Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Seção destinada para tutoriais e dúvidas em geral.

Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 28 Fev 2011, 19:46

Esse Tutorial é somente para aqueles que possuam jogos originais e o console Wii, e queiram saber como emular no PC, para jogar em 3D e/ou 1080p algo memorável, já que o próprio console não consegue fazer.


Configurações Mínimas(Não são do site oficial):

Placa de Vídeo: 128(alguns sites falam que o mínimo é 256) com Pixel Shader 2.0 ou melhor (Nem todas as placas de vídeo onboard funcionam)
Processador: 2.0 Dual Corel ou 2.9 Single Core
Memória: 1GB(2GB para Wii)
OS: Windows XP ou mais novo, Linux ou MacOSX Intel.

Você precisará das bibliotecas listadas abaixo para que o Dolphin funcione:
MS Visual C++ Runtime 2008 SP1 (Conserta os erros "side by side" / "application config" e erro de modelo)
DirectX 2009 Runtime (conserta erros do plugin) mais recente
Link para download
E manter o driver da placa de vídeo atualizado.


Tutorial para configurar:


1º Baixe o emulador no site oficial, link para download
*Estou usando a versão "SVN R 7583" nesse tutorial, tente sempre usar a versão SVN mais nova pois vem sempre trazendo melhorias de desempenho corrigindo erros e a tradução do emulador para PTBR, por isso não recomendo usar a versão 2.0.

2º Ao abrir o emulador vá em "Opções"(1) > "Configurar..."(2) ou vá em "Configurar"(3)

Imagem

3ºEm "Geral"(1):
*Em "Limit by FPS"(Limitador de frames)(2) use como esta na foto caso os jogos(principalmente do GC) fique mais rápido que o normal, mas a jogos que o normal n é 60fps e sim 30fps.
*E marque também "Lock Threads to Cor" pode haver um aumento nos FPS em alguns jogos.

Imagem

4ºEm "Interface"(1):
*Marque "Confirm on Stop" para quando for apertar Esc para sair do jogo ele pergunte se tem certeza que quer sair.
*E o "Tema"(2) é só a aparecia do emulador, podem escolher qualquer um.
*E caso você tenha o OS(Windows,....) em outra língua para o emulador ficar em português vai em "Linguagem"(3) e escolha "Português Brasil".

Imagem

5ºNo áudio:
*desmarque a opção "Ativar Throttle de Áudio" por que em alguns jogos provoca um som com ruído.

6ºVá em "Gamecube"(1)
*O "Porta"(2) serve para falar que tenha um controle do Game Cube(GC) conectado, se não estiver como "Controle Padrão" vc pode configurar o controle mais não vai dar para jogar, só lembre de deixar marcado como "Controle Padrão".

Imagem

7ºNo "Wii" deixe como esta.

8ºNo "Diretórios"(1), vá em "Adicionar..."(2) ou pode ser em "Procurar"(3) para colocar um diretório de onde fica as isos do seus jogo de Wii e/ou GC, para que sempre que for entrar fique mostrando seu jogos assim como no (4).

Imagem

9ºEm "Opções"(1) > "Configurações de Gráficos"(2) ou "Gráficos"(3)

Imagem

*Em "Geral"(1):
*"Backend:"(2) é onde escolhe o plugin de vídeo. Use o "OpenGL", "Direct3D9" ou "11"(Recomendo o Direct3D11 por ser mais rápido e com menos erros, mas testem todos para ver qual fica melhor), os 3 tem as mesmas configurações(lembrado que para usar o DirectD11 sua placa de vídeo tem que ter suporte para o DirectX10 ou 11), a unica coisa que diferencia é que só com o Direct3D9 pode jogar em 3D.
*"Fullscreen Resolution:"(3) é a resolução que vai ficar o jogo com a tela maximizada, quanto menor a resolução maior o aumento nos FPS.
*E o "Use Fullscreen"(4) é para começar o jogo com a tela maximizada(Fullscreen).
*Caso queira ver os FPS, marque "Mostrar FPS"(5) (n afeta na velocidade)
*"Esconder Cursor do Mouse"(6) é para não aparecer a seta do mouse na hora em que estiver no jogo.
*"Renderizar na Janela Principal"(7) é para quando for jogar fique na janela do próprio programa(essa opção não afeta nada na velocidade).

Imagem

*Em "Improvisos"(1)
*"Resolução Interna:"(2) Faz com que o jogo fique com bem menos serrilhado mais causa uma queda nos FPS, deixe com "1x Native (640x528)" para haver um melhor desempenho.
*"Anti-Aliasing"(3) melhora o gráfico mas causa uma queda nos FPS, é melhor deixar em "nenhum".

Imagem

*"Hacks"(1)
*"Ignorar Mudanças de Formatos"(2) marcar essa opção pode provocar um ganho no desempenho na maioria dos jogos.
*"Cópias de EFB"(3) deixe em "Textura".
*Cache de Texturas"(4) coloque em a barra no mais "Rápido"(mas pode provocar perda na atualização da textura, se acontecer isso em algum jogo coloque na mais seguro)
*Em "Outros"(5) deixe como esta, foi a configuração que houve maior desempenho, mas "Decodificador de Textura OpenCL"(7) pode causa queda no desempenho dependendo da placa de vídeo, por isso verifique se fica mais rápido com ou sem ele ativado.

Imagem

*Em "Avançado"
*Marque "Carregar Texturas Personalizadas" pode haver um aumento nos FPS.

Essa configuração do gráfico serve tanto para o DirectX9, DirectX11 como para o OpenGL

9º Configurando os controles:
*Para configurar o GC(Game Cube)vai em "Opções"(1) > "Configurações de Controle de Gamecube"(2) ou "GCPad"(3), alem de usar o teclado pode configurar com um joystick. Caso vc goste de ter uma configuração diferente para cada jogo basta vc salvar em "Perfil" e carregar.
Aviso: Esse controle é para GC mas serve para jogar jogos no Wii, tem jogo que pode ser usado ele(mais tem uns que não da) para usar ele com jogos de Wii vai em Wiimote > ''Wimote1, 2 ..." > "Fonte de Entrada" só deixe em "Nenhum" que vai ficar na configuração do controle do GC.

Imagem

*Para configurar o controle de Wii, vá em "Opções"(1) > "Configuração do Wiimote"(2) ou "Wiimote"(3)

Imagem

*Em "Geral" deixe como esta.
*Em "Emular Wiimote1, 2 ..."(1)
*Deixe marcado "Emular Wiimote"(2) para que pense que há um controle.
*Agora vai para "Configurar"(3)

Imagem

*Vai ter como salvar a configuração do controle também, em "Perfil"(1). Vai ter alguns jogos que terá que configurar "Extensão"(2) ativando o "Nunchuk" e configura-lo(um exemplo é Mario Galaxia 2, que usa o "Nunchuk")

Imagem

*Para ativar o Wiimote vc tem que usar o atalho "Alt+F5" para ativar o 1º controle, "Alt+F6" 2º, Alt+F7 3º e o Alt+F8 4º, ou pode ir em "Ferramentas" e "Conectar Wiimote 1" para o 1º controle e assim vai ate quantos você quer(claro que vai só ate 4º).

Caso queira usar os Wiimotes use o tutorial do site oficial.tutorial do site oficial e para ativar múltiplos Wiimotes

O salve dos jogos fica em Dolphin > User > Wii > title Copia e substitua toda pasta Title
As configuração dos controles fica em Dolphin > User > Config > Profiles Copia e substitua toda pasta Profiles.

Os jogos têm que ser em ISO.


Fotos de uns jogos no meu emulador:

Naruto Shippuuden Clash Of Ninja 3

Imagem

Imagem

New Super Mario Bros.

Imagem

Imagem

Dragon Ball Budokai 3

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por victordark em 05 Jun 2011, 01:05, em um total de 5 vezes.

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 28 Fev 2011, 19:51

Ótimo tutorial camarada, vai ajudar muitos gamers afim de jogar com esse emulador.
Imagem
Gott von waffen für alle der kameraden von Stamm der Renegades. Nur TDR

Imagem
Www.TISSOT.Ch

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 28 Fev 2011, 23:02

Gostei, parabéns, mas devido ao meu hardware os jogos ficam lento, em média de 15 a 25 FPS,
um dual core 2.5, ouvi dizer que para jogar satisfatóriamente(putz, que palavra grande!) precisa de 4 núcleos.
Imagem

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 01 Mar 2011, 00:07

Fulgore escreveu:Gostei, parabéns, mas devido ao meu hardware os jogos ficam lento, em média de 15 a 25 FPS,
um dual core 2.5, ouvi dizer que para jogar satisfatóriamente(putz, que palavra grande!) precisa de 4 núcleos.
É verdade pode acontecer do jogo n fica bom mesmo alcançado 30fps no máximo para que so tem os requisitos mínimos(mais um aviso a jogo que só vai ate 30fps e sua velocidade(SPEED) fica a 100%, quer dizer que n trava) mas a muitos que ficam muito bons, como Naruto Special (45~60fps), New Super Mario Bros. (50~60), Dragon Ball Z Budokai 3 (30fps, esse é um exemplo de jogo que só vai ate 30fps mais n trava) a outros que n ficam muito bons como Mario Kart (30~40) e o pior que joguei em questão de FPS Mario Galáxia 2 (25~30). Depende muito do jogo e claro do seu PC eu uso um dual-core 2.2 como disse com um processador 4 núcleo fica perfeito independente do jogo, mas para quem só quer jogar o clássico e por sinal(já zerei) muito bom Mario do Wii, é perfeito para quem tem os requisitos mínimos.

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 02 Mar 2011, 21:39

Uso o Dolphin há um tempão, rodo quase todos od jogos que consequi,
só não consequi emular o code veronica do game cube....
... se alguem sabe como fazer poderia me dar uma ajudinha???

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 02 Mar 2011, 21:56

Parabens pelo tutorial, ta Dez.
Continue ajudando os outros usuários da Tribo com o seu conhecimento.

Abraços
Imagem

Imagem

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 03 Mar 2011, 16:17

Po muito bom o seu tutorial, mas tah acontecendo o seguinte, eu comprei o wiimote, muito show o controle, joguei o mario bros, muito maneiro cara, depois fui testar com um segundo controle, mas não o wiimote e sim o controle do xobox 360, funciona, mas depois começou a dar travadas no jogo, estranho pra caramba, agora todos jogos q coloco dá essas travadas, vou ver se com o seu tuto eu consigo melhorar alguma coisa.
Agora adquiri um nunchuck pra poder jogar o Mario Galaxy e Silent Hill Shatered Memories, não consigo mexer na mãozinha no mario galaxy e nem a mira no silent hill, num eh soh mexer o wiimote q a mira se move?

Há alguem ae q usa wiimote no emulador e q tenha conseguido jogar o mario galaxy ou o siltent hill?
Desde de já eu agradeço.

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 15 Mar 2011, 14:18

Deraldo
Eu mandei uma MP, mais vc n respondeu, que erro que aparece quando vc tenta entrar no jogo code veronica?
rsjhon
Também enviei uma MP mais n respondeu, vc tentou configurar a "Extension" e colocar "Nunchuk", usou o tutorial do site do Dolphin que mostra como configurar o Wiimote?

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 16 Mar 2011, 16:47

[quote="victordark"]Deraldo
Eu mandei uma MP, mais vc n respondeu, que erro que aparece quando vc tenta entrar no jogo code veronica?




Eu vi, respondi e agradeço muito, valeu pela prestatividade!!!!!
É que meu magnifico trabalho não dá tempo de logar todos os dias.

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 17 Mar 2011, 20:25

Deraldo
Achei umas soluções, tenta uma por uma se nem uma der avisa.
1ºDesmarque Cópia Escalonada EFB, fica em Gráficos > Geral
2ºDesmaque Reigiões de Cópia EFB, fica em Gráficos > Avançado > Informação
3ºDesmarque Esvaziar Código EFB Gráficos > Avançado > Utilitário
4ºEm "XFB" que fica em Gráficos > Avançado deixe marcado "Ativar" em "Real"
5ºEm Gráficos > Avançado > Diversas, marque tambem "Cortar"
6ºSe vc joga pelo OpenGL tenta o DirectX
Se algum der certo comente e fala qual deu para ajudar quem tem o mesmo problema.

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 17 Mar 2011, 23:36

Fulgore escreveu:Gostei, parabéns, mas devido ao meu hardware os jogos ficam lento, em média de 15 a 25 FPS,
um dual core 2.5, ouvi dizer que para jogar satisfatóriamente(putz, que palavra grande!) precisa de 4 núcleos.
Não amigo, isso que dizem é conversa fiada, o dolphin só usa 2 nucleos de cpu para fazer sua emulação, nem mesmo VGA é tão usada durante o processo (ah não ser que você habilite o Open Cl no emu), o que vai ser o diferencial nesse emulador é velocidade do seu processador, eu recomendo no minimo 2.5 ghz pra você rodar os games de Game Cube no maximo e alguns do Wii, agora pra rodar qualquer jogo no maximo você deve ter ai no minimo 3.2Ghz ai vai ser dificil não cravar nenhum game em 60 FPS, eu aqui tenho um Core 2 Quad Q8300 em OC a 3.01Ghz e o unico jogo que tenho que não consigo cravar nos 60 FPS o tempo todo é o Super Mario Galaxy 2.

Então fica ai a dica para os amigos.

Qualquer duvida só perguntar galera, tenho bastante conhecimento desse emulador, mexo com ele desde seus primordios.

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 18 Mar 2011, 14:56

Não amigo, isso que dizem é conversa fiada, o dolphin só usa 2 nucleos de cpu para fazer sua emulação
É faz sentido já que em "Configurar" tem "Ativar Núcleos Duplos", mas como todo mundo que conheci que usa o Dolphin fala que com um processador 4 núcleos fica perfeito achei que ficaria, vlw por compartilhar essa informação, assim saberemos qual é o processador ideal.

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 01 Abr 2011, 16:19

Eu jogo todos os jogos de Wii normalmente em um core 2 duo E7500 2.9GHz, mas pra isso passei um bom tempo tentando configurar o emulador e baixei muitas Rev(significa revisão, é como se fosse a versão do emulador).A dica é tentar todas as configurações possiveis para o emulador(pra quem não sabe configurar é só baixar um emulador ja configurado, ai vc vai ajeitando do seu jeito), baixar a rev q mais se encaixa no seu PC, lembrando que alguns jogos se dão melhor com outras versões do emulador, por isso é bom vc ver quais Rev se dão melhor com o jogo q vc quer jogar.O orkut é uma boa ferramenta de pesquisa, foi la q aprendi a configurar. Qualquer duvida me perguntem. Abraços.
Imagem

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 01 Abr 2011, 16:24

vai no emucr .com

lá tem todas revisões mais atualizadas :D
PS4 Pro 1TB + PS3 + PS2 + PSONE + PSP + DS + LG XPower+ Notebook Samsung 550P5C/550P7C.

Imagem

Imagem
Imagem
Conheceis a verdade e a verdade vós libertarás!

Re: Tutorial emulador Dolphin Wii e GC

Em 05 Jun 2011, 00:44

cara muito bom o tutorial me ajudou muito, melhorou praticamente 70% do desempenho do jogo tá de parabéns vlw!!
Imagem


Voltar para “Tutoriais em Geral”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes