Soluto - Gerenciador de boot

Fórum para publicação e postagens de programas gratuítos.

Soluto - Gerenciador de boot

Em 26 Mai 2011, 10:26

Imagem

Código: Selecionar todos

Enquanto os SSD não ficarem bem baratos, a ponto de rivalizar no preço com os arcaicos HDDs, discos rígidos que usamos (a maioria, pelo menos) até hoje como memória secundária em nossos PCs, melhorar o tempo de inicialização do sistema operacional será bastante difícil.

A cada nova versão do Windows, a Microsoft destina muitos esforços para otimizar essa sempre contestada área, mas até hoje, apesar de todos os avanços conquistados, um PC que ligue em menos de um minuto é raro de ser visto; em menos de 30s, com HDD, eu, particularmente, nunca vi.

É bem vedade que, em muitos casos, o usuário não colabora e, com a instalação indiscriminada de programas que inicializam junto com o Windows, o tempo para o carregamento do sistema aumenta, bastante. Existe uma forma, fornecida pelo próprio Windows, de lidar; chama-se msconfig.exe, um utilitário que pode ser chamado pelo Executar... (Winkey + R) e funciona muito bem, mas esbarra num problema crônico para boa parte dos usuários: não é amigável. Não há indicadores do que pode e do que não pode ser desligado, nem quais as consequências. Se você não sabe o que está fazendo, cada caixa de seleção desmarcada é um tiro no escuro.

Sem apelar para upgrades físicos, uma startup tenta, desde o ano passado, agir na porção software da equação para melhorar a velocidade de carregamento do Windows. E o faz de maneira inteligente, aproveitando-se do conhecimento da coletividade, tudo empacotado numa interface das mais amigáveis.

O Soluto apareceu com essa proposta, chamou a atenção da mídia e conquistou prêmios importantes, [url=http://techcrunch.com/2010/05/26/techcrunch-disrupt-winner-soluto/]inclusive levou uma edição do TechCrunch Disrupt[/url], evento promovido pelo TechCrunch que catapulta startups promissoras.

Função: Gerenciador de boot
Fabricante: Soluto
Sistema Operacional: Windows XP/Vista/7 (32bit & 64bit)
Idioma(s): Inglês
Site Oficial: http://www.soluto.com/	
Tamanho: 1,7 MB
Download aqui


Código: Selecionar todos

Após algum tempo sem mostrar novidades, ontem saiu uma nova versão do Soluto. Ainda em beta, essa atualização otimiza o "core" do utilitário, que é acelerar o processo de inicialização do Windows, e acrescenta dois recursos super interessantes.
Imagem

Código: Selecionar todos

O primeiro é a otimização na abertura de navegadores. Com a web ganhando cada vez mais importância no dia-a-dia, a ponto de termos um sistema operacional que consiste apenas no navegador, termos programas do gênero com agilidade na abertura é uma necessidade.

O Soluto atua nos navegadores da mesma forma que o faz com o Windows. Abrindo o módulo relacionado a eles, podemos escolher um dentre os que estão instalados na máquina e, depois disso, desabilitar complementos, plugins e extensões.
Imagem

Código: Selecionar todos

Do módulo principal, esse também utiliza o conhecimento das multidões para orientar o usuário sobre o que vale a pena ser desabilitado. Como é um recurso recente, praticamente todos os itens ainda não trazem essa marcação; com o uso, porém, espera-se que, em breve, haja um consenso no que prejudica e no que não interfere na abertura dos navegadores, facilitando as nossas vidas.
Imagem

Código: Selecionar todos

O terceiro módulo, batizado "Heal crashes" (algo como "cura de travadas"), é o mais original dos três. Não instale o Soluto esperando que esse recurso entre em ação na mesma hora; ele precisa de um período longo de adaptação, segundo o programa, de 60 a 70 dias.
Imagem

Código: Selecionar todos

Essa quarentena é necessária para que o Soluto analise as travadas que ocorrem no sistema. Essa análise incide sobre os relatórios de erros que comumente enviamos à Microsoft. Com o tempo, o acúmulo desse material é cruzado com possíveis soluções e, ao fim do processo, o Soluto aprende a contornar problemas do tipo e lhe ajuda a resolver os da sua máquina. Na teoria é uma coisa fantástica, resta saber se, na prática, a coisa se desenha como no papel.
Imagem

Código: Selecionar todos

O Soluto, que se define como "o software anti-frustração", ainda está em beta, mas já bastante estável.
Intel core i5 2500 | Asus p8h61l-me | 4GB DDR3 1333 Markvision | Corsair CMPSU-550VX 550 | SAPPHIRE HD5770 1GB GDDR5 | LG LED Full HD 23" IPS236V | HD 1500 GB SANSUNG | Akasa Freedom x2

Re: Soluto - Gerenciador de boot

Em 14 Jun 2011, 00:43

Minha exp com esse soluto foi frustante, fico ainda mais lento meu boot, mesmo desativando um bocado de programas, acho pq ele lenta tudo pra ele mesmo ser aberto... tenso!


Voltar para “Downloads e Open Source”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes