Abrir arquivos .dat

Fórum para postagem de tutoriais, dicas, e discussão de assuntos relacionados a traduções.

Abrir arquivos .dat

Em 20 Abr 2013, 18:40

Olá estava tentando abrir um arquivo .dat para traduzir algumas linha de jogo, mas daí que nao sei abrir um arquivo .dat jah tentei vários programas e o único que consegui alguma coisa foi o Multiextractor mas ele nao acha nada referente ao idioma do jogo. :tenso:

E entao, alguem sabe algum program ou modo de abri o arquivo .dat? :think:
Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 20 Abr 2013, 20:24

Não dá pra abrir com o bloco de notas ou o word? Se não der, tem os programas EditPlus ou TextEdit
Post aí se deu certo.
Imagem
Uplay: edddie87 Origin: Edddie87 Steam: edgar_

Re: Abrir arquivos .dat

Em 20 Abr 2013, 21:13

EdgarPereira escreveu:Não dá pra abrir com o bloco de notas ou o word? Se não der, tem os programas EditPlus ou TextEdit
Post aí se deu certo.
Nao da mano :nooo:

Com o bloco de notas:

Código: Selecionar todos

坃൓ẳڻ�糬㠉嶕윺༼鄡씹ꬱꆐ죧⦘哳ꉊꦐ虂历椒ಒਥ踡儹倴䒩ꡑ솤꒘ꍁ�緷䇨켽ﯓ뷻絿맗뭾ힵ筚뗭�ꮷ怰ߎǠ崀᠂뇲誢ᄁ뵬Ʉ;㊐ὀཱ꼈�베〺堠틙쀧핫闺莫噽ܪ꼇ෞ梪㪄㖂ɂᯂᜄ䐆愄〈曀䚄億耦ࢵᄇၲ⍎⇔㏰萃ꐡ〡²⌄⃔⊰㱶㈑Øᇼ⍶℔擌堇䂈恅ç䉰跘୰鉁쀓ℌ愐䈟숫Ч⹱▀礈딈Јn萣萘葊䣩踏꜈娑預ᅹ葝ࠣ輐䴈̈㨈üࠎࣉࢭꞳ码倣ḑ젣↸≄䖜Ꮰ㩄ࡂ㡅䄀ࡆៀ㣡⯂㦄ǓႬ⊎ℴᔬ㠆炄䄟ٱ঒ს╂邂ᨈ炋䄎ᑚ⍠╂�㑌䈇ȵ᢯ᇢء⫡䟂䬄聱Вड༤͂䳂聉ࣥࢥᄟ䢖鴡밣끂ڕ茸■ဃ䄀ᙩ⯒ᅂ緂㄄푙ȸ....
Com o EditPlus e TextEdit:

Código: Selecionar todos

CWS
³»xÚì|	8•]÷÷:Ç<!‘9Å1«¡çȘ)óTJ¢©B††Si’%
!Ž9Qê4P©DQ¨¤Á˜¤A£êÛ÷}èA=ÏÓû<ïû½ÿï}×¹~»}ï{ïµ×Z{íµÖÞ·«0`Îà.....
Alguma outra ideia?
Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 21 Abr 2013, 00:04

Qual o tamanho, o nome do jogo, do arquivo? Renomear o .dat para .txt, .doc resolve? Se der certo, só colocar .dat novamente.
Tente também Hex Editor Neo!
Imagem
Uplay: edddie87 Origin: Edddie87 Steam: edgar_

Re: Abrir arquivos .dat

Em 21 Abr 2013, 12:49

O nome do jogo é Evoland, ele pesa 99MB:

55 Estão na pasta "Adobe AIR"
e o resto esta no arquivo "game.dat"

Como disse anteriormente eu consegui alguma coisa com o Multiextractor, mas só consegui pegar as imagens e sons do jogo.

Renome-ei para .txt e .doc e ocorre o mesmo que acontecia antes com o bloco de notas e o EditPlus e TextEdit.

Creio que o problema é que nao é uma linha de programação ou algo assim, o .dat parece ser um .rar cheio de arquivos do jogo, entende?

Eu tentei programas como Game Extractor para ver se consegui alguma coisa, mas nada. :mesa:
Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 10 Mai 2013, 16:03

Tbm estava tentando traduzir este jogo , mas travei nesta parte tbm do arquivo dat... :facepalm:
Imagem
Imagem
TRADUÇÕES
Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 10 Mai 2013, 19:22

Não sou programador, mas analisei, e parece que são arquivos zip.
Abra com o 7zip, ao abrir o game.dat, dentro irá conter o game~.swf, abra-o novamente com o 7zip, lá irá conter todos os arquivos que você quer, mas tem um porém, os arquivos parecem estar codificados, e suas extensões estão alteradas, todas estão com numeros em sua extensão.
Exemplo:
.21 = PNG (imagens)
.75 = ttf (fontes)

Mas mesmo assim, não é possível abrir renomeando .. . =/

Ou eu não sei como abrir, kkkkk
Imagem

Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 10 Mai 2013, 20:07

Vlw pela dica metralha , consegui achar os arquivos de texto , aparentemente estão no arquivo 746.72 :D , vou tentar dar uma editada e ver se funciona , agoranão sei se terei que editar imagens tbm :damn: (espero q não).

EDIT---

Como enfio o arquivo editado dentro do original ?? hehe
Imagem
Imagem
TRADUÇÕES
Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 10 Mai 2013, 20:53

Isaquemasc escreveu:Vlw pela dica metralha , consegui achar os arquivos de texto , aparentemente estão no arquivo 746.72 :D , vou tentar dar uma editada e ver se funciona , agoranão sei se terei que editar imagens tbm :damn: (espero q não).

EDIT---

Como enfio o arquivo editado dentro do original ?? hehe
Opa, vi aqui, os textos também, kkkkk depois dos códigos.

Mas ai é que tá, como reinserir essa bagaça? kkkkk :fuuu:
Mande MP pro Herdell ou pro Delutto, pra ver se eles sabem como funciona, pois eu entendo só o básico, rsrs
Imagem

Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 10 Mai 2013, 21:13

É pois é fiquei tentado aqui vários modos de compressão e nada :facepalm: , o negócio e juntar tudo na extensão swf , pois essa outra .dat é só fachada mesmo...
Imagem
Imagem
TRADUÇÕES
Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 11 Mai 2013, 12:35

Bah, vlw metralha :joia:, agora só falta um meio de levar os arquivos de volta XD :haha:
Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 19 Mai 2013, 13:33

Ainda não tentei recomprimir, mas as imagens já fiz uns testes.
Na verdade só precisa remover os dois primeiros bytes do arquivo, e renomear para png, alguns parece ser formato tiff, ou algo do tipo, pois tem header diferente, mesmo assim são visualizados como png, então teria que tomar cuidado, nem todos são png, apesar de ser visualizado com extensão png.
Outro cuidado é lembrar quais os dois primeiros bytes para colocar novamente, o png parece que todos é "0C 00" e o "ExifF, Tiff, sei lá o que é...", é o "OD 00".

Imagem
Uma pergunta, como você está traduzindo se o arquivo de textos está junto de muitos bytes? Provavelmente ele está usando ponteiros, e só aumentar o arquivos sem editá-lo não vai ajudar em nada.
Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 19 Mai 2013, 14:59

Sergio-F escreveu:Ainda não tentei recomprimir, mas as imagens já fiz uns testes.
Na verdade só precisa remover os dois primeiros bytes do arquivo, e renomear para png, alguns parece ser formato tiff, ou algo do tipo, pois tem header diferente, mesmo assim são visualizados como png, então teria que tomar cuidado, nem todos são png, apesar de ser visualizado com extensão png.
Outro cuidado é lembrar quais os dois primeiros bytes para colocar novamente, o png parece que todos é "0C 00" e o "ExifF, Tiff, sei lá o que é...", é o "OD 00".

Imagem
Uma pergunta, como você está traduzindo se o arquivo de textos está junto de muitos bytes? Provavelmente ele está usando ponteiros, e só aumentar o arquivos sem editá-lo não vai ajudar em nada.
Cara como foi dito acima se vc abrir o arquivo com o 7-zip , tu vai ver que o arquivo com os textos está no 746.72 aí é só abrir com o note ++ e os textos estarão na linha 470 , o problema é por o arquivo traduzido dentro do arquivo game~.swf denovo , se vc souber ou tiver pelo menos uma ideia pode compartilhar :joia:
Imagem
Imagem
TRADUÇÕES
Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 19 Mai 2013, 15:25

Isaquemasc escreveu:
Sergio-F escreveu:Ainda não tentei recomprimir, mas as imagens já fiz uns testes.
Na verdade só precisa remover os dois primeiros bytes do arquivo, e renomear para png, alguns parece ser formato tiff, ou algo do tipo, pois tem header diferente, mesmo assim são visualizados como png, então teria que tomar cuidado, nem todos são png, apesar de ser visualizado com extensão png.
Outro cuidado é lembrar quais os dois primeiros bytes para colocar novamente, o png parece que todos é "0C 00" e o "ExifF, Tiff, sei lá o que é...", é o "OD 00".

Uma pergunta, como você está traduzindo se o arquivo de textos está junto de muitos bytes? Provavelmente ele está usando ponteiros, e só aumentar o arquivos sem editá-lo não vai ajudar em nada.
Cara como foi dito acima se vc abrir o arquivo com o 7-zip , tu vai ver que o arquivo com os textos está no 746.72 aí é só abrir com o note ++ e os textos estarão na linha 470 , o problema é por o arquivo traduzido dentro do arquivo game~.swf denovo , se vc souber ou tiver pelo menos uma ideia pode compartilhar :joia:
Sim, acabei de ver no notepad++, mas eu já tinha visto antes, mas pelo que sei sobre tradução, não é recomendado editar esse tipo de arquivo no Notepad++, com aqueles caracteres "não ascii" que aparece no começo, pois na certa são ponteiros que indicam o tamanho dos textos.
Não quero discutir, pois nem tenho tanta certeza assim. Então vamos ao que estão querendo, tentar descobrir como inserir. :joia:

Pelo que analisei no tópico do pedido desse jogo, tentaram comprimir com zip.

Eu pensei, se o 7zip conseguiu descomprimir, é porque o arquivo possui alguma compressão suportada pelo 7Zip, talvez ela esteja variando um pouco, devido ao fato de não encontrar os nomes dos arquivos, (se olhar no editor hex, verá que o nome do primeiro arquivo nem ta comprimido, então porque o 7-Zip não achou? Provavelmente isso mesmo, por usar um compressão um pouco diferente.)

Não sei que compressão é essa, mas o 7-ZIP, possui umas opções para compressão, agora, quais deles recomprimiria? Há 2 problemas.
1 - O Header do 7-ZIP é "7z¼¯'[0x1C]", e do flash é FWS, editando o header pode funcionar, igual eu fiz com as imagens png e jpg do jogo.
2 - Identificar o tipo de compressão, (que é claro, um dos suportados pelo 7-ZIP), assim, daria para descomprimir com os nomes corretos e comprimir de volta.

Ou falar com o cara que fez o jogo, talvez ele possa ajudar, afinal, isso ajudaria colocar em outros idiomas.
Imagem

Re: Abrir arquivos .dat

Em 19 Mai 2013, 19:08

Imagem

Tradução possível no método antigo mas trabalhoso .... :feelbad:
Imagem
Imagem
TRADUÇÕES
Imagem


Voltar para “Tutoriais e Dicas para Traduções”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes