 500gb/ C3Tech DSA 500w


Voltar para “Overclock”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes