Trocar fonte? [RESOLVIDO]

Fórum para discussão sobre Fontes de Energia, Estabilizadores, Nobreaks e Filtros de Linha.

Trocar fonte? [RESOLVIDO]

Em 24 Jun 2013, 22:36

bom dia , queria pedir aos que entendem do assunto q tirem minha duvida , seguinte
tenho uma fonte C3Tech 500w puf4050s (pelo q li ela eh 400W reais mas perde um pouco de eficiencia acima de 300 e poco)
eu a uso nesse PC antigo, e como a grana ta curta tava pensando se poderia usar ela no pc novo q to montando.

antigo
C2D E4600
mobo asus p5sd2
2 pentes mem ram ddr2
vga hd 4650
1 hd ide
1 hd sata
1 leitor/gravador dvd

nova config
i3 3220
mobo h61
1 pente ddr3
vga gtx650
2 hds Sata
1 leitor/gravador dvd

usando essa calculador http://www.extreme.outervision.com/psuc ... orlite.jsp a config antiga deu 331w em peak load (100%) com Capacitor Aging em 25% , e o pc mais novo deu 327w , minha duvida se essas calculadoras online sao confiaveis , se posso msm usar essa fonte no pc novo , se nao me recomendem uma fonte confiavel pra nova config ,de ate 250R$ no max (com link de loja confiavel se possivel)
obrigado

Re: trocar fonte ?

Em 24 Jun 2013, 23:01

Seu PC novo vai consumir mal se quer 200W, essa fonte leva ele tranquilo, porem ela não é uma boa fonte, recomendo que assim que puder troque a mesma. :joia:
Imagem
XFX GTX460 ||| AMD Athlom II X3 450 @ Phenon II X4 B55 ||| Gigabyte 990FXA-UD3 ||| 2x4GB Samsung 1600mhz ||| XFX 650W XXX ||| Sandisk 64GB SSD
Thermaltake Challenger ||| Razer Porca ||| Corsair M60 ||| Zowie G-RF ||| Mouse Bungee

Re: trocar fonte ?

Em 25 Jun 2013, 00:03

IgorTricolor escreveu:Seu PC novo vai consumir mal se quer 200W, essa fonte leva ele tranquilo, porem ela não é uma boa fonte, recomendo que assim que puder troque a mesma. :joia:
Opa opa opa! Calma aí! Só a GTX650 requer 400W mínimos, como que toda a configuração vai consumir menos de 200W?!?!? A não ser que essa GTX650 aí seja uma coisa bem diferente do que estou pensando.

Minha recomendação: pegue uma de 750W reais e seja feliz.

Re: trocar fonte ?

Em 25 Jun 2013, 10:07

Pensando em dar uma Tunada no pc ne amigo eu tabém mas o meu e mas pra frente mas vamos ao q interessa:
também tenho essa "mesma" fonte só não sei se e e essa 4050 a e mas ce for ela e 80 plus ou seja 80% de eficiência garantida da por volta uns 450Wts, tenho uma gtx-560 rodando todos os games cem engasgar exceto tomb-raider maldito trex-FX enfin no anuncio pedia uma fonte de 500w ou superior a e resolvi arriscar e e estou ate hoje satisfeito, meu colega tem uma gtx-660 e veio aqui em casa pra testar e coloquei no meu pc e rodou de boa ate melhor q a minha atual ^_^ então na teoria esta gtx-650 deve consumir menos q a gtx-660 e menos ainda q a gtx-560, mas c realmente tiver uma grana extra compra uma corsair-600wts amigo e mais garantido pois nas minhas pesquisas essa fonte não e mesmo confiável não e um tiro no pé no escuro. Configuração modesta:
Amd-4100
8Gb de memoria ram (4x4)
HD Sea gate 1Tb
Placa mãe M5A78LX-BR
mas dois Coolers de 120mm,com led, uma gravadora
espero ter ajudado
Processador: AMD Rysen 5 3600x 6 Core Processor
Núcleos: 6
Processadores lógicos: 12
Velocidade: 4.5GHz
Memória Ram: Corsair Vengeance 2x16 GB 3000MHZ
NVIDIA GeForce GTX 3070 8GB Galax
DirectX: 12.0
Aceleração 3D: Sim
Som: Dispositivo de High Definition Audio
Disco rígido
Espaço livre: 2.52 TB
Espaço total: 4.09 TB
Sistema Operacional Windowns 10
Arquitetura: 64 bits
Versão: 6.3.9600
Outros
Drive de DVD: TSSTcorp CDDVDW SH-222AB ATA Device
Drive de CD-Rom: DTSOFT Virtual CdRom Device

Re: trocar fonte ?

Em 25 Jun 2013, 10:23

Delutto escreveu:
IgorTricolor escreveu:Seu PC novo vai consumir mal se quer 200W, essa fonte leva ele tranquilo, porem ela não é uma boa fonte, recomendo que assim que puder troque a mesma. :joia:
Opa opa opa! Calma aí! Só a GTX650 requer 400W mínimos, como que toda a configuração vai consumir menos de 200W?!?!? A não ser que essa GTX650 aí seja uma coisa bem diferente do que estou pensando.

Minha recomendação: pegue uma de 750W reais e seja feliz.
delutto calma ae vc querido, essa VGA consome 64w http://www.nvidia.com.br/object/geforce ... pContent=2 e eles recomendam vc ter uma fonte de 400w para toda config do PC, eles se baseiam em mais 77w do processador com mais uns 50w de periféricos, HD, fans.... em resumo: 64w da VGA + 77w do processador + 50w de etc= 191w, porém e sempre recomendável ter uma fonte com mais força, pois há uma perda de energia gerada pela fonte, em termos eficiência... Para você creio que a C3tech lhe bastaria, porém esta marca não é confiável por produzir fontes de baixa qualidade, por enquanto você mantém essa sua fonte e futuramente pegue uma Corsair CX 430w que já lhe bastaria , abraço
Processador: Core i5 4670k @ 4.00Ghz
Placa Mãe: GA-Z87-D3HP
Water Cooler: Antec 620
Placa de Video: EVGA GTX 660Ti
Memória ram: 16 Gb DDR3 CORSAIR DOMINATOR (4x4GB) 1600mhz
SSD: Kingston V300 240Gb
Disco Rígido: HD seagate 500gb & Samsung 500Gb
Gabinete: HAF X 942 NVIDIA EDITION
Fonte: satellite 1000w
Monitor: PHILIPS 236V3L 23'LED
Mouse: razer deathadder
Mousepad: razer goliathus fragged alpha speed large
Headset: sony wireless headset 7.1

Re: trocar fonte ?

Em 25 Jun 2013, 11:25

Sim, ela aguenta seu pc. mas essa fonte não é muito boa, quando você tiver grana recomendo você trocar a fonte.
Delutto escreveu:
IgorTricolor escreveu:Seu PC novo vai consumir mal se quer 200W, essa fonte leva ele tranquilo, porem ela não é uma boa fonte, recomendo que assim que puder troque a mesma. :joia:
Opa opa opa! Calma aí! Só a GTX650 requer 400W mínimos, como que toda a configuração vai consumir menos de 200W?!?!? A não ser que essa GTX650 aí seja uma coisa bem diferente do que estou pensando.

Minha recomendação: pegue uma de 750W reais e seja feliz.
Ela requer uma fonte de 400w, mas ela só consome 64w :haha:
Imagem

Re: trocar fonte ?

Em 25 Jun 2013, 12:43

TESOURO escreveu:
Delutto escreveu:
IgorTricolor escreveu:Seu PC novo vai consumir mal se quer 200W, essa fonte leva ele tranquilo, porem ela não é uma boa fonte, recomendo que assim que puder troque a mesma. :joia:
Opa opa opa! Calma aí! Só a GTX650 requer 400W mínimos, como que toda a configuração vai consumir menos de 200W?!?!? A não ser que essa GTX650 aí seja uma coisa bem diferente do que estou pensando.

Minha recomendação: pegue uma de 750W reais e seja feliz.
delutto calma ae vc querido, essa VGA consome 64w http://www.nvidia.com.br/object/geforce ... pContent=2 e eles recomendam vc ter uma fonte de 400w para toda config do PC, eles se baseiam em mais 77w do processador com mais uns 50w de periféricos, HD, fans.... em resumo: 64w da VGA + 77w do processador + 50w de etc= 191w, porém e sempre recomendável ter uma fonte com mais força, pois há uma perda de energia gerada pela fonte, em termos eficiência... Para você creio que a C3tech lhe bastaria, porém esta marca não é confiável por produzir fontes de baixa qualidade, por enquanto você mantém essa sua fonte e futuramente pegue uma Corsair CX 430w que já lhe bastaria , abraço
Eficiência é ao contrario, uma fonte de 400W tendo uma eficiência de 80%, não vai ser de 320W, e sim ao ter um PC puxando 400W ela vai puxar da tomada 500W.(isso que me deu a entender pelo seu post, se entendi errado meus perdões.)
Imagem
XFX GTX460 ||| AMD Athlom II X3 450 @ Phenon II X4 B55 ||| Gigabyte 990FXA-UD3 ||| 2x4GB Samsung 1600mhz ||| XFX 650W XXX ||| Sandisk 64GB SSD
Thermaltake Challenger ||| Razer Porca ||| Corsair M60 ||| Zowie G-RF ||| Mouse Bungee

Re: trocar fonte ?

Em 25 Jun 2013, 12:51

IgorTricolor escreveu:
TESOURO escreveu:
Delutto escreveu: Opa opa opa! Calma aí! Só a GTX650 requer 400W mínimos, como que toda a configuração vai consumir menos de 200W?!?!? A não ser que essa GTX650 aí seja uma coisa bem diferente do que estou pensando.

Minha recomendação: pegue uma de 750W reais e seja feliz.
delutto calma ae vc querido, essa VGA consome 64w http://www.nvidia.com.br/object/geforce ... pContent=2 e eles recomendam vc ter uma fonte de 400w para toda config do PC, eles se baseiam em mais 77w do processador com mais uns 50w de periféricos, HD, fans.... em resumo: 64w da VGA + 77w do processador + 50w de etc= 191w, porém e sempre recomendável ter uma fonte com mais força, pois há uma perda de energia gerada pela fonte, em termos eficiência... Para você creio que a C3tech lhe bastaria, porém esta marca não é confiável por produzir fontes de baixa qualidade, por enquanto você mantém essa sua fonte e futuramente pegue uma Corsair CX 430w que já lhe bastaria , abraço
Eficiência é ao contrario, uma fonte de 400W tendo uma eficiência de 80%, não vai ser de 320W, e sim ao ter um PC puxando 400W ela vai puxar da tomada 500W.(isso que me deu a entender pelo seu post, se entendi errado meus perdões.)
Sim, exatamente isso, uma fonte com maior eficiência te faz gastar menos com a conta de luz, mas não gera menos energia.

Delutto, as fabricantes de placas por prudência recomendam sempre fontes de alta potência devido a justamente existirem bombas no mercado. Não é díficil a recomendação ser o dobro do que é realmente necessário.
Intel Core i5 2500K + Thermalright Mux 120
Gigabyte GA-Z68AP-D3 + 2x 4GB DDR3 Markvision
Sapphire Vapor-X HD 7950 @ 1150Mhz
SSD Samsung PM800 Msata 128GB + 3x HD 2TB Seagate 7200rpm
Fonte XFX Core PRO 650W
Ganinete CM HAF 912
Teclado A4Tech G800V
Asus Xonar DG 5.1 + Fone Superlux HD681B
Pads: Roccat Sense e Ozone Ground Level
Mouses: Corsair M60, Gigabyte Aivia Krypton, CM Storm Recon e Spawn, Logitech G400, A4 Tech X-760H, Mtek L103G
Mouse Bungee Thermaltake Galeru
Panasonic LED 47 TC-L47E5BG

Re: trocar fonte ?

Em 26 Jun 2013, 14:30

eh , vou ir usando ela por enquanto , e trocar quando der .
Além da cx430 q parece ser o melhor CxB pro meu caso , sabem me dizer se essa AeroCool ATX 500W Strike X EN53815 seria uma boa opção , se ela realmente eh 500W reais ,pensando em um futuro upgrade na vga, nao achei nenhum teste dela

Re: trocar fonte ?

Em 26 Jun 2013, 16:46

ThiagoTnmz escreveu:eh , vou ir usando ela por enquanto , e trocar quando der .
Além da cx430 q parece ser o melhor CxB pro meu caso , sabem me dizer se essa AeroCool ATX 500W Strike X EN53815 seria uma boa opção , se ela realmente eh 500W reais ,pensando em um futuro upgrade na vga, nao achei nenhum teste dela
olha amigo, eu tenho uma dessas aerocool ai, e posso dizer que é boa sim, não é a melhor se comparada a uma corsair cx 500w que seria a melhor indicada, mas cumpre o que diz no rótulo de potência e tem uma boa amperagem nalinha de 12v: até 41 amp. ai fica a seu critério entre ela e a corsair cx 500w.
Imagem
Ta ai minha fan bar, pode usar que não é vergonha............¬¬
Imagem
Imagem

Re: trocar fonte ?

Em 26 Jun 2013, 20:37

ThiagoTnmz escreveu:eh , vou ir usando ela por enquanto , e trocar quando der .
Além da cx430 q parece ser o melhor CxB pro meu caso , sabem me dizer se essa AeroCool ATX 500W Strike X EN53815 seria uma boa opção , se ela realmente eh 500W reais ,pensando em um futuro upgrade na vga, nao achei nenhum teste dela
Cara essa Aerocool pode até não ser ruim, mas prefiro não arriscar, no tempo que eu falava mais de fonte eu sabia qual era o fabricante dela, mas agora não lembro mais pois ja faz algum tempo, porem o mesmo não tinha fontes que se mostravam boas(não eram ruins, porem passavam longe de ser boa e ficavam mais para um aceitável)
Então recomendo ir de CX430W Bronze, ja que a mesma aguenta quase todas as configurações Single GPU sem exagerar no overclock.
Imagem
XFX GTX460 ||| AMD Athlom II X3 450 @ Phenon II X4 B55 ||| Gigabyte 990FXA-UD3 ||| 2x4GB Samsung 1600mhz ||| XFX 650W XXX ||| Sandisk 64GB SSD
Thermaltake Challenger ||| Razer Porca ||| Corsair M60 ||| Zowie G-RF ||| Mouse Bungee

Re: trocar fonte ?

Em 28 Jun 2013, 12:31

rmarton escreveu:
IgorTricolor escreveu:
TESOURO escreveu: delutto calma ae vc querido, essa VGA consome 64w http://www.nvidia.com.br/object/geforce ... pContent=2 e eles recomendam vc ter uma fonte de 400w para toda config do PC, eles se baseiam em mais 77w do processador com mais uns 50w de periféricos, HD, fans.... em resumo: 64w da VGA + 77w do processador + 50w de etc= 191w, porém e sempre recomendável ter uma fonte com mais força, pois há uma perda de energia gerada pela fonte, em termos eficiência... Para você creio que a C3tech lhe bastaria, porém esta marca não é confiável por produzir fontes de baixa qualidade, por enquanto você mantém essa sua fonte e futuramente pegue uma Corsair CX 430w que já lhe bastaria , abraço
Eficiência é ao contrario, uma fonte de 400W tendo uma eficiência de 80%, não vai ser de 320W, e sim ao ter um PC puxando 400W ela vai puxar da tomada 500W.(isso que me deu a entender pelo seu post, se entendi errado meus perdões.)
Sim, exatamente isso, uma fonte com maior eficiência te faz gastar menos com a conta de luz, mas não gera menos energia.

Delutto, as fabricantes de placas por prudência recomendam sempre fontes de alta potência devido a justamente existirem bombas no mercado. Não é díficil a recomendação ser o dobro do que é realmente necessário.
Me desculpem discordar, mas meus 15 anos de experiência de "micreiro" diz que eles não colocam essa recomendação a toa. Esse consumo de 64W é nominal e NUNCA deve ser usado como base para cálculo de consumo, sempre use a recomendação e se possível use uma de 50W/100W a mais que o resultado do cálculo. Picos de consumo devem chegar perto desses 400W recomendados, como todos sabem, qualquer componente do PC sob stress vai aquecer muito e para quem conhece a Lei de Ohm(que nunca erra) sabe que isso se aplica tanto na teoria quanto na prática. Tanto que essa conta é absurda, que como o Igor calculou, sua config deu 200W de consumo, experimente usar uma fonte de 300W REAIS, a fonte vai aguentar nem 20 minutos com um jogo pesado, te dou um PC novo se isso não acontecer...
Mas isso é coisa que a prática nos diz, caso queira comprovar, siga com essa fonte e rode o Sleeping Dogs no máximo por exemplo, tenho certeza absoluta que sua fonte vai aquecer absurdamente, reze para ela se desligar em vez de queimar, isso em poucos dias.
Como um professor meu dizia: Na teoria: P=V.I, na prática: P=V.I.5
Abraços.

Re: trocar fonte ?

Em 28 Jun 2013, 14:00

Delutto escreveu:Me desculpem discordar, mas meus 15 anos de experiência de "micreiro" diz que eles não colocam essa recomendação a toa. Esse consumo de 64W é nominal e NUNCA deve ser usado como base para cálculo de consumo, sempre use a recomendação e se possível use uma de 50W/100W a mais que o resultado do cálculo. Picos de consumo devem chegar perto desses 400W recomendados, como todos sabem, qualquer componente do PC sob stress vai aquecer muito e para quem conhece a Lei de Ohm(que nunca erra) sabe que isso se aplica tanto na teoria quanto na prática. Tanto que essa conta é absurda, que como o Igor calculou, sua config deu 200W de consumo, experimente usar uma fonte de 300W REAIS, a fonte vai aguentar nem 20 minutos com um jogo pesado, te dou um PC novo se isso não acontecer...
Mas isso é coisa que a prática nos diz, caso queira comprovar, siga com essa fonte e rode o Sleeping Dogs no máximo por exemplo, tenho certeza absoluta que sua fonte vai aquecer absurdamente, reze para ela se desligar em vez de queimar, isso em poucos dias.
Como um professor meu dizia: Na teoria: P=V.I, na prática: P=V.I.5
Abraços.
Engano seu.
Teste do Tech Power Up:
Imagem

Nesse testes ele rodam o Furmark, que é um programa que puxa 110% da placa de video digamos assim.

Pico maximo de consumo em jogos:
Imagem

Consumo médio de consumo em jogos:
Imagem

Processador em jogos o consumo não chega a 60W, rodando Prime 95 chega a 80W talvez 90W...

Demais componentes não tem consumo elevado, devido a capacidade de processamento.

Logo teríamos um consumo máximo de uns 200W.

Sabe porque recomendam uma fonte de 400W?
Pois existe computadores com 2 processadores ou até mais, tem pessoas que utilizam 10HD, tem processadores da AMD que o consumo fica por volta de 140W, fora que ainda existe o overclock que aumenta essa margem, logo se eles não recomendam 400W, pode ser que depois se estressem com pessoas dizendo a mas tava escrito que com 400W aguentaria...
Imagem
XFX GTX460 ||| AMD Athlom II X3 450 @ Phenon II X4 B55 ||| Gigabyte 990FXA-UD3 ||| 2x4GB Samsung 1600mhz ||| XFX 650W XXX ||| Sandisk 64GB SSD
Thermaltake Challenger ||| Razer Porca ||| Corsair M60 ||| Zowie G-RF ||| Mouse Bungee

Re: trocar fonte ?

Em 28 Jun 2013, 14:14

Essa nem vou ler

Gtx650ti com um core i3

simplão

pega um Cosair de 430 watts e já era amigão.

Essa Cosair é barata uns 150 vc deve comprar ela.

ta na mão

Re: trocar fonte ?

Em 28 Jun 2013, 16:02

Delutto escreveu:Me desculpem discordar, mas meus 15 anos de experiência de "micreiro" diz que eles não colocam essa recomendação a toa. Esse consumo de 64W é nominal e NUNCA deve ser usado como base para cálculo de consumo, sempre use a recomendação e se possível use uma de 50W/100W a mais que o resultado do cálculo. Picos de consumo devem chegar perto desses 400W recomendados, como todos sabem, qualquer componente do PC sob stress vai aquecer muito e para quem conhece a Lei de Ohm(que nunca erra) sabe que isso se aplica tanto na teoria quanto na prática. Tanto que essa conta é absurda, que como o Igor calculou, sua config deu 200W de consumo, experimente usar uma fonte de 300W REAIS, a fonte vai aguentar nem 20 minutos com um jogo pesado, te dou um PC novo se isso não acontecer...
Desculpe mas você está totalmente equivocado. Existem sites conceituados de reviews que fazem testes de stress intenso e demonstram que o valor nominal é o valor de pico (como o Igor demonstrou). Muitas vezes o componente gasta menos do que o valor anunciado. Só vai gastar a mais se fizer overclock.

Amigo, tenho formação de eletricista no Senai, estudei eletronica, conheço muito bem a lei de ohm, tenho 16 anos de experiência com hardware, fora que tenho 4 certificações Microsoft (ver aqui https://mcp.microsoft.com/authenticate/validatemcp.aspx Transcript ID: 776507 Access Code: rafaelmarton ), trabalhei como responsável pelo setor de TI em empresa grande, então acho que posso dizer que tenho credenciais para te contestar.

Já fiz testes com várias fontes usando quase a carga máxima real que ela entrega. Basta não obstruir a ventilação da fonte que nada de errado acontece.
Isso que você colocou sobre a lei de ohm na prática: P=V.I.5 é absurdo. Tive aula com um ótimo professor e ele certamente apresentaria todos os argumentos e fatos para desmistificar isso.

A própria Thermaltake que fabrica fontes têm sua calculadora ( http://www.thermaltake.outervision.com/ ), calculei a config dele e o resultado da própria fabricante de fontes foi recomendar uma fonte de 264W!!!

Ou seja, mesmo que a fonte dele pouco mais da metade da potencia rotulada ainda serviria.

O processador que ele vai colocar gasta 10W a menos do que o antigo, isso é a lei da litográfia, se diminui o tamanho dos transistores, se diminuí o consumo de energia.
Já as placas de vídeo têm consumo bastante similar.

Abraços.
Intel Core i5 2500K + Thermalright Mux 120
Gigabyte GA-Z68AP-D3 + 2x 4GB DDR3 Markvision
Sapphire Vapor-X HD 7950 @ 1150Mhz
SSD Samsung PM800 Msata 128GB + 3x HD 2TB Seagate 7200rpm
Fonte XFX Core PRO 650W
Ganinete CM HAF 912
Teclado A4Tech G800V
Asus Xonar DG 5.1 + Fone Superlux HD681B
Pads: Roccat Sense e Ozone Ground Level
Mouses: Corsair M60, Gigabyte Aivia Krypton, CM Storm Recon e Spawn, Logitech G400, A4 Tech X-760H, Mtek L103G
Mouse Bungee Thermaltake Galeru
Panasonic LED 47 TC-L47E5BG


Voltar para “Energia”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes