Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Fórum para postagem de tutoriais, dicas, e discussão de assuntos relacionados a traduções.

Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 11 Ago 2013, 00:11

Boas

A minha duvida é simples eu estou a traduzir com alguns amigos alguns jogos tal como a tribo faz e bem mas no nosso caso nós traduzimos para PT-PT pois somos de portugal.

Alguns jogos tem ficheiros .dat etc. que com o programa HEX consigo ver a verdadeira extensão do ficheiro...
A minha questão e como descompactar estes ficheiros .dat para puder traduzir e voltar a compactar?

Como é que voces fazem? Teem desenvolvedores que criam programas para abrir estes pacotes de ficheiros?

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 03 Abr 2014, 17:20

Sem arquivo, sem análise, a extensão dat varia muito, só analisando pra saber.
Imagem

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 16 Jul 2014, 19:03

Boa Moçada, Por Favor Pretendo começar traduzir jogos e gostaria de iniciar meus estudos com um jogo que meu pai gosta mais não domina a língua inglesa seria o Car Mechanic Simulator 2014 pra iniciar gostaria de saber qual programa usaria pra abrir e tentar modificar o idioma do jogo, sei que tem uma tradução ja lancada mais gostaria de eu mesmo fazer pois quero ir em frente com isso e seria um jogo pra testes. na maioria os arquivos que vejo dentro da raiz do jogo são de extenção .dll
Alguem disposto a ajudar ??? Obrigado

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 03 Mar 2015, 18:28

Po cara estou querendo traduzir um jogo tbm, mas a extensão dele é em .dll. Não acho nada na internet que possa me orientar nisso.

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 11 Abr 2015, 13:41

Tem um programa específico para isso?
Imagem

Imagem

“Mais uma vez na briga. Na última boa batalha que eu jamais conhecerei. Viver e morrer neste dia. Viver e morrer neste dia.”
―A Perseguição

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 11 Abr 2015, 14:46

para editar .dll, recomendo: Resource Tuner ou Resource Hacker, agora arquivo .dat, depende se é texto ou arquivo (ficheiro) compactado

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 11 Abr 2015, 18:02

Não existe ferramenta específica para traduzir jogos.
Cada jogo tem uma estrutura e arquivos diferentes, normalmente pelo nome da desenvolvedora é possível indentificar os arquivos.
Exemplo, jogos da Square-Enix na maioria das vezes usa compressão.

Primeiro deve analisar a pasta do jogos e identificar o possível arquivo com textos, não há um padrão, mas basta seguir a lógica, pastas como lang, localization, en, E, data, int, cooked(no caso se fosse ps3) etc...
Depois é preciso ver se os arquivos tem o mesmo padrão acima, e que também pode ser assim:
Menu_EN, stage_msg_E, archievements_Eng, é muito variado, só ser mais atento.
Uma pessoa não saber o que é um .exe ou .dll ou mesmo .dat, logo nota-se que está longe de saber sobre o assunto.

.dat é uma extensão que pode ser a abreviação de Data (Dados), pode conter o que o programador quiser por, (contêiner, textos, audio gráficos, tudo que for feito de bytes). Isso acontece também com o .bin de Binary (Binário).
Se o programador quiser ele até pode criar um arquivo no Formato Zip e renomear para a extensão .bin ou .naoezip :bwahaha: (então não confundam formato com extensão). Na maioria a extensão diz o formato, mas em jogos essa regra não se aplica 100%

.DLL (http://pt.wikipedia.org/wiki/DLL), é possível que possa ter textos, mas em caso, seria o último lugar que procuraria.
Vou deixar um links bons para tradutores, com tutoriais e ferramentas.
Muito recomendado: http://www.romhackers.org/
Recomendado (em inglês): http://www.romhacking.net/
Se souber usar script BMS, poderá usar o grande quantidade de extratores, e se for programador poderá usar o script e desenvolver sua própra ferramenta: http://aluigi.altervista.org/quickbms.htm (nó fórum xentax tem mais)

Quanto ao arquivo, sem ver sem análise.
Imagem

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 07 Set 2015, 19:55

Onde Peço uma assitência para achar uns arquivos de texto do jogo CLAIRE ?
quero traduzir ele só preciso de alguem que pegue os textos para mim por favor

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 28 Set 2015, 17:10

OLÁ ? FAZ BASTANTE TEMPO MAS PRECISO DE AJUDA
Imagem
Projetos que estou/estava envolvido
ImagemImagem
Imagem <-- LIFELINE

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 28 Set 2015, 18:09

Você ta falando deste jogo aqui?

http://store.steampowered.com/app/252830/
Imagem

"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
Imagem
Traduções
Imagem

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 29 Set 2015, 10:22

sim este mesmo!
Mas queria saber também sobre como retirar os ficheiros de texto de uma room de psp, mas eu só encontro algumas coisas sendo que o jogo é rpg
Imagem
Projetos que estou/estava envolvido
ImagemImagem
Imagem <-- LIFELINE

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 29 Set 2015, 12:23

YugiGamer escreveu:Mas queria saber também sobre como retirar os ficheiros de texto de uma room de psp, mas eu só encontro algumas coisas sendo que o jogo é rpg
Vou ver se consigo achar os textos do Claire pra você, quanto ao PSP eu não faço a minima ideia, visto que só fazemos traduções para o PC. Tente buscar em algum outro forum ou pela internet, com alguns exemplos de ROMS de PSP traduzidos e talz.
Imagem

"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
Imagem
Traduções
Imagem

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 29 Set 2015, 15:03

Ogoshi escreveu:
YugiGamer escreveu:Mas queria saber também sobre como retirar os ficheiros de texto de uma room de psp, mas eu só encontro algumas coisas sendo que o jogo é rpg
Vou ver se consigo achar os textos do Claire pra você, quanto ao PSP eu não faço a minima ideia, visto que só fazemos traduções para o PC. Tente buscar em algum outro forum ou pela internet, com alguns exemplos de ROMS de PSP traduzidos e talz.
muito obg pela CLAIRE
agora os de psp eu não to encontrando nada BEM EXPLICADO só migalhas :/
Imagem
Projetos que estou/estava envolvido
ImagemImagem
Imagem <-- LIFELINE

Re: Duvida como abrir pacotes de ficheiros

Em 12 Out 2015, 19:44

Oi estou tentando traduzir um game, porém sou iniciante ainda, os arquivos de texto do jogo se encontram dentro de um arquivo .vpp, utilizando o notepad++ eu até consigo editar os textos, porém quando salvo a edição, e abro o jogo ele não sai da tela de inicio.


Voltar para “Tutoriais e Dicas para Traduções”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes