O novo Modo Sobrevivência finalmente foi lançado. Até estou reinstalando o jogo pra testar, mas pelas descrições já dá pra saber que o negócio ficou extremamente ferrado. A produtora não mediu esforços em "Darksoulizar" o Fallout 4, aparentemente. Quem vai encarar?
https://bethesda.net/#en/events/game/fa ... 6/03/29/96
A atualização ainda é BETA, então ative a opção de baixar update BETA na Steam!
Minhas primeiras considerações sobre o novo Modo Sobrevivência:
- Dificuldade e salvar jogo: agora dá pra salvar só quando dormir em uma cama. Isso significa que até mesmo muitos auto-saves foram desativados. De todas as mudanças, essa é a minha maior preocupação. Não por problemas com o jogo ou algo assim porque das 135 horas que joguei Fallout 4, aconteceu apenas um crash, mas sim porque a dificuldade do game também aumentou e os riscos de estar estar feliz andando pela Comunidade, morrer e voltar láááá atrás triplicaram. Claro que tem o lado bom, pois aumenta o cuidado que deve ter ao encontrar inimigos e exige saber se é melhor enfrentar ou desviar do caminho. Mas faz sentido essa dificuldade aumentada porque é um mundo pós-apocalíptico e as coisas devem ser perigosas o suficiente para que qualquer um seja considerado um sobrevivente, até quem usa Power Armor.
- Peso everywhere: agora praticamente tudo pesa no inventário. Peguei meu mais recente jogo salvo que estava com o inventário enxuto só com itens que eu precisava, mas sabem para quantos o peso foi? De aproximadamente 160 para mais de 1600 quilos. Eu sempre tive problemas com inventário no Fallout 4 devido ao alto número de itens para criação de itens e construção de acampamentos, armas e armaduras, mas agora chega a ser difícil imaginar como será a luta para permanecer no limite de peso. Vale lembrar que os companheiros também podem carregar menos peso agora, sendo menos mula de carga.
- Vagem rápida: outra grande preocupação porque viagem rápida é útil demais em mundo aberto, principalmente depois que o jogador está avançado no jogo. Talvez fosse mais tranquilo se houvesse montaria, mas F4 não tem. Tem vantagens, pois incentiva o jogador a andar por diferentes rotas e descobrir novas coisas, diminuindo as chances de percorrer diretão do ponto A ao B como muitos fazem ignorando tudo ao seu redor.
- Fome, sede, dormir: ainda não explorei muito esse sistema, mas agora tem vários efeitos novos que afetam o personagem, tanto bons quanto ruins. Agora também dá para encher garrafas com água e não apenas com garrafas vazias, quando estão cheias o jogo substitui o líquido que estiver dentro por água suja ou pura, dependendo da fonte que o jogador estiver pegando a água. Essas necessidades adicionam aquela pitada de role-play que fez tão bem ao New Vegas, pois exige que o jogador mantenha o personagem bem alimentado, descansado e sem sede, dando um toque de realidade e imersão.
- Adrenalina: para não ser tão sadomasoquista com o jogador, agora tem Adrenalina. Ela enche sozinha conforme mata mais inimigos e proporciona bônus de danos.
Adendos:
- Poderiam adicionar uma conquista na Steam para quem zerar no modo Sobrevivência sem alterar a dificuldade durante o jogo, porque o cara que fizer isso vai merecer esse reconhecimento.
- Seria ótimo se tivesse um saco de dormir para carregar no inventário. Talvez tenha, mas se tem não vi nada.
- Seria excelente se a Bethesda reativasse a possibilidade de salvar o jogo normalmente ou pelo menos colocasse o auto-save. Iniciei um novo jogo agora apenas pra testar como a coisa funciona num personagem de nível baixo e morri 3 vezes para um necrótico feroz que deu um hit kill e com isso voltei lá trás. Outra vez fui surpreendido por um coquetel molotov logo no museu em Concord resultando em outro hit kill, sendo que o último jogo salvo foi quando dormi em Sanctuary uns 20 minutos antes.
- Para matar a sede e fome é preciso beber e comer demais. Deveriam aumentar a potência dos itens para sanar essas necessidades mais realisticamente.
- Se colocar no Modo Sobrevivência e depois desativá-lo, não dá pra voltar de novo nessa dificuldade com esse personagem.
- O console foi desativado.
- Os mods foram desativados também.
(esses três acima mostram que a Bethesda não quer cheaters/trapaceiros, pelo menos agora na fase BETA pra ter um feedback real)
Tem mais coisa para descobrir nesse modo refeito, mas que vão exigir jogar mais para ter uma noção melhor de como funcionam.
Recomendo o link acima que também dá uma boa descrição de tudo o que muda.