Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Fórum para discussão de portáteis como notebooks.

Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 03 Set 2010, 22:33

INTRODUÇÃO

Confesso que comecei querendo um desktop. Achava a ideia de comprar um notebook uma "furada" e que não faria o que eu queria. Porém, com conversas em minha casa com meus familiares, achamos melhor comprar um notebook mesmo. Mas teria que ser algum que seria bom para todos.
Estava procurando algo realmente bom e com bom desempenho, além de baixo custo. Um bom custo/benefício. Porém somente encontrava notebooks com vídeo onboard (mesmo em alguns casos sendo poderosos), que não satisfaziam o que eu queria. Muito processador e pouco vídeo: é o que mais se encontra hoje em dia.
Fazendo uma pesquisa mais profunda, encontrei notebooks com Core i5 da HP. Me interessei. Mesmo só achando vídeos onboards novamente. Até que encontrei um notebook que me deixou empolgado: HP Pavilion dv7-3188cl. Foi amor a primeira vista! E foi ele que levei para minha casa, junto com um conjunto de outras peças indispensáveis para o uso de um notebook (mais informações no decorrer do review).


CONFIGURAÇÃO (HARDWARE)

O que mais me chamou a atenção foi seu hardware. Não só no vídeo, mas era superior aos outros por vários motivos. Ultimamente encontramos notebooks com 4 gigabytes de memória e 320 gigabytes de disco rígido. Esse notebook possui o dobro do disco rígido e mais metade dessa memória na configuração de fábrica!

Segue as especificações do notebook:

-Processador Intel Core i5-430M (especificações aqui)

-Placa de Vídeo NVIDIA GeForce G 105M (especificações aqui)

-Memória RAM Samsung 2 GB DDR3 1066 MHz + Samsung 4 GB DDR3 1066 MHz

-Disco Rígido Hitachi 320 GB 7200 RPM x2

-Monitor LED 17,3" (HP BrightView Widescreen Display 1600x900)

-Wireless 802.11a/g/n

-Sistema de Som Altec Lansing with SRS Premium Sound and HP Triple Bass Reflex Subwoofer

-WebCam HP Interna

-Gravador DVD com LightScribe (suporta 8X e dual-layer)


Mais informações podem ser vistas no site oficial da HP (aqui).


CONFIGURAÇÃO (SOFTWARE)

O computador, de fábrica, vem com os seguintes softwares instalados:

Operating System:
Genuine Windows 7 Home Premium 64-bit

Security and Support:
Symantec Norton Internet Security 2010 60-day Trial
HP Support Assistant
HP PC Recovery
HP Advisor
HP ProtectSmart Hard Drive Protection

Multimedia:
Corel PaintShop Pro Photo X2; Corel Video Studio X2
eBay
HP MediaSmart; HP Webcam
Pandora Internet Radio; Windows Live Photo Gallery
Cyberlink DVD Suite
Adobe Reader; Adobe Flash
HP Games Powered by Wild Tangent
HP Music Store powered by Rhapsody; Netflix; Hulu

Productivity and Finance:
Microsoft Works
Microsoft Office 2007 Home & Student 60-day Trial
Microsoft Silverlight
Sun Java

Internet Solutions:
HP Set Up
HP Quick Web
Windows Live Messenger; Windows Live Mail; Windows Live Writer
Skype
MSN Toolbar
Microsoft Portal
Accellor (Broadband Aggregator in HP Setup)

São programas de boa qualidade e que realmente ajudam, desde manutenção até o uso de internet no notebook. Pena que o Office 2007 seja trial.

Mais informações podem ser vistas no site oficial da HP (aqui).


ITENS ACOMPANHADOS

O notebook veio acompanhado de:

Manual em inglês;
Controle remoto + Pilha;
Fonte de alimentação;
Cabo p/ ligar na tomada (padrão inglês);
Itens de limpeza;
Bateria de 6 células.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que eu menos gostei é que a maioria dos fabricantes de notebook não trazem um CD/DVD de instalação dos drivers dos dispositivos, e a HP é um deles. Eles dizem que o novo Windows 7 instala os drivers automaticamente. A partição "Recover" também diz ajudar nisso. Pena que isso não acontece em alguns casos (eu já passei por isso). Para conseguir os drivers, é preciso fazer o download de todos eles no site da HP, um tanto chato e trabalhoso, porém, necessário.

Outro ponto não muito bom e a ausência da tomada do novo padrão brasileiro. Mesmo sendo um notebook fabricado no exterior, poderia ser disponibilizado, a meu ver, um cabo com o novo padrão das tomadas. Se eu quiser um dia usar esse padrão, terei que comprar por fora um cabo adaptador.


DIMENSÕES

16.2" (comprimento)
10.9" (largura)
1.37"~1.70" (altura)

É um notebook até grande perto de outros com telas menores (15"). Não é para levar para todos os lugares, mas sim, para deixar em casa mesmo.


ANÁLISE DO DESIGN

O notebook é todo em preto. Com algumas partes foscas e outras brilhantes.

**Na parte superior há uma espécie de detalhe com bolinhas prateadas. É bem interessante.

Imagem (NÃO NOTEM NA POEIRA!)

**Esse desenho também é encontrado dentro do notebook, na parte inferior ao teclado.

Imagem

**Voltando à parte superior, encontramos um logotipo da HP que acende quando o notebook está ligado e em uso.

Imagem

**
Seus botões (wi-fi, volume, pausa, próxima música, etc.) são todos sensíveis ao toque. São iluminados por uma bonita luz azul, mais escura no caso do wi-fi.

Imagem (não notem para a marca de meu dedo)

**Os adesivos que acompanham o produto também são muito bonitos. Ele tem o adesivo do Intel Core i5, NVIDIA e Windows 7.

Imagem

**Na parte inferior, onde se localiza a bateria, há uma trava para fixar a mesma.

Imagem

**Para finalizar o capítulo do design, temos o teclado, que é bem macio e silencioso. Gosto de notebooks por isso.
Pena não ter o "Ç" do padrão brasileiro, que é uma bomba! Estou utilizando o padrão ABNT2 pois estou acostumado com as teclas na posição do computador (não fico olhando para o teclado), portanto, ainda uso o Ç. Só que cadê o ponto de interrogação? Não funciona o bendito! Tenho que escolher entre "Ç" e "?".
Criei um arquivo do bloco de notas e deixei no desktop para copiar o "?" quando precisar (escolhi o "Ç").
Abaixo temos três imagens do teclado do notebook.
Vejam também o touchpad.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


CONEXÕES

O notebook apresenta as seguintes conexões do lado direito e esquerdo:

* 5-in-1 integrated Digital Media Reader for Secure Digital cards, MultiMedia cards, Memory Stick, Memory Stick Pro, or xD Picture cards
* 4 Universal Serial Bus (USB) 2.0, 4th port shared with eSATA
* 2 Headphone out
* 1 microphone-in
* 1 HDMI
* 1 VGA (15-pin)
* 1 eSATA + USB 2.0
* 1 RJ -45 (LAN)
* 1 notebook expansion port 3
* 1 IEEE 1394
* irewire (4-pin)
* 1 Consumer IR (Remote Receiver)

Nas imagens abaixo podemos ver as conexões referentes ao lado esquerdo e direito, além da gravadora de DVD.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


SISTEMA DE SOM

Poderia até entrar em conexões, mas prefiro colocar em um capítulo diferente. Como vocês viram acima, o notebook apresenta 3 conexões relacionadas a áudio (2 Headphone out & 1 microphone-in).
Essas conexões ficam na parte frontal inferior do notebook. Na imagem vocês podem ver como são esses conectores.

Imagem

Como todos devem saber, o som de notebooks não é nada com forte intensidade. Mas mesmo não tocando "alto", ele é ótimo em qualidade de som. Os graves são bem realçados graças ao pequeno subwoofer que se encontra na parte inferior do notebook, e que pode ser visto na imagem.

Imagem


COMPONENTES ADQUIRIDOS SEPARADAMENTE

Um notebook não vai funcionar com a internet do nada, é necessário um roteador wireless. Além de que o touchpad original não é muito legal para jogar. Com o notebook, eu comprei os seguintes itens:

Roteador Wireless TP-Link TL-WR941ND
É o melhor roteador que tinha na loja. Achei excelente ele ter 3 antenas (sinônimo de velocidade e distância) e aceitar até 300 MBPs de internet. O seu CD de instalação faz uma instalação muito simples e rápida, pedindo apenas o necessário para a configuração (senha, ativar firewall, máximo de dispositivos, etc) ao invés daquela perca de tempo no navegador entrando com o IP do roteador e configurando.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

NOTA> 10

Mouse Satellite A-15
É um bom mouse, com um bom preço. Pena que faça muito barulho quando é pressionado seus botões, chega a me incomodar.

Imagem

Imagem

NOTA> 8

Joystick Satellite A-HG570
Comprei pelo preço que encontrei (somente 20 reais!). Depois que fui notar que ele tinha um sistema de ventilação e vibração, que me deixou mais feliz ainda. É um excelente joystick com um ótimo custo/benefício, pena que seus botões sejam marcados com números, e não letras.

Imagem

Imagem

Imagem

NOTA> 9

Pendrive Corsair Flash Voyager 4 GB
É, só de falar a marca dá para saber que é um "treco bom". E é mesmo.
Estava no mesmo preço de pendrives com marcas inferiores e quantidade maior de memória. Mas por questões de confiança e design, escolhi esse pendrive para levar para a casa. Ele é todinho de borracha e até mais rápido que pendrives de outras marcas (pelo menos em meu computador). Só que poderia ser mais barato...

Imagem

Imagem

Imagem

NOTA> 9,5


IMAGENS - CPU-Z

Tirei alguns prints do programa de diagnóstico CPU-Z executado no notebook para mostrar para vocês.
Foi utilizado o CPU-Z na versão 1.55, de julho de 2010.

CPU Idle

Imagem

CPU Full Load 100% (by Everest)
Notem no turbo da Intel ativado (o clock do processador é 2,5 GHz e não 2,2 GHz como o padrão).

Imagem

Caches

Imagem

Mainboard

Imagem

Memory

Imagem

SPD

Imagem

Graphics

Imagem


DURAÇÃO DA BATERIA

Nunca deixei o notebook de 100% até 0% de bateria, mas o que testei, foi de 100% até 21%. Acredito que dê para ter uma noção.
Foi com o notebook em uso normal: vendo vídeos no Youtube, lendo e-mails, ouvindo música e navegando na internet.

O notebook foi desconectado da tomada às 19:26 com 100% de bateria.
Às 20:27 o notebook estava com 75% da bateria.
Às 21:40 o notebook estava com 40% da bateria.
Às 22:22 o notebook estava com 21% da bateria.

Acredito que como seja novo, a bateria dure mais, pois nunca imaginei que seriam resultados tão bons assim!
Fiquei muito feliz ao ver a performance da bateria.

Vamos passar agora aos jogos.


DESEMPENHO EM JOGOS

Os FPS foram medidos com o Fraps na versão 2.9.7.
Vale lembrar que esse programa tira um certo desempenho do jogo quando está em execução, ou seja, o desempenho dos jogos na realidade é maior do que foi medido.
Todos os jogos foram medidos em ação, ou seja, na hora de um tiroteio ou uma corrida com alta velocidade, tirando o Resident Evil 5 que é um teste de seu benchmark.

Podemos colocar uma margem de erro de 3 FPS, por serem testes caseiros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Resident Evil 5
Imagem


3DMARK05 e PCMARK05

Nas imagens, você pode ver o resultado dos testes do notebook nesses dois programas de benchmarks, em sua edição grátis, na versão 1.3.0 e 1.2.0 (3D / PC).

Imagem

Imagem

Imagem


ARQUIVOS

Testei compactação e descompactação de um arquivo com 4 GB (4096 MB) no WinRAR (versão 3.9.2, 64-bit). Também vale a pena colocar os resultados para vocês. Está no formato minutos:segundos.

Compactação 4 GB - 08:56
Descompactação 4 GB - 01:15

Depois, movi o arquivo da partição C para a E. Demorou 56 segundos para mover o arquivo.


CONCLUSÃO

Me surpreendi muito com o desempenho geral desse notebook. Ele é bom em jogos, programas gerais e até com manuseamento de arquivos.

O Windows 7 Home Premium 64-bit deu uma nota de 4,9 para o notebook.

Imagem

Podemos separar os prós e contras mais relativos.

CONTRAS:
Não tem o teclado no padrão brasileiro;
Ausência de um adaptador do padrão brasileiros de tomada;
Versão fraca do Windows em comparação com o hardware do notebook;
Vem dividido em muitas partições, dificultando o uso;
É mais pesado que outros notebooks.

PRÓS:
Placa de vídeo dedicada;
Excelente desempenho em programas e jogos em geral;
Alta resolução do monitor (1600x900);
Wireless no padrão 802.11n;
Alta duração da bateria;
Alguns dos programas necessários já vem instalados (mesmo que sejam em inglês);
Monitor maior do que o normal.

NOTA FINAL: 8.9
Imagem

Notebook recomendado por mim!
Para quem gosta de jogar e ter portabilidade, essa é uma excelente escolha.
Imagem

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 00:35

Cara, muito bom esse seu review, mas só faltou dizer o preço da criança.

Sempre fui fã da HP, os notes dela são muito bons, tem coisas q os sony's vaio não tem e custam menos que eles.

Parabéns, a comunidade agradece.

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 11:28

haha, é porque eu também não sei. Meus pais que pagaram.

Tenho a convicção que foi 2000 reais (no Paraguai).
Imagem

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 14:08

Eita, 2mil no paraguai, aqui vai custar uns 3mil, mas pra quem quer potência com mobilidade, uma excelente indicação.

Abraços.

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 16:28

Venom_TR escreveu:Eita, 2mil no paraguai, aqui vai custar uns 3mil, mas pra quem quer potência com mobilidade, uma excelente indicação.

Abraços.
Sim!

Eu queria um PC, mas para combinar o uso de todos aqui, teve que ser assim.
Imagem

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 19:37

Boa thiago, muito bom mesmo!



Forte Abraço! :mrgreen:
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 21:46

Eita, agora fiquei balançado pra ter um desse......vou ver minha economias!
Imagem
Imagem
MEU NOVO E-MAIL E SKYPE: [email protected]

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 21:54

Só é um poko carinha né! :lol:
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 22:00

Achei no BR:

http://www.pccomputadores.com.br/compra ... c-_17.html

http://www.infomadri.com.br/produto-58- ... dv7_3188cl

http://www.infonascar.com.br/1/product. ... roduct=239

Sempre acima de 3000 reais.

Obrigado pelos comentários! Assim vocês me incentivam a ajudar mais ainda neste fórum.
Imagem

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 04 Set 2010, 22:25

Nussa, acima de 3 mil é phogo! :mrgreen:

É um prazer (pelo menos para mim) comentar os posts dos outros! ;)
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 05 Set 2010, 15:46

Demais, Tiago!

Fiquei com uma dúvida... você não sabe me dizer o preço nem do roteador?
Como te falei no MSN, estou querendo adquirir algum e não sei qual comprar.
Core i5 2500 | 8 GB HyperX 1600 MHz | GTX 1050 2GB

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 05 Set 2010, 15:48

O dos componentes sei sim.

Paguei 35 dólares, menos de 70 reais. :twisted:
Imagem

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 05 Set 2010, 15:53

TiagoComputer escreveu:O dos componentes sei sim.

Paguei 35 dólares, menos de 70 reais. :twisted:
Eu nao tenho certeza se o meu celular é compatível com a tecnologia N, mas com A, B, G já vi que funciona... e como é SIGNIFICATIVA a diferença de velocidade de uma tecnologia pra outra, hein?! Até mesmo em um dispositivo móvel dá pra perceber....
Core i5 2500 | 8 GB HyperX 1600 MHz | GTX 1050 2GB

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 05 Set 2010, 15:57

Pois é... meu roteador não consegue atingir os 300 Mbps como promete, mas é uma boa alternativa pelo preço bem baixo.

Vale a pena pegar o N para aproveitar seu notebook sim, até porque é compatível com os outros antigos, só selecionar a opção nas configurações do roteador.
Imagem

Re: Review do notebooik HP Pavilion dv7-3188cl

Em 05 Set 2010, 16:00

TiagoComputer escreveu:Pois é... meu roteador não consegue atingir os 300 Mbps como promete, mas é uma boa alternativa pelo preço bem baixo.

Vale a pena pegar o N para aproveitar seu notebook sim, até porque é compatível com os outros antigos, só selecionar a opção nas configurações do roteador.

Obrigado pelas dicas, quando entrar no MSN, te mostro as fotos que tirei do aparelho em funcionamento nas diferentes tecnologias... Abraço!
Core i5 2500 | 8 GB HyperX 1600 MHz | GTX 1050 2GB


Voltar para “Portáteis em Geral”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes