Problemas e Duvidas com notebook, Tutorial para Noobs!

Fórum para discussão de portáteis como notebooks.

Problemas e Duvidas com notebook, Tutorial para Noobs!

Em 24 Dez 2011, 15:11

Você tem um notebook mas acha ele lento, e quer dar um upgrade no notebook? Não entende muito mas não quer que um tecnico te passe a perna? Então leia até o fim!


Primeiramente, os noobs (talvez você se encaixe neste perfil) não sabem a diferença entre Upgrade e Update. Update é atualizar algo que ja existe em forma de software, quando você atualiza o seu Windows com as mais recentes atualizações da Microsoft, você esta fazendo um Update, sem pagar nada, e é seu por direito. o Upgrade é a situação em que é necessário adiquirir o mais recente, por exemplo, você está usando Windows XP e quer passar a usar um sistema mais recente, você compra Windows 7 e instala em seu computador, você esta fazendo upgrade. Para facilitar as coisas, tenha em mente que:

Update = Atualizar
Upgrade = Investimento


Perguntas frequentes de noobs:

P: Posso trocar a VGA do notebook pra rodar um jogo mais atual?
R: 99% das vezes NÃO. Notebooks quase sempre tem sua placa de video soldada a placa mãe. É claro, tem notebooks que tem a vga onboard e tem outros que tem a VGA off board, em forma de uma placa encaixavel em um slot especial de notebook. Não são muito faceis de se encontrar e tão pouco baratos, mas geralmente são dedicados ao publico rico, que se interessa por jogos e aplicações graficas.

R2: Antes que me pergunte se é possivel trocar o chip soldando outro, NÃO É POSSIVEL ISSO, notebooks são desenvolvidos em um projeto para funcionar apenas com os componentes designados para ele.


P: Posso trocar minha tela por uma de maior resolução?
R: Depende. Em alguns notebooks, geralmente notebooks para fins profissionais, como os IBM, Toshiba, Dell e Macbook Pro, é possivel encomendar uma tela para o fabricante com resolução maior, junto com a tela, vem um software que irá mudar os valores de um pequeno chip que controla estes valores.

P: Posso trocar o processador?
R: Geralmente sim. Upgrade de Celeron para Core2duo é bem comum nos notebooks positivo.

P: Posso almentar minha memória?
R: 99% dos notebooks aceitam uprade de memória, verifique se seu notebook irá aguentar mais memória do que ja tem. Os notebooks mais antigos, suportam um maximo de 4GB de memória sendo em 2 pentes de 2GB cada, os mais atuais chegam a 8gb ou 16 dependendo da marca e chipset.

P: Posso trocar meu HD?

R: Sim, em notebook este é o tipo de upgrade mais comum.

P: Há um limite de HD para ser instalado?
R: Não, mesmo que seu notebook esteja supostamente limitado a um valor (ex: 500Gb, 640GB), caso instale um HD de 1TB, ele pode não reocnhecer o valor integral do HD na bios, mas assim que instalar o Sistema Operacional, ele irá ler o disco por inteiro.

P: Posso trocar meu DVD por um Bluray?
R: Isso vai depender, em tese, poder pode, porem se seu notebook não tem uma boa vga, não irá conseguir ver filmes, sendo possivel ultiliza-lo apenas para ler dados. Placas de video acima de Intel 4500Mhd, ATI 4200, e Nvidia 8400GS já são capazes de executar um filme em alta definição sem problemas.

P: Bateria, como faço para ela não ficar viciada?
R: Esta é uma questão critica. O correto é usar o notebook na bateria até ela descarregar totalmente, e após isso, colocar para recarregar em um momento que não esteja usando o notebook, quando ela estiver 100% carregada, guarde-a se for usar o notebook constantemente no carregador. A bateria vicia se ficar direto sendo usada ao carregador.

P: Como maximizar o tempo de bateria?
R: 1. Diminua o brilho da tela, não veja filmes (DVD ou Youtube), desligue o WiFi (Wireless), evite usar jogos. Estes são os principais vilões da bateria.

P: Posso colocar uma bateria que dure mais? Como devo proceder?
R: Sim, as baterias de notebook são na verdade uma caixinha com pilhas especiais dentro, estas pilhas são chamadas CELULAS, quanto mais celulas tiver, mais tempo o notebook ficará ligado, pois são mais lugares para se armazenar energia. Geralmente as baterias são: 4 Celulas (notebooks da inclusão digital principalmente), 6 Celulas (notebooks comuns, Acer, Dell, Toshiba), 9 Celulas (geralmente notebooks de 17", notebooks empresariais como IBM/Lenovo ultilzam) e as de 12 celulas, que são um caso extremo para notebooks que precisam ficar muitas horas lonje de uma tomada, geralmente notebooks especias da Panasonic a ultilizam.


Dicas fodas:

Seu notebook é Black Piano, e após 1 mes de uso ja esta todo riscado?
Normal, isso acontece porque a tinta e verniz ultilizados no plastico riscam facilmente, você pode deixar os riscos menos perceptiveis ou quase imperceptiveis, passando Cera de polimento automotivo, com base de silicone, esta por possuir silicone, penetra nos riscos preenchendo-os com o silicone que é translucido, tornando o risco quase que imperceptivel. Quanto mais polimento der, mais vai brilhar.

Você notou que a tela de seu notebook esta cheia de marcas de cuspe de quando você espirra, e não sabe como limpar?
Normal, o perigo esta em como limpar, tem gente burra que usa removedor, depois percebem que a tela ficou escura e amarelada, o removedor estraga a tela, assim como alcool (MESMO SENDO ISOPROPILICO), detergente, e estas joças encontradas por ai com nome de "Produto para limpar LCD", sim, eles funcionam, realmente LIMPAM o LCD, mas o ESTRAGAM, e diminui a vida util dele.

Se a tela for bright (refletiva, parece vidro): Use uma flanelinha destas laranjinhas ou pano do mesmo material flanelado e macio, sem produtos de limpeza, apenas molhe ela um pouquinho para ficar levemente humido, e passe na tela aplicando um pouquinho de pressão. Se mesmo assim as marcas de cuspe não sairem, ai vai uma dica: De uma baforada na tela, o calor de sua boca proximo a tela vai deixa-la um pouco embaçada, rapidamente passe a flanelinha dando um polimento, esta é 100% de certeza qeu funciona, não me perguntem o porque, a ciencia ainda não descobriu isso :P

Se a tela for opaca
: Use uma flanela levemente humida, porem neste caso você vai precisar esfregar muito e delicadamente sem aplicar pressão até que ela fique limpa.


Notebook barulhento e esquentando muito?

Verifique o dissipador de calor, desmonte o notebook e de umas pinceladas no dissipador e na ventoinha. Lembre-se não pincele a placa mãe, aqueles pelinhos do pincel geram eletricidade eletrostatica com o atrito e pode provocar danos na placa mãe.

Bateria vazou e molhou o notebook, o que fazer?
Caso comum no verão, principalmente nos notebooks da positivo, gente que deixa o notebook no porta malas do carro, debaixo de sol, a bateria vaza e molha tudo. Primeio: Não bote a mão naquelaporra! Peque o notebook cuidadosamente, retire a bateria E NÃO O LIGUE, deixe sem uso por uns 3 dias desmonte-o por inteiro e lave tudo, a placa mãe deve ser lavada se a bateria vazou nela, para isso, remova a bateria CMOS (do relogio), aguardeuns 2 a 5 minutos, e com uma escova de dentes e um pouco de agua faça a limpeza. Quando terminar, coloque a placa mae para secar na sombra, deixe ela secando por 1 semana, monte tudo novamente, compre uma bateria nova e seja feliz.

Notebook caiu agua, o que fazer?

Primeiro, se a agua caiu no teclado e não foi muita, e o notebook não desligou, simplesmente não mexa nele. Desconecte-o da energia, e deixe que a bateria descarregue, o calor gerado pelo notebook vai fazer a agua evaporar, quando ee desligar por ter acabdo a bateria, remova a bateria, e deixe secar bem, jamais mexa do notebook, pois a agua pode infiltrar mais. O teclado tem uma proteção interna justamente para isso, até 30ml de agua no teclado não tem problema.

Se caiu muita agua, e o notebook fez um zzzzzzz, ou deu um estoro, faça o funeral dele.

Se o notebook pegou agua, mas estava desligado, não o ligue, tire a bateria, há 50% de chances de ele ainda estar bom, demsonte ele por inteiro, seque com uma toalha as peças plasticas, e deixe placas e LCD a secar em sombra por algumas semanas.



Bem isso é tudo pessoal, para mais dicas, acessem meu blog de dicas: rikintosh.blogspot.com
Vlw

Re: Problemas e Duvidas com notebook, Tutorial para Noobs!

Em 09 Jan 2012, 23:31

muito boas as dicas parabéns, apesar de eu não ter um notebook (eu não curto muito).
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

"Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros".
(Confúcio)


Voltar para “Portáteis em Geral”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante