[PEDIDO] Persona 4 Golden

Local onde devem ser feitos os pedidos de traduções à Tribo Gamer. Confira se já existe um pedido de tradução para o jogo antes de postar um novo.

[PEDIDO] Persona 4 Golden

Em 22 Jul 2020, 15:01

[PEDIDO] PERSONA 4 GOLDEN

Imagem
DESENVOLVEDOR: Atlus
GÊNERO:
RPG/Simulação
LANÇAMENTO:
13 de Junho de 2020
PLATAFORMAS: PC/Playstation Vita

Obviamente, acho que deveríamos focar primariamente em traduzir a versão pra PC, considerando que a maior parte das pessoas não possui um Vita. Já tem uma tradução do original e os arquivos de texto são os mesmos. Só precisa adicionar o resto, com permissão dos tradutores originais, claro.

Acho que esse jogo já foi pedido aqui umas quatro vezes. Espero que dessa vez o tópico não seja deletado (ou se for, que pelo menos me mandem alguma mensagem pra explicar o que eu fiz de errado. O pessoal não vai parar de pedir esse jogo tão cedo, se não for eu vai ser outra pessoa).
Editado pela última vez por Andre1070 em 23 Jul 2020, 16:57, em um total de 2 vezes.

Re: [PEDIDO] Persona 4 Golden

Em 22 Jul 2020, 16:52

Pelo que sei da tradução existente, precisava analisar a estrutura do arquivo pra ver se da pra portar para a versão steam. Dependendo do trabalho, fica mais fácil fazer uma tradução do 0 mesmo. No caso, abrir projeto se tiver gente interessada e comprometida.
Caso deseja apoiar minhas traduções ou agradecer: Imagem

Imagem

Em 22 Jul 2020, 17:31

Como mencionei, os tipos de arquivos de diálogo usados no original e no golden são os mesmos, então creio que não haveria muita dificuldade além de adicionar as novas falas, e tudo o mais. Mas isso é o que eu ouvi de segunda mão, não mexi nos arquivos eu mesmo.

Mas eu não me importaria de recomeçar do zero, se for assim. Só demoraria mais.

Em 22 Jul 2020, 17:54

Teve um usuário que falou que já tinha portado a versão de ps2 pra pc no tópico deletado, ou é confusão minha?
Imagem

Em 23 Jul 2020, 15:11

Julio Cesar escreveu:
22 Jul 2020, 17:54
Teve um usuário que falou que já tinha portado a versão de ps2 pra pc no tópico deletado, ou é confusão minha?
Sim tinha um que falou que estava utilizando os arquivos do ps2, não sei se ele foi mais alem.

Em 24 Jul 2020, 09:58

Então beleza pessoal, o que se precisa para esse projeto virar realidade é o seguinte:
1 - Perguntar aos responsáveis pela tradução do ps2 se eles autorizam a portar para o PC (e se eles mesmo tem intenção de fazer isso).

2 - Ter em mãos a tool de inserção e extração dos textos.

3 - Comparar Ambos os textos de ps2 e PC (de preferência em inglês) para averiguar os textos que falta traduzir da versão PC e se não houve alteração em outros.

4 - Distribuir os textos inéditos para os interessados traduzirem.

Se já tem usuários usando os textos de ps2 na versão PC já é um bom passo.
Imagem

Em 24 Jul 2020, 11:26

Julio Cesar escreveu:
24 Jul 2020, 09:58
Então beleza pessoal, o que se precisa para esse projeto virar realidade é o seguinte:
1 - Perguntar aos responsáveis pela tradução do ps2 se eles autorizam a portar para o PC (e se eles mesmo tem intenção de fazer isso).

2 - Ter em mãos a tool de inserção e extração dos textos.

3 - Comparar Ambos os textos de ps2 e PC (de preferência em inglês) para averiguar os textos que falta traduzir da versão PC e se não houve alteração em outros.

4 - Distribuir os textos inéditos para os interessados traduzirem.

Se já tem usuários usando os textos de ps2 na versão PC já é um bom passo.
Quanto à autorização, eu enviei uma mensagem ao Daniel do ROMhacking, que foi quem postou a tradução para o PS2 neste tópico, mas ainda não recebi resposta.

No início do mês perguntei ao H3rdell como funcionava a questão da adaptação também, e ele me disse o seguinte:
"No caso do Persona 4, se os tradutores originais forem encontrados, basta pedir permissão
Caso não possam ser encontrados, basta fazer a adaptação da tradução deles e dar os créditos"

Em 25 Jul 2020, 09:12

Que bom Zexia, está corretíssimo. Isso é mais um sinal de respeito entre tradutores, mas no fim das contas, ainda não conheci nenhum tradutor voluntário que não gostaria que o seu trabalho, por assim dizer, atingisse um maior número de pessoas.
Imagem

Em 28 Jul 2020, 17:15

Julio Cesar escreveu:
22 Jul 2020, 17:54
Sim, era eu. Como eu disse naquele tópico, o ideal era ver com a equipe original se eles permitiriam o uso, e qual seria a posição da Tribo. No caso da Tribo já disseram aqui no tópico que não teria problema, e no caso da equipe original já entraram em contato, então agora é esperar.

Também tentei contatar uma pessoa da equipe, o crisdebug (que também é responsável pela tradução do Persona 3 FES) em outro fórum, mas também sem resposta.

Vou copiar parte da mensagem que mandei para ele só pra vocês visualizarem como seria o port, se tiverem interesse num wall text segue abaixo:

(...)

A grande maioria dos arquivos da pasta "events" e "events_data" estavam iguais, nesses casos só foi preciso exportar o arquivo do PS2 e importar no PC. Porém uma minoria (não me recordo agora depois de feito, mas deve ter sido +- 100) desses arquivos vieram com algumas linhas adicionais, em especial os sociais links. Nesses casos não dava para importar o arquivo do PS2, sendo preciso copiar linha por linha do PS2 para o PC e traduzir as poucas linhas adicionais.

O inverso aconteceu com os arquivos das pastas "pak" e "scripts", onde a grande maioria (+- 140) tinham linhas adicionais (e eram muitas, em praticamente todos arquivos só deu pra portar metade, enquanto a outra metade era coisa nova), então o processo seria todo na base da cópia linha a linha e tradução do restante.

Também existem outras duas pastas que não mexi por não ter interesse, que contém os textos de itens, livros e derivados, mas não passam de 10 arquivos e maior parte do texto dá para portar linha a linha, tendo pouca coisa adicional para traduzir.

(...)

O grande problema evidentemente são os arquivos completamente novos das pastas "events" e "events_data", mais ou menos 350 arquivos, e os arquivos das pastas "pak" e "scripts", mais ou menos 50 arquivos, sendo todos esses bem extensos.

Também me deparei com outros dois problema: as cutscenes, cujo o texto se encontra no executável do jogo, e o texto com a descrição de cada persona, que não consegui encontrar de jeito nenhum.
Fiz um upload curtinho agora do jogo iniciando, para comprovar que é o Golden, até primeira cena no diálogo com o Igor, só pra mostrar que o port funcionou. Desconsiderem o menu em inglês, porque nem cheguei a mexer nisso: youtu.be/2JLvl1rn_eA (não posso postar links)

Em 29 Jul 2020, 17:51

Uma pergunta.

O Persona 4 Golden não eventos depois do final do jogo original de PS2? Acho que teriam que traduzir tb o restante. Não?

Em 30 Jul 2020, 09:08

Sim Powerotaku, Persona 4 Golden tem não só cenas adicionais como tem algumas alterações as cenas originais (como certas falas adicionais do Namatame no hospital). Mas como a grande maioria permanece inalterada, reaproveitar a tradução do original vai acelerar muito o trabalho.

Em 11 Out 2020, 21:15

Parece que dessa vez o tópico sobreviveu (e espero que continue assim).
Houve algum progresso? Alguém conseguiu contato com os tradutores? Há permissão para usar os arquivos da versão PS2?

Em 14 Out 2020, 18:49

gaguiballz escreveu:
11 Out 2020, 21:15
Parece que dessa vez o tópico sobreviveu (e espero que continue assim).
Pois é, parece que estavam removendo os tópicos por falta de imagem. Pelo menos eu lembro de ter sido isso o que aconteceu com um deles.

gaguiballz escreveu:
11 Out 2020, 21:15
Houve algum progresso? Alguém conseguiu contato com os tradutores? Há permissão para usar os arquivos da versão PS2?
Quem havia tentado falar com eles foi o TavaresP2. Mas acho que se ele tivesse recebido retorno, teria mencionado aqui.
Eu não acho que eles teriam problemas de nós usarmos a tradução deles se nós no minímos botassemos o crédito, considerando que a tradução já é feita pra ser utilizada por outros. Mas eu não teria problemas de retraduzir tudo na marra se for preciso. Só demoraria muito, muito mais tempo.

Voltar para “Pedido de Traduções”

Ir para