Quero aprender como se faz!

Fórum destinado a pessoas que queiram se candidatar a Tradutor Oficial da TR!

Moderador: Ecthelion

Quero aprender como se faz!

Em 15 Nov 2017, 19:27

Olá a todos que estão lendo este post, eu me tornei membro hoje e tenho a esperança de aprender a traduzir, antes de começar a entrar em projetos grandes como os atuais quero ganhar experiência, por isso eu gostaria de começar com jogos mais antigos, estou querendo começar com jogos de PS2.

Eu tentei traduzir sozinho e sem experiência alguma mas não saí do lugar, eu consegui extrair algumas ISOs com o 7zip mas não sei como achar os arquivos com os textos e o que fazer após isso, se alguma alma bondosa por aqui quiser me ajudar eu ficaria muito grato.

Re: Quero aprender como se faz!

Em 15 Nov 2017, 20:05

Nossas traduções são apenas para PC. Não fazemos traduções para consoles.
Imagem
Imagem
Imagem
Steam: Alexfs_pr1
Origin: alexpr_CDZ
Enquanto tiver forças, lutarei! E quando não existir mais forças lutarei sem elas.

Re: Quero aprender como se faz!

Em 07 Fev 2018, 22:47

existe algum programa para descompactara os arquivos para traduzir?

Re: Quero aprender como se faz!

Em 08 Fev 2018, 01:01

vitormalonn escreveu:
07 Fev 2018, 22:47
existe algum programa para descompactara os arquivos para traduzir?
Cara, tipo, se você realmente quer aprender, você tem que ler as seções do fórum, lá tem muitas lições de dicas na área de tutoriais, uma das primeiras coisas que alguém que quer aprender a arte de traduzir tem que ter em mente é que seu maior poder está na força de vontade, em seguida essa pessoa tem que ter gosto por leitura, porque para conseguir trilhar esse caminho você não pode ter preguiça de ler, e como disse existem trocentos mil tutoriais que ajudam os iniciados.

Outro meio que acelera isso um pouco é pegar é se voluntariar em algum projeto, veja quais estão em aberto e se lhe interessam, a partir dai você vai poder perguntar para outras pessoas que estão no mesmo projeto para ir pegando a manha.

Re: Quero aprender como se faz!

Em 08 Fev 2018, 20:13

Então eu queria ajudar a traduzir um jogo porem eles nao deixam usar mecanismos para traduzir.
Ja traduzi 1 jogo sozinho com a ajuda de mecanismo e nao tive problemas.

Re: Quero aprender como se faz!

Em 08 Fev 2018, 21:00

vitormalonn escreveu:
08 Fev 2018, 20:13
Então eu queria ajudar a traduzir um jogo porem eles nao deixam usar mecanismos para traduzir.
Ja traduzi 1 jogo sozinho com a ajuda de mecanismo e nao tive problemas.
Mas tipo, se você já traduziu um jogo inteiro sozinho, não creio que estaria necessariamente precisando assim de muita ajuda para aprender mais, apenas ler toda a sessão de tutoriais lhe passaria o conhecimento e as informações, incluso a provável lista dos programas, que lhe faltam saber, sobre como são feitas as traduções da tribo.

Re: Quero aprender como se faz!

Em 08 Fev 2018, 22:44

Para, extrair os textos dos arquivos você primeiramente tem que saber qual o motor gráfico que o jogo possui, pois cada motor tem uma tool (ou não). Na maioria dos jogos atuas são feitos na Engine Unity, e as ferramentas são para jogos em Unity, talvez você faça o mesmo trajeto/processo para achar os textos, talvez não. Porém não é nada fácil, tem jogo que precisa de ferramentas específicas e etc etc etc.

Essa área não é pequena, se você já traduziu algum jogo pelo menos deve ter uma base do inglês, então recomendo acessar os dois sites, abaixo e tente garimpá-los para conseguir mais informação. Infelizmente não posso/consigo te passar todas as informações que eu tenho de como traduzir tal jogo pois como disse antes, é um processo complicado e demorado que só você mesmo deve descobrir.

Sites:

Xentax (Não sei se o cadastro está liberado, pois antigamente não era.)
https://forum.xentax.com/viewforum.php? ... 24323cee48

Zenhax (Cadastro liberado)
http://zenhax.com/index.php?sid=d25ceaa ... 242509d2f7

Boa sorte!
:joia:
Imagem

"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."
Imagem
Traduções
Imagem

Re: Quero aprender como se faz!

Em 10 Dez 2021, 05:21

Como é que se torna voluntário aqui?

Re: Quero aprender como se faz!

Em 11 Dez 2021, 09:52

EsOrt escreveu:
10 Dez 2021, 05:21
Como é que se torna voluntário aqui?
Pra participar das traduções, você pode entrar no tópico do projeto que te interessa disponível na página Projetos e falar que quer ajudar (cada projeto tem seu próprio tópico, https://prnt.sc/22r5b98) (no momento, o único projeto que tá aceitando tradutores é o NieR Replicant, e talvez o Dragon's Dogma). Também pode encontrar projetos abertos na página de Projetos em Andamento. Antes de enviar mensagem nos tópicos, recomendo ler pelo menos 5 a 10 das últimas mensagens enviadas nele pra saber se realmente estão precisando de tradutores ou se procuram pessoas pra ajudar em outras etapas.

Re: Quero aprender como se faz!

Em 15 Jun 2023, 01:09

Onde me inscrevo para ser voluntário?


Voltar para “Como se Tornar um Tradutor Oficial?”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes