Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Área dedicada à discussão sobre jogos de computador.

Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 12:03

Vi um vídeo há um tempo atrás e o cara comentou que o jogo dele estava ruim de se jogar porque o jogo estava rodando a mais de 60 frames e o monitor dele é de 60 hertz. Então pelo que ele explicou, e eu entendi, o monitor não conseguia acompanhar os frames do jogo, então ficava ruim.

E meu monitor também é de 60 hertz e agora vai dar para rodar alguns jogos acima de 60 fps, então tem necessidade de limitar os frames nas opções dos jogos? No caso em 60 fps para igualar ao monitor ou não tem necessidade e nem faz diferença? Limitar os frames faz alguma diferença no uso dos componentes (placa de vídeo, processador, memoria e etc.)?

Valeu. :D
Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 12:39

Como nós só enxergamos até 60 quadros por segundo, é recomendável sim, que vc ative o v-sync pra limitar os quadros.
Além do mais, entenda que quanto mais quadros por segundo vc reproduzir em um jogo, mais vc vai estar "abusando" da sua placa de vídeo, e isso implica na vida útil dela.

No meu caso, como eu não cago dinheiro, prezo sempre pela vida útil do componente, então sempre deixo o jogo travado nos 60 frames.
Mas quando não consigo atingir os 60 frames, simplesmente pego o menor dos frames que consegui, e travo para ele.
Ex: Dying Light, na 770, consigo 45 frames nas partes mais "pesadas" do jogo, e no geral, consigo 55~60. Sabendo disso, eu travo o FPS pra 45, pois assim, não terei a oscilação constante entre 45 e 55.
Essa oscilação quebra a fluidez da jogatina, e causa, o que muitos chamam, de "lag", "pequenas travadas", ou, "redução de velocidade".

Conseguimos ter uma boa experiência ao ver algo em movimento, a partir dos 24 - 30 quadros por segundo. Mais que isso, melhora ainda mais a experiência.
Quando atingi mais que 60 quadros, nós já não conseguimos perceber diferenças significativas.

Então, na minha opinião, sim, recomendo que sempre trave seu FPS, para o mínimo que vc conseguir.
Sobre o monitor ser 60Hertz, se vc deixar seu FPS acima de 60, vai ocorrer o que agente chama de "screen tearing", que são aqueles cortes na imagem:

Imagem

Ou seja, pra vc evitar esses cortes, vc precisa de um monitor com a taxa de atualização acima de 60Hz.
Monitores com taxa de atualização maiores que 60Hz causam a ilusão de se estar enxergando mais que 60 quadros por segundo. Há quem diga que a experiência é boa.
Na minha opinião, é uma experiência que sai muito cara pro nosso bolso, já que, nem todos os jogos conseguem reproduzir mais de 60 quadros, usando apenas uma placa de médio custo. Isso é coisa pra entusiastas, ou quem tem um SLI / crossfire de placas de vídeo.
Editado pela última vez por BL0OD em 20 Fev 2015, 13:27, em um total de 3 vezes.
Imagem

Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 13:00

Entendi.
A dúvida maior era mesmo em usar mais da placa sem necessidade e sem ter resultado melhor.
Vou mudar as configurações sempre agora. :D

E só mais uma dúvida, no caso ao ativar o V-Sync não tem como travar os frames, já que desabilita a opção (pelo menos não no Black Ops II, que foi o único que testei).
Não sei se em todos os jogos são assim, mas se for, é melhor usar o V-Sync ou desabilitá-lo e travar os fps?

Tô com essas dúvidas porque nunca ativei nada dessas configurações, já que meu PC antigo rodava era em médio e low. :D
Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 13:07

ItalloIgor escreveu: E só mais uma dúvida, no caso ao ativar o V-Sync não tem como travar os frames, já que desabilita a opção (pelo menos não no Black Ops II, que foi o único que testei).
Não sei se em todos os jogos são assim, mas se for, é melhor usar o V-Sync ou desabilitá-lo e travar os fps?

Tanto faz. Vc pode usar o v-sync para travar para 60, ou, se quiser travar para algum outro frame específico, pode recorrer a outros programas.
Eu uso o RivaTunerStatisticsServer, que é instalado juntamente com o MSIAfterburner, para bloquear os frames ao meu gosto. Mas tem tbm o nVidia Inspector, que dá pra fazer a mesma função.
Imagem

Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 13:17

Ah, e aproveitando que tu tá de placa nova, já vou logo dando uma dica:
Os tipos de AA (Anti Aliasing) são um "luxo". Coloque isso na cabeça.
Por que luxo? Pois apesar de tirar o serrilhado da imagem, são extremamente custosos para a placa de vídeo.
Requerem muito trabalho dela, o que faz com que seus frames caiam, e na maioria das vezes, colocar o AA no máximo não é a melhor opção, pois quase sempre, as diferenças entre um grau de AA e outro, são pouco significativas.
Então isso fica por sua conta, em fazer testes e analisar se um AA 4x tem uma diferença absurda pra um AA 8x.

Aqui eu sempre deixo o AA no 4x que é o bastante, ou simplesmente ligo o FXAA, que é meu filtro de AA favorito. Mas basicamente, tento sempre evitar o AA, quando estou tentando prezar pelos 60 frames, pois como eu disse, AA é uma técnica muito "pesada".
Imagem

Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 18:09

0BL0OD0 escreveu:Ah, e aproveitando que tu tá de placa nova, já vou logo dando uma dica:
Os tipos de AA (Anti Aliasing) são um "luxo". Coloque isso na cabeça.
Por que luxo? Pois apesar de tirar o serrilhado da imagem, são extremamente custosos para a placa de vídeo.
Requerem muito trabalho dela, o que faz com que seus frames caiam, e na maioria das vezes, colocar o AA no máximo não é a melhor opção, pois quase sempre, as diferenças entre um grau de AA e outro, são pouco significativas.
Então isso fica por sua conta, em fazer testes e analisar se um AA 4x tem uma diferença absurda pra um AA 8x.

Aqui eu sempre deixo o AA no 4x que é o bastante, ou simplesmente ligo o FXAA, que é meu filtro de AA favorito. Mas basicamente, tento sempre evitar o AA, quando estou tentando prezar pelos 60 frames, pois como eu disse, AA é uma técnica muito "pesada".
Valeu pelas dicas e esclarecimentos. :D
Até agora só instalei o BO2 e nem mexi nas configurações. Mas vou fazer como você disse mesmo, focar nos 60 fps e o AA deixar no menor possível.
Mais uma vez obrigado. :joia:
Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 18:35

Por nada cara! xD
Qualquer coisa tamos ae :bottini:
Imagem

Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 19:21

Aproveitando o ensejo, isso se aplica a todas as placas de vídeo? em especial a GTX970.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 20 Fev 2015, 20:42

Henry Master escreveu:Aproveitando o ensejo, isso se aplica a todas as placas de vídeo? em especial a GTX970.
Sim, essa questão de Vsync ativado e etc, se aplica a todas as placas de vídeo.
Imagem
TRADUÇÕES
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 24 Fev 2015, 00:44

O que o nosso amigo 0BL0OD0 disse é totalmente verdade. Mas aconselho, sendo entusiasta ou não, a compra de um bom monitor que segure 60Hz, pois a maioria possui alternância de 50 para 60 que mesmo atingindo este limite com a placa gráfica, ocorre o que se vê na primeira imagem deste tópico, o "screen tearing". Eu tinha um link aqui informando qual o melhor monitor pra esta finalidade (jogos e vídeos), mas perdi, só me lembro que encontrei neste site: http://www.ynternix.com/, veja se acha algo do tipo para fazer a compra 100% correta

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 18 Abr 2015, 14:21

é isso ai eu também faço isso, economiza a plaquinha e aumenta vida útil, eu uso o AA 4x e o jogo no médium, não há necessidade de se jogar com tudo topado. curiosidade: Nem um computador criado por cientistas da nasa chamado phanter e ultima geração conseguiu rodar Crysis com tudo topado por mais de 5 minutos, é mole ou quer mais?

Re: Há necessidade de limitar os fps por causa do monitor?

Em 18 Abr 2015, 20:15

Tava com essa duvida tb,eu ja ia criar um topico como esse,mas n vai ser necessario :joia:
Imagem


Voltar para “Jogos PC”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes