[PEDIDO] Shenmue I & II HD

Local onde devem ser feitos os pedidos de traduções à Tribo Gamer. Confira se já existe um pedido de tradução para o jogo antes de postar um novo.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 03 Set 2018, 02:26

Matt Rick escreveu:
01 Set 2018, 18:42
Analisei os arquivos 4 vezes seguidas em busca da textura da fonte e não achei.
A única fonte que achei me parece ser uma sobra do jogo original nos arquivos do shenmue 1.

Acho que a fonte do jogo está em algum arquivo com formato desconhecido (.unknown) e só deve ser achada quando a ferramenta atual for capaz de reconhecer a extensão de todos os arquivos do jogo.

Vi que é possível a modificação das texturas do jogo com um programa chamado ''Special K - "Kaldaien's Mod", tentei usa-lo mas ele só funciona com a versão steam do jogo então não pude testar. Mas teoricamente usando ele deve ser possível editar a textura da fonte do jogo e reinseri-la no jogo.

Isso pode quebrar o galho enquanto não é possível trocar a textura da fonte direto nos arquivos do jogo. Depois que for possível é só pegar essa textura e colocar lá.
Super interessante. Infelizmente isso vai um pouco além do meu conhecimento. Os trabalhos que faço são geralmente documentos de empresa, então é questão de manter formatação e simplesmente traduzir. Alguns games que eu fiz, felizmente os developers também pediram apenas os textos e tal, então nunca me aprofundei nessas outras áreas.

Mas, por exemplo, se tiver um bom tutorial assim como a ferramenta do Delutto, sigo tranquilamente.

Agora é paciência pra descobrir os limites de caracteres.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 03 Set 2018, 02:30

helio1985 escreveu:
01 Set 2018, 23:54
Delutto realmente fez um ótimo trabalho com a ferramenta.

Eu dei uma procurada na internet e encontrei uma ferramenta para facilitar a tradução dos diálogos repetidos, no caso do Shenmue 1 ele tem bem menos repetições do que eu previa, algo entorno de 5.500 linhas excluindo-se as linhas em branco do jogo, ele tem ~ 24.000 linhas para se traduzir.

Já no caso do Shenmue 2 ele tem em torno de 45.000 linhas repetidas, excluindo-se as linhas em branco, ele tem por volta de 56.000 linhas a serem traduzidas.

Desse modo, usando essa ferramenta fica mais fácil organizar os arquivos para tradução, evitando que se tenha o mesmo texto em vários arquivos diferentes.
Eu achei essa ferramenta no site romhackers o nome dela é Figurinha Repetida é só procurar no google por
Figurinha Repetida 1.0 - PO.BRE
xxxxx

Eu fiz alguns testes e ela funcionou perfeitamente com arquivos de texto extraídos pela ferramenta do Delutto, então agora só falta encontrar uma maneira do jogo reconhecer os acentos e achar alguém com alguma experiencia em administrar traduções na tribo para assumir esse grandioso projeto.
Vou baixar e testar, mas pelo o que você disse parece ser uma ferramenta muito show.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 03 Set 2018, 09:49

Segue abaixo algumas imagens dos testes da tradução do PreacherOfHell, como ele ainda não tem permissão para postar links no fórum, estou postando por ele.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 04 Set 2018, 00:13

Esta aqui é a textura da fonte do jogo: https://i.imgur.com/c7Nsgau.jpg
Contém caracteres asiáticos e americanos.

Ela foi encontrada por makc_ar dia 27 de agosto enquanto ele preparava a tradução russa do jogo. Mas como de costume os russos não compartilham ferramentas ou conhecimento.

Pesquisei um pouco e vi que o jogo original tem textos em formato .bin e .fon, então é como eu pensei, esse arquivo .bin e .fon está entre um desses .unknown

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 04 Set 2018, 02:44

que top na moral vcs são D+ pessoal, estou muito feliz com isso tudo, a comunidade só tem a agradecer a vcs todos por toda a ajuda!

agora uma pergunta: pq os russos não compartilham o conhecimento e ferramentas a respeito da tradução?
Imagem

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 04 Set 2018, 06:44

No fórum Shenmue Dojo, na sessão Shenmue Modding há uma ferramenta (site) chamada Wulinshu. Ele permite você obter diretórios para os arquivos utilizados no jogo, da forma como são carregados originalmente e suas respectivas hashes (caso você precise modificar este arquivo após uma extração dos arquivos TAC/TAD)

Também há uma ferramenta que é o Forklift, que basicamente serve para carregar estes arquivos modificados. Basta colocá-lo na pasta do jogo, injetar o DLL do Forklift (ou adicionar ao EXE pelo CFF Explorer) e adicionar seus arquivos modificados (na estrutura original de pastas do jogo) na pasta mods.

Qualquer suporte necessário, podem mandar mensagem no Dojo ou aqui.

EDIT: O mod está no Nexus do Shenmue I agora, mas funciona com Shenmue I e II, todas as versões lançadas até agora. Não precisa mais injetar manualmente nem adicionar o import. Só coloca na pasta do jogo. :joia:
Editado pela última vez por apdap em 04 Set 2018, 21:59, em um total de 2 vezes.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 04 Set 2018, 16:18

Traduzam este jogo pfvr!!!!

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 14:38

Agora a ferramente de um amigo do Shenmue Dojo permite que você salve separado do tad/tac para ter um arquivo super pequeno com todo o conteúdo modificado, diferente de antes que ficava mais de 1gb. Estou testando aqui e tá SHOW.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 16:05

PreacherOfHell escreveu:
05 Set 2018, 14:38
Agora a ferramenta de um amigo do Shenmue Dojo permite que você salve separado do tad/tac para ter um arquivo super pequeno com todo o conteúdo modificado, diferente de antes que ficava mais de 1gb. Estou testando aqui e tá SHOW.
A nova versão do extrator extrai a fonte com a extensão correta, no formato .fontdef
Envie um desses arquivos para o Delluto, talvez ele consiga achar uma forma de extrair a textura de dentro desses arquivos.

Há um editor de fontes para o jogo original, mas ele não funcionou com esses arquivos.

--
Eu usei o ''Special K - "Kaldaien's Mod" na versão steam, mas por algum motivo ele só extraiu as texturas originais do dreamcast, não extraiu as fontes, também extraiu algumas texturas mais pesadas mas apareceram corrompidas.
O texmod não funciona no jogo pois ele usa dx11. Há um editor de texturas feito em java para jogos dx11, testei ele mas não funcionou.
Então usar um injetor de texturas para editar as fontes não vai funcionar.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 18:42

Matt Rick escreveu:
05 Set 2018, 16:05
A nova versão do extrator extrai a fonte com a extensão correta, no formato .fontdef
Envie um desses arquivos para o Delluto, talvez ele consiga achar uma forma de extrair a textura de dentro desses arquivos.
Heim?!?

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 19:13

Delutto escreveu:
05 Set 2018, 18:42
Matt Rick escreveu:
05 Set 2018, 16:05
A nova versão do extrator extrai a fonte com a extensão correta, no formato .fontdef
Envie um desses arquivos para o Delluto, talvez ele consiga achar uma forma de extrair a textura de dentro desses arquivos.
Heim?!?
A textura da fonte está compactada dentro de um destes arquivos .fontdef
No jogo original as fontes ficam em arquivos .bin e .fon, há este programa https://sourceforge.net/projects/shenmu ... 20Utility/ que é capaz de extrair uma textura .bmp de dentro deles para que possa ser editada e reinserida, testei nesses da versão HD mas só aparecem imagens corrompidas.

Vou fazer o upload de um desses arquivos, só um minuto...

EDIT
Aqui está uma amostra: https://drive.google.com/file/d/1A9joA3 ... CBM5k/view

Exitem 140 arquivos desses no primeiro jogo e juntos pesam 898MB, muito estranho isso... mesmo tendo ''font'' no nome talvez não sejam as fontes mesmo, talvez sejam modelos 3d ou algo do tipo.
Mesmo assim acho que vale a pena investigar. A textura das fontes com toda certeza estão compactadas em algum arquivo, se estivessem em formato puro de imagem elas iriam aparecer como todas as outras texturas.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 20:30

Matt Rick escreveu:
05 Set 2018, 19:13
A textura da fonte está compactada dentro de um destes arquivos .fontdef
No jogo original as fontes ficam em arquivos .bin e .fon, há este programa https://sourceforge.net/projects/shenmu ... 20Utility/ que é capaz de extrair uma textura .bmp de dentro deles para que possa ser editada e reinserida, testei nesses da versão HD mas só aparecem imagens corrompidas.

Vou fazer o upload de um desses arquivos, só um minuto...

EDIT
Aqui está uma amostra: https://drive.google.com/file/d/1A9joA3 ... CBM5k/view

Exitem 140 arquivos desses no primeiro jogo e juntos pesam 898MB, muito estranho isso... mesmo tendo ''font'' no nome talvez não sejam as fontes mesmo, talvez sejam modelos 3d ou algo do tipo.
Mesmo assim acho que vale a pena investigar. A textura das fontes com toda certeza estão compactadas em algum arquivo, se estivessem em formato puro de imagem elas iriam aparecer como todas as outras texturas.
Esses arquivos me parecem ser mapas de coordenadas de caracteres e não as fontes em si. Tava olhando as fontes do ShenmueHDTools e o cara já está trabalhando nos hashs, assim que ele ou alguém conseguir "hookar" os nomes dos arquivos, a coisa vai ser bem mais simples, e ao que me parece o cara lá pretende dar suporte a todos os formatos. Certo que antes mesmo de terminarem a tradução, já haverão soluções prontas para as fontes do jogo, seja pela própria ShenmueHDTool ou por ferramentas de terceiros.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 20:53

Pessoal preocupado como traduzir as fontes e etc, porém esquece o principal que é traduzir o jogo. Não esqueçam que disse anteriormente que esse jogo tem linha pra um ******. Foi o que Delutto disse acima, uma hora vai aparecer uma solução pra fontes e etc. O negócio é traduzir.

Então, mesmo se não tiver gente REALMENTE INTERESSADA em traduzir e ajudar, pode tirar o cavalinho da chuva, infelizmente.
Imagem

"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
Imagem
Traduções
Imagem

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 21:26

Quero deixar claro que não estou tentando forçar a barra para que seja feita uma tradução rápida. Eu não uso traduções. Quando eu não sabia inglês jogava sem entender nada e isso me motivou a estudar o idioma, então pra mim é totalmente irrelevante que seja lançada uma tradução para qualquer jogo, tanto que os poucos jogos que eu traduzi foi num desanimo imenso querendo terminar logo, por isso decidi parar de fazer traduções.

Mesmo não tendo vontade de traduzir jogos, ainda quero ajudar como posso aqui (hobby) analisando arquivos e mostrando como traduzir, por isso me foquei em ver como seria possível editar as fontes do jogo, que era a única coisa que eu podia tentar ajudar no caso desse jogo.

Não gosto de fazer offtopics, mas não quero que tenham uma impressão errada sobre minhas intenções.

Enfim, boa sorte com o projeto.

Re: [PEDIDO] Shenmue I & II HD

Em 05 Set 2018, 23:16

Não foi isso o que o Ogoshi quis dizer. Fato é que até agora só apareceu uma pessoa disposta a traduzir o jogo e para um projeto de tradução de tamanha quantidade de texto é preciso muita gente disposta para ajudar para sequer iniciá-lo, o que torna problemas com fontes ou coisas do gênero irrelevantes a princípio. Como disse, até o nosso amigo que prega no quintos dos infernos termine de traduzir o primeiro jogo, quase certo que as fontes não serão mais um problema. Por falar em fontes, aquela fonte que o makc_ar postou no ZoG não é a fonte usada pelo jogo, é uma imagem pvr igual aquela que vc encontrou anteriormente. Tem um russo trabalhando no formato e assim que conseguirem algo, serei informado.


Voltar para “Pedido de Traduções”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes