Fonte generica

Fórum para discussão sobre Fontes de Energia, Estabilizadores, Nobreaks e Filtros de Linha.

Fonte generica

Em 05 Jun 2013, 20:54

Por que uma fonte genérica pode queimar o computador sendo que os watts são iguais?

Re: Fonte generica

Em 05 Jun 2013, 21:03

Isso é bobagem de fanboyola de marcas. Você vai perceber isso nos próximos comentários...
Se a potência for corretamente dimensionada, não haverá problemas. Tenho um PC genérico funcionando direto aqui a quase 5 anos e NUNCA tive problemas, sempre ligado ao tão (injustamente) difamado estabilizador.
Fontes genéricas não são ruim, fontes vagabundas que são, aí que está a diferença.

Re: Fonte generica

Em 05 Jun 2013, 21:16

luizbara escreveu:Por que uma fonte genérica pode queimar o computador sendo que os watts são iguais?
Porque provavelmente ela não consegue entregar toda potencia rotulada, tem as voltagens fora do padrão, o ripple pode ser nas alturas, pode não ter as proteções adequadas...
Delutto escreveu:Isso é bobagem de fanboyola de marcas. Você vai perceber isso nos próximos comentários...
Se a potência for corretamente dimensionada, não haverá problemas. Tenho um PC genérico funcionando direto aqui a quase 5 anos e NUNCA tive problemas, sempre ligado ao tão (injustamente) difamado estabilizador.
Fontes genéricas não são ruim, fontes vagabundas que são, aí que está a diferença.
Fonte não é só potencia, muitas vezes quando se vê capacitores estourados, placas de video dando defeito de imagem, entre outros, é devido a uma fonte de má qualidade.

O estabilizador não estraga a fonte, mas a vai denegrindo, é mesma coisa dizer que o cigarro não mata, porem ele vai te detonando aos poucos.
E realmente existem fontes genéricas que podem ser utilizadas tranquilamente, ja tem outras que tem que ficar longe.
Imagem
XFX GTX460 ||| AMD Athlom II X3 450 @ Phenon II X4 B55 ||| Gigabyte 990FXA-UD3 ||| 2x4GB Samsung 1600mhz ||| XFX 650W XXX ||| Sandisk 64GB SSD
Thermaltake Challenger ||| Razer Porca ||| Corsair M60 ||| Zowie G-RF ||| Mouse Bungee

Re: Fonte generica

Em 07 Jun 2013, 08:33

IgorTricolor escreveu:
luizbara escreveu:Por que uma fonte genérica pode queimar o computador sendo que os watts são iguais?
Porque provavelmente ela não consegue entregar toda potencia rotulada, tem as voltagens fora do padrão, o ripple pode ser nas alturas, pode não ter as proteções adequadas...
Delutto escreveu:Isso é bobagem de fanboyola de marcas. Você vai perceber isso nos próximos comentários...
Se a potência for corretamente dimensionada, não haverá problemas. Tenho um PC genérico funcionando direto aqui a quase 5 anos e NUNCA tive problemas, sempre ligado ao tão (injustamente) difamado estabilizador.
Fontes genéricas não são ruim, fontes vagabundas que são, aí que está a diferença.
Fonte não é só potencia, muitas vezes quando se vê capacitores estourados, placas de video dando defeito de imagem, entre outros, é devido a uma fonte de má qualidade.

O estabilizador não estraga a fonte, mas a vai denegrindo, é mesma coisa dizer que o cigarro não mata, porem ele vai te detonando aos poucos.
E realmente existem fontes genéricas que podem ser utilizadas tranquilamente, ja tem outras que tem que ficar longe.
Concordo com o amigo acima, já vi muitas pessoas terem problema por ter fonte vagabunda em computador básico, e o que da mais problema é HD, ja troquei inúmeros HDs de quem possui fonte vagabunda, agora quem possui uma fonte de melhor qualidade nunca troquei HD.
Processador: Core i5 4670k @ 4.00Ghz
Placa Mãe: GA-Z87-D3HP
Water Cooler: Antec 620
Placa de Video: EVGA GTX 660Ti
Memória ram: 16 Gb DDR3 CORSAIR DOMINATOR (4x4GB) 1600mhz
SSD: Kingston V300 240Gb
Disco Rígido: HD seagate 500gb & Samsung 500Gb
Gabinete: HAF X 942 NVIDIA EDITION
Fonte: satellite 1000w
Monitor: PHILIPS 236V3L 23'LED
Mouse: razer deathadder
Mousepad: razer goliathus fragged alpha speed large
Headset: sony wireless headset 7.1

Re: Fonte generica

Em 07 Jun 2013, 12:27

IgorTricolor escreveu:
luizbara escreveu:Por que uma fonte genérica pode queimar o computador sendo que os watts são iguais?
Porque provavelmente ela não consegue entregar toda potencia rotulada, tem as voltagens fora do padrão, o ripple pode ser nas alturas, pode não ter as proteções adequadas...
Delutto escreveu:Isso é bobagem de fanboyola de marcas. Você vai perceber isso nos próximos comentários...
Se a potência for corretamente dimensionada, não haverá problemas. Tenho um PC genérico funcionando direto aqui a quase 5 anos e NUNCA tive problemas, sempre ligado ao tão (injustamente) difamado estabilizador.
Fontes genéricas não são ruim, fontes vagabundas que são, aí que está a diferença.
Fonte não é só potencia, muitas vezes quando se vê capacitores estourados, placas de video dando defeito de imagem, entre outros, é devido a uma fonte de má qualidade.

O estabilizador não estraga a fonte, mas a vai denegrindo, é mesma coisa dizer que o cigarro não mata, porem ele vai te detonando aos poucos.
E realmente existem fontes genéricas que podem ser utilizadas tranquilamente, ja tem outras que tem que ficar longe.
Então, como eu disse, o problema não é fonte genérica e sim fonte vagabunda, são duas coisas bem diferentes.

Re: Fonte generica

Em 07 Jun 2013, 13:06

Eu montei um PC genérico no Tempo que foi lançado o GTA SA, Fiquei com ele uns 4 anos e nunca deu problemas, vendi ele para comprar outro.

Agora sobre o estabilizador, queimei duas Placas de Vídeo por causa dele, até que resolvi deixar a fonte do PC ligado direito na tomada, depois disso não tive mais problemas com Placas de Vídeos queimando.

Re: Fonte generica

Em 07 Jun 2013, 15:05

A Fonte Generica costuma falar que tem um numero de wats quando na verdade disponibilisa um numero menor.
Exemplo:Tem Fonte Generica de 700 Wats mas na verdade ela so disponibilisa 500.
Mas isso depende muito. No meu PC antigo eu Usava fonte Generica e nunca me deu problema, como o Delluto disse Tem que saber diferenciar generica de vagabunda.
Imagem

Imagem


Imagem
Imagem

Re: Fonte generica

Em 07 Jun 2013, 16:20

Delutto escreveu:
IgorTricolor escreveu:
luizbara escreveu:Por que uma fonte genérica pode queimar o computador sendo que os watts são iguais?
Porque provavelmente ela não consegue entregar toda potencia rotulada, tem as voltagens fora do padrão, o ripple pode ser nas alturas, pode não ter as proteções adequadas...
Delutto escreveu:Isso é bobagem de fanboyola de marcas. Você vai perceber isso nos próximos comentários...
Se a potência for corretamente dimensionada, não haverá problemas. Tenho um PC genérico funcionando direto aqui a quase 5 anos e NUNCA tive problemas, sempre ligado ao tão (injustamente) difamado estabilizador.
Fontes genéricas não são ruim, fontes vagabundas que são, aí que está a diferença.
Fonte não é só potencia, muitas vezes quando se vê capacitores estourados, placas de video dando defeito de imagem, entre outros, é devido a uma fonte de má qualidade.

O estabilizador não estraga a fonte, mas a vai denegrindo, é mesma coisa dizer que o cigarro não mata, porem ele vai te detonando aos poucos.
E realmente existem fontes genéricas que podem ser utilizadas tranquilamente, ja tem outras que tem que ficar longe.
Então, como eu disse, o problema não é fonte genérica e sim fonte vagabunda, são duas coisas bem diferentes.
Problema é saber, qual é genérica, e qual que é vagabunda :argh:
Imagem
XFX GTX460 ||| AMD Athlom II X3 450 @ Phenon II X4 B55 ||| Gigabyte 990FXA-UD3 ||| 2x4GB Samsung 1600mhz ||| XFX 650W XXX ||| Sandisk 64GB SSD
Thermaltake Challenger ||| Razer Porca ||| Corsair M60 ||| Zowie G-RF ||| Mouse Bungee

Re: Fonte generica

Em 07 Jun 2013, 19:43

Saykkan escreveu:Eu montei um PC genérico no Tempo que foi lançado o GTA SA, Fiquei com ele uns 4 anos e nunca deu problemas, vendi ele para comprar outro.

Agora sobre o estabilizador, queimei duas Placas de Vídeo por causa dele, até que resolvi deixar a fonte do PC ligado direito na tomada, depois disso não tive mais problemas com Placas de Vídeos queimando.
Qual era a configuração do PC e qual era o estabilizador? Se você ligar um PC de alto consumo a um simples estabilizador de 300W, aí só vai dar problema mesmo.

Re: Fonte generica

Em 07 Jun 2013, 20:24

Delutto escreveu:
Saykkan escreveu:Eu montei um PC genérico no Tempo que foi lançado o GTA SA, Fiquei com ele uns 4 anos e nunca deu problemas, vendi ele para comprar outro.

Agora sobre o estabilizador, queimei duas Placas de Vídeo por causa dele, até que resolvi deixar a fonte do PC ligado direito na tomada, depois disso não tive mais problemas com Placas de Vídeos queimando.
Qual era a configuração do PC e qual era o estabilizador? Se você ligar um PC de alto consumo a um simples estabilizador de 300W, aí só vai dar problema mesmo.
Cara nem lembro, só sei que uma das configurações era um Pentium Dual Core 2.80Ghz + 4GB + Fonte de 500 Watts Reais + GTS 450.

E o Estabilizador eu nem faço Ideia, Só lembro de ter jogado ele no Lixo.

Re: Fonte generica

Em 28 Jun 2013, 12:00

Saykkan escreveu:
Delutto escreveu:
Saykkan escreveu:Eu montei um PC genérico no Tempo que foi lançado o GTA SA, Fiquei com ele uns 4 anos e nunca deu problemas, vendi ele para comprar outro.

Agora sobre o estabilizador, queimei duas Placas de Vídeo por causa dele, até que resolvi deixar a fonte do PC ligado direito na tomada, depois disso não tive mais problemas com Placas de Vídeos queimando.
Qual era a configuração do PC e qual era o estabilizador? Se você ligar um PC de alto consumo a um simples estabilizador de 300W, aí só vai dar problema mesmo.
Cara nem lembro, só sei que uma das configurações era um Pentium Dual Core 2.80Ghz + 4GB + Fonte de 500 Watts Reais + GTS 450.

E o Estabilizador eu nem faço Ideia, Só lembro de ter jogado ele no Lixo.
Ressucitando o tópico...
Como eu disse, quase certeza que seu estabilizador era de 300W, daí vc tem um fonte de 500W, óbviu que ia dar problema... por isso que o estabilizador é tão difamado... não por causa de seu mau desedmpenho mas sim pelo mau uso do mesmo.

Re: Fonte generica

Em 28 Jun 2013, 13:02

Bom.

as Fontes Genérica de 400watts ela tem o pico de 400w porem ela só segura até 230w em média.

Uma fonte de 400 watts reais consegue ficar trabalhando 24 hora a 400watts, a nominal apenas alguns segundos.

Re: Fonte generica

Em 28 Jun 2013, 13:13

Já que o tópico foi ressucitado.
IgorTricolor escreveu:Porque provavelmente ela não consegue entregar toda potencia rotulada, tem as voltagens fora do padrão, o ripple pode ser nas alturas, pode não ter as proteções adequadas...
Exatamente Igor. Você está correto nas suas observações. A oscilação de tensão pode queimar os componentes, principalmente sobre stress, alta temperatura, alta carga e a longo prazo. Só que voltagem não existe, é uma palavra inventada. O correto é tensão.
IgorTricolor escreveu:Problema é saber, qual é genérica, e qual que é vagabunda :argh:
Concordo plenamente. 99% são vagabundas.
Delutto escreveu:Isso é bobagem de fanboyola de marcas. Você vai perceber isso nos próximos comentários...
Se a potência for corretamente dimensionada, não haverá problemas. Tenho um PC genérico funcionando direto aqui a quase 5 anos e NUNCA tive problemas, sempre ligado ao tão (injustamente) difamado estabilizador.
Fontes genéricas não são ruim, fontes vagabundas que são, aí que está a diferença.
Você apelou por ofender de fanboyola de marca quem procura um produto melhor.

O fato é que 99% das fontes genéricas são uma verdadeira porcaria. Muitas de marca de grife são porcarias, imagina as genéricas.

Posso falar com conhecimento de causa pois fiz Elétrica no Senai, estudei Eletronica e também queimei duas fontes que na época eram razoáveis até, bem melhor que as genéricas, uma Dr. Hank e uma Sattelite vendidas como de 300 e 400 Watts Reais e com acabamento bem superior as genéricas (sei que a Satellite comercializou algumas boas fontes mais recentemente), usando uma Radeon 9800 PRO (placa que exigia bastante na época, essas fontes não seguraram a potência exigida), isso em 2004, época em que uma fonte realmente boa era cara e difícil encontrar. Uma delas explodiu literalmente. A outra apagou e não ligou mais. Antes delas queimei algumas fontes genéricas também, uma aqueceu tanto que um componente soltou do PCB da fonte e foi ejetado batendo na tampa e fazendo um grande barulho.

A qualidade dos capacitores de uma fonte genérica são extremamente inferiores aos de boas fontes. São mal dimensionados e de baixa qualidade.
As bobinas e indutores são vagabundos, o sistema de filtragem é uma porcaria, o que causa uma tremenda oscilação de tensão que fatalmente vai danificar algo do computador nem que seja a longo prazo.

É difícil citar uma fonte genérica que não seja vagabunda.

Talvez a AVC 400W, a qual tenho uma guardada e funcionando, que fez relativo sucesso entre 2007 e 2008. Essa é uma boa fonte "genérica", mas é uma exceção.

As fontes genéricas normalmente parecem de papel, são extremamente leves justamente devido a falta de componentes de qualidade e aos componentes faltantes (sim, muitas fontes simplesmente sofrem com a falta de componentes importantes para baratear o custo).

Isso já diz bastante coisa sobre a diferença de ser fanboyola de marca ou sensato.

Sobre o estabilizador, por favor, me explique em termos técnicos o porque ele é injustamente difamado.
Explique também porque isso não é usado no exterior e nem comercializado na maioria dos países.
Editado pela última vez por Rafael Marton em 28 Jun 2013, 13:30, em um total de 7 vezes.
Intel Core i5 2500K + Thermalright Mux 120
Gigabyte GA-Z68AP-D3 + 2x 4GB DDR3 Markvision
Sapphire Vapor-X HD 7950 @ 1150Mhz
SSD Samsung PM800 Msata 128GB + 3x HD 2TB Seagate 7200rpm
Fonte XFX Core PRO 650W
Ganinete CM HAF 912
Teclado A4Tech G800V
Asus Xonar DG 5.1 + Fone Superlux HD681B
Pads: Roccat Sense e Ozone Ground Level
Mouses: Corsair M60, Gigabyte Aivia Krypton, CM Storm Recon e Spawn, Logitech G400, A4 Tech X-760H, Mtek L103G
Mouse Bungee Thermaltake Galeru
Panasonic LED 47 TC-L47E5BG

Re: Fonte generica

Em 28 Jun 2013, 13:14

A questão ai ea corrente elétrica,pois eu tive um pc por quase 9 anos onde ele nos últimos 2 anos so serviu como escravo de download,nunca troquei nada dele,sempre ficava ligado a tomada(direto)e de vez em quando ficava algumas semanas ligado(tinha net de 100k em seguida 1mb),no entanto no meu primo ele troca de pc todo ano,Porque?,pois todo ano quase o pc dele queimava,pois a corrente elétrica da casa dele e um pouco "instável",não estou dizendo que a fonte eo estabilizador/no-break não são importantes,mais uma avaliação elétrica deveria ser feita.isso solucionaria boa parte dos problemas
Imagem
"The dragon comes for WAR"

Re: Fonte generica

Em 28 Jun 2013, 13:24

TH1AGOWAR escreveu:A questão ai ea corrente elétrica,pois eu tive um pc por quase 9 anos onde ele nos últimos 2 anos so serviu como escravo de download,nunca troquei nada dele,sempre ficava ligado a tomada(direto)e de vez em quando ficava algumas semanas ligado(tinha net de 100k em seguida 1mb),no entanto no meu primo ele troca de pc todo ano,Porque?,pois todo ano quase o pc dele queimava,pois a corrente elétrica da casa dele e um pouco "instável",não estou dizendo que a fonte eo estabilizador/no-break não são importantes,mais uma avaliação elétrica deveria ser feita.isso solucionaria boa parte dos problemas
Sim, mas as boas fontes têm um sistema de correção espetacular. Vale muito a pena comprar uma boa fonte com PFC ativo, certificado 80 Plus, proteções e construção de qualidade por isso.
A fonte corrige a oscilação em milésimos de segundo, não prejudicando os componentes do PC.

É válido lembrar também que o ideal é o PC ter uma tomada dedicada cuja fiação saia da caixa de distribuição e vá direto para a tomada do PC, sem ser compartilhada com nenhuma outra tomada ou iluminação da casa, além de ter seu próprio disjuntor.
Isso evita um monte de problemas.
Um aterramento dedicado para essa tomada também é recomendado, porém no Brasil é difícil ver alguém ter / usar aterramento.
Intel Core i5 2500K + Thermalright Mux 120
Gigabyte GA-Z68AP-D3 + 2x 4GB DDR3 Markvision
Sapphire Vapor-X HD 7950 @ 1150Mhz
SSD Samsung PM800 Msata 128GB + 3x HD 2TB Seagate 7200rpm
Fonte XFX Core PRO 650W
Ganinete CM HAF 912
Teclado A4Tech G800V
Asus Xonar DG 5.1 + Fone Superlux HD681B
Pads: Roccat Sense e Ozone Ground Level
Mouses: Corsair M60, Gigabyte Aivia Krypton, CM Storm Recon e Spawn, Logitech G400, A4 Tech X-760H, Mtek L103G
Mouse Bungee Thermaltake Galeru
Panasonic LED 47 TC-L47E5BG


Voltar para “Energia”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes