Upgrade CPU/Motherboard/RAM

Local disponível para discutir sobre Processadores, Placas-Mãe e Memórias RAM.

Upgrade CPU/Motherboard/RAM

Em 07 Dez 2017, 08:55

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
400-500€. Durante os próximos dias.
mais: eco dream nguyễn xiển
2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Processador
RAM
Motherboard

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Gaming - Todo o tipo de jogos. 1080p por agora, 1440p no futuro.
Office / Navegação web / Filmes
Virtualização

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
A estes componentes, daqui a vários anos. À placa gráfica, talvez mais cedo.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Componentes a substituir:
CPU - Intel Core i5 2500
RAM - 2x4GB DDR3 1333MHz
Motherboard - Asus P8P67​
Resto dos componentes:
GPU - Gigabyte GTX 970 G1
PSU - Seasonic S12II 620W
Caixa - CM 690 II Advanced
HDD - 1TB SAMSUNG HD103SJ
SSD - 120GB Crucial MX10​
mais: pcc1 triều khúc
6) Vais fazer Overclock?
Sim, o que a motherboard e o stock cooler me permitirem. Não tenciono ir mais longe.

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Qualquer uma. Procurarei a loja mais barata após decidir os componentes.

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).
Estou a pensar na seguinte configuração:
Ryzen 5 1600
Motherboard B350
2x4GB DDR4 3000MHz​

10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Não

12) Contexto, comentários adicionais.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte:

CPU:
Estive indeciso entre o Ryzen 1600 e o i5 8400, no entanto pelos outros tópicos que li no fórum, acabam por estar mais ou menos a par um com o outro, pelo que me decidi pelo ryzen.
Também não me parece que valha muito a pena esticar para o 1700 visto que os ganhos de performance em gaming são poucos ou nenhuns, e o 1600 é suficiente para a utilização não gaming.
Estou correcto em achar isto?

Motherboard:
Quanto às B350, existem bastantes. Há alguma característica especial que deva procurar quando escolher uma? Ou qualquer uma me servirá bem? Existe alguma que considerem como "a melhor"?
​mais: chung cu my dinh plaza
RAM:
Pelo que li, a frenquência da RAM faz uma diferença significativa no Ryzen, pelo que estou a pensar em ir pelo menos para 3000MHz. Também vi que 2x4GB é melhor que 1x8GB. Como tal, estou a pensar em comprar 2x4GB 3000+MHz e talvez no futuro comprar outros 2x4GB. Ficarei bem servido assim, ou estou mal informado em relação a alguma coisa?

Desde já, obrigado pela ajuda.

Voltar para “CPU / Placa-Mãe / RAM”

Ir para