Filtro de Linha e No-Break

Fórum para discussão sobre Fontes de Energia, Estabilizadores, Nobreaks e Filtros de Linha.

Filtro de Linha e No-Break

Em 17 Mar 2014, 01:13

Recentemente adquiri um no-break Ragtech Save 1200VA 115V/127V/220V Trivolt Black - 3802
e gostaria de saber se há necessidade de um filtro de linha.

Abraços.

Re: Filtro de Linha e No-Break

Em 17 Mar 2014, 08:10

Olá antes de usar um nobreak ou um estabilizador no seu PC sugiro a leitura desses dois artigos:
http://forum.clubedohardware.com.br/top ... nte-do-pc/
http://forum.clubedohardware.com.br/top ... A7%C3%A3o/

Respondendo unicamente a sua pergunta: não, não precisa, isso se o nobreak em questão for realmente confiável e estiver bem dimensionado. O problema é que o que você tem ai é um shortbreak, eu não sei que maquina você vai ligar nele, mas fique ligado para não acabar funilando o fornecimento de energia. :joia:
Imagem

Re: Filtro de Linha e No-Break

Em 17 Mar 2014, 15:11

vbmvagner escreveu:Olá antes de usar um nobreak ou um estabilizador no seu PC sugiro a leitura desses dois artigos:
http://forum.clubedohardware.com.br/top ... nte-do-pc/
http://forum.clubedohardware.com.br/top ... A7%C3%A3o/

Respondendo unicamente a sua pergunta: não, não precisa, isso se o nobreak em questão for realmente confiável e estiver bem dimensionado. O problema é que o que você tem ai é um shortbreak, eu não sei que maquina você vai ligar nele, mas fique ligado para não acabar funilando o fornecimento de energia. :joia:
A minha idéia é para que quando a energia cair, dar tempo de eu salvar tudo e desligar o pc, para não dar muito impacto na fonte. No final, vale a pena usar esse no-break? Ou um filtro de linha já faz o serviço melhor que o no-break?

Edit:
Seguinte config do pc que vou estar ligando:

Fonte Corsair ATX 1050W CMPSU-1050HX
MB ASUS p/ Intel SABERTOOTH Z87 LGA 1150, c/ USB 3.0, componentes TUF e PCI 3.0
Processador Intel Core i7-4770K 3.5Ghz, 8MB, LGA 1150 c/ Intel HD Graphics (4ª Geração) - BX80646I74770K
Memória G.SKill RipjawsZ 16GB (4X4GB) 1866MHz DDR3 F3-14900CL9Q-16GBZL
Placa de vídeo VGA Zotac GeForce GTX780 3GB DDR5 384-Bit PCI-Express 3.0 - ZT-70203-10P
HD Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB SATA III - ST2000DM001
Gabinete CoolerMaster ATX HAF XM s/ fonte RC-922XM-KKN1

Re: Filtro de Linha e No-Break

Em 17 Mar 2014, 20:48

Então amigo, vamos fazer alguns cálculos baseados na sua fonte:

Fonte Corsair ATX 1050W com 80% de eficiência. Ou seja sua fonte vai demandar da tomada 1050W/0.8 = 1312,5W de potencia. Em um no-break com fp (fator de potencia) 0,5, como é o caso, esse aparelho teria que ter 1312,5/0.5 = 2625VA. Seu no-break tem capacidade para 1200VA apenas. Fazendo uma pesquisa rápida na internet um no-break para aguentar essa fonte não sai por menos de R$2000 (sim, eu sei é o preço de um outro pc).

Você pode até ligar seu pc nesse no-break, vai trabalhar OK, mas quando você começar a demandar muito da maquina ela vai começar a desligar, e o pior, a primeira coisa que vai embora é sua fonte ou sua placa-de-vídeo (a minha aguentou 6 meses num estabilizador subdimensionado e o vendedor não aceitou a garantia).

Se está preocupado apenas com a integridade de seu pc no caso de uma falha na rede elétrica invista em um filtro de linha, mas já aviso que esses filtros mais baratos não servem pra nada... Aqui está um exemplo confiável, por menos de R$110 você se previne:
http://www.clamperlojavirtual.com.br/pr ... ergia.html

Espero ter ajudado! :joia:
Imagem

Re: Filtro de Linha e No-Break

Em 18 Mar 2014, 12:15

vbmvagner escreveu:Então amigo, vamos fazer alguns cálculos baseados na sua fonte:

Fonte Corsair ATX 1050W com 80% de eficiência. Ou seja sua fonte vai demandar da tomada 1050W/0.8 = 1312,5W de potencia. Em um no-break com fp (fator de potencia) 0,5, como é o caso, esse aparelho teria que ter 1312,5/0.5 = 2625VA. Seu no-break tem capacidade para 1200VA apenas. Fazendo uma pesquisa rápida na internet um no-break para aguentar essa fonte não sai por menos de R$2000 (sim, eu sei é o preço de um outro pc).

Você pode até ligar seu pc nesse no-break, vai trabalhar OK, mas quando você começar a demandar muito da maquina ela vai começar a desligar, e o pior, a primeira coisa que vai embora é sua fonte ou sua placa-de-vídeo (a minha aguentou 6 meses num estabilizador subdimensionado e o vendedor não aceitou a garantia).

Se está preocupado apenas com a integridade de seu pc no caso de uma falha na rede elétrica invista em um filtro de linha, mas já aviso que esses filtros mais baratos não servem pra nada... Aqui está um exemplo confiável, por menos de R$110 você se previne:
http://www.clamperlojavirtual.com.br/pr ... ergia.html

Espero ter ajudado! :joia:
Vou comprar este filtro que você me indicou. Obrigado.
Alguma idéia para o uso do no-break?

Re: Filtro de Linha e No-Break

Em 18 Mar 2014, 15:16

Apesar de possuir uma fonte de 1050W a sua configuração não demanda tudo isso! Diria no máximo uns 350W, ou seja, acredito que o no-break sirva sim para ele, me corrija se estiver errado!
Intel Core i7-4770K
NZXT Phantom 630 Windowed Edition
NZXT Kraken X60
MSI Z87 MPower Max
OCZ Vector 128GB
Corsair Vengeance Pro 16GB@1600MHz
Corsair Vengeance 1500
Cooler Master V1000W

Re: Filtro de Linha e No-Break

Em 18 Mar 2014, 16:07

Leonardwo escreveu:Apesar de possuir uma fonte de 1050W a sua configuração não demanda tudo isso! Diria no máximo uns 350W, ou seja, acredito que o no-break sirva sim para ele, me corrija se estiver errado!
Cara... Tu leu mesmo as configurações? :facepalm:

Re: Filtro de Linha e No-Break

Em 18 Mar 2014, 18:28

Não interessa o que a config puxa o que interessa é a potência máxima exigida pela fonte. Como falei, pode até funcionar OK, mas com à possibilidade de quebrar e pode apostar: nenhuma garantia cobre defeitos causados por funilamento de energia.

Sobre possível uso do no-break, tem uma regra básica multiplique os Voltampere do no-break pelo fator de potencia do mesmo. Nesse caso 1200VA*0.5=600W. É o que esse aparelho fornece. Até que é um bom no-break, só que sua fonte é monstruosa. Resumindo, pode ligar qualquer coisa que tenha potencia menor que 600W, um outro pc por exemplo...
Imagem


Voltar para “Energia”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes