Qual o custo para ser um gamer?

Fórum para discução sobre hardware em geral.

Qual o custo para ser um gamer?

Em 02 Set 2010, 16:23

Hoje em dia não é nada fácil estar atualizado no mundo da tecnologia. Novos hardwares e softwares são lançados a cada dia, e os adquiridos a pouco tempo, passam a ser antigos em questão de pouquíssimo tempo.
Novos jogos também estão cada vez mais requerendo configurações ousadas e muito caras. Não podemos negar que hoje em dia é muito difícil ser um jogador atualizado. Só quem tem muito dinheiro consegue.

Você só poderá escolher dois caminhos na hora de escolher uma nova máquina para jogos: consoles ou computadores.

Consoles são máquinas, mais conhecidas como vídeo-games, que normalmente são usadas somente para jogar. Hoje em dia encontramos consoles com configurações ousadas e bom desempenho em jogos. Os mais recentes e conhecidos são o Xbox 360, da Microsoft, e o PlayStation 3, da Sony. Uma das grandes inovações do PS3 é que além de você comprar um vídeo-game de última geração, você também leva um player de Blu-Ray para sua casa.
Porém são consoles caros para a maioria da população brasileira, além de seus jogos também custarem muito, ainda mais no caso do PS3, que tem seus jogos gravados em discos de Blu-Ray. Poucos tem a chance de pagar mais de 100 reais em um único jogo. Além de que para utilizar sua potência gráfica no máximo é necessário uma televisão com tecnologia full HD, que não é nada barato.
Um dos maiores contras dos consoles é a impossibilidade de upgrade: se você compra um console, e no futuro ele não segurar mais os jogos como antes, ou até não serem mais fabricados jogos para o mesmo, você terá que se desfazer de seu velho amigo (mesmo não sendo tão velho assim) e comprar um mais recente. E do jeito que anda a tecnologia hoje em dia, isso vai ser cada vez mais comum.
Existem consoles em tamanho reduzido, como o PlayStation Portable e o Nintendo DS. Assim como seus irmãos maiores, também custam caro, assim como seus jogos.
Hoje em dia, você pagaria na média de 800 reais para adquirir um X-360 em sua versão mais simples e cerca de 1200 reais para a versão mais simples do PS3. Para levar jogos para jogar durante bastante tempo, essa brincadeira pode passar facilmente de 2000 reais.

Imagem
Xbox 360 SLIM, com HD de 250 GB, custando 999,99 na Pichau

Computadores são máquinas multi-uso. Podem ser utilizadas, desde para navegar na Internet, até para jogar, desde que você tenha um equipamento de hardware de última geração.
PCs de pouco tempo atrás, cerca de 2 anos, que foram comprados na época como topos de linha, hoje em dia são máquinas antigas e sequer servem para fazer um upgrade. Isso se deve ao fato do crescimento muito acelerado da tecnologia e os novos recursos cada vez mais chegando ao mercado. Se você quer ser um gamer hardcore de computador, precisa desembolsar muito dinheiro para a compra de seu equipamento e seus upgrades. E não pense que mesmo com atualizações, que ele vai durar muito. A tendência é cada vez mais aumentarem as tecnologias e teremos que trocar de equipamento igual trocamos de roupa (isso também pode valer para os consoles).

Notebooks para jogos ainda estão longe da nossa realidade. Podemos dizer que portabilidade e jogos, no quesito de computador, não se relacionam bem. Um notebook com uma placa de vídeo razoável pode passar de 6000 reais. Sem contar os jogos que também, cá entre nós, têm um preço muito alto.

Imagem
Toshiba Qosmio X505-Q880, com um Intel Core i7-720QM e uma NVIDIA GeForce GTS 360M, custando 6.852,90 na Plug Informática

Um computador para jogos não chega a tanto, mas também possui preço desanimador. Se você quer jogar tudo que existe no máximo (coisa que nunca um notebook faria), pode desembolsar bastante dinheiro. Porém se pensa em jogar e é alguém tranquilo, pode pagar mais barato. Hoje temos configurações de computadores para jogos de até 1500 reais. São boas com custo/benefício. Porém quando queremos algo exagerado, essa quantia não é nada suficiente.

Boas dicas de configurações para jogos

Até 1550 reais:
Processador: AMD Athlon II X4 620 (média de 250 reais)
Placa-mãe: ASUS M4A785-M (média de 230 reais)
Placa de vídeo: ATI Radeon HD 4770 (média de 320 reais)
Fonte de alimentação: 3R System IceAge 500 W (média de 170 reais)
Memória RAM: 4 GB DDR2 800 MHz (média de 100 reais cada pente de 2 GB)
Gabinete: Thermaltake V3 (média de 150 reais)
Disco rígido: HD 500 GB 7200 RPM (média de 150 reais)
Gravador DVD: diversas marcas (média de 80 reais)

Até 1750 reais:
Processador: AMD Athlon II X4 620 (média de 250 reais)
Placa-mãe: ASUS M4A785-M (média de 230 reais)
Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5770 (média de 500 reais)
Fonte de alimentação: 3R System IceAge 500 W (média de 170 reais)
Memória RAM: 4 GB DDR2 800 MHz (média de 100 reais cada pente de 2 GB)
Gabinete: Thermaltake V3 (média de 150 reais)
Disco rígido: HD 500 GB 7200 RPM (média de 150 reais)
Gravador DVD: diversas marcas (média de 80 reais)

Até 2200 reais:
Processador: AMD Phenom II X4 955 (média de 400 reais)
Placa-mãe: ASUS M4A79XTD EVO (média de 380 reais)
Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5830 (média de 700 reais)
Fonte de alimentação: 3R System IceAge 500 W (média de 170 reais)
Memória RAM: 4 GB DDR3 1333 MHz (média de 150 reais cada pente de 2 GB)
Gabinete: 3R System R460 (média de 200 reais)
Disco rígido: HD 500 GB 7200 RPM (média de 150 reais)
Gravador DVD: diversas marcas (média de 80 reais)

Até 2750 reais:
Processador: Intel Core i5-750 (média de 500 reais)
Placa-mãe: ASUS P7P55D PRO (média de 450 reais)
Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5830 ou NVIDIA GeForce GTX 460 (média de 700 reais)
Fonte de alimentação: 3R System IceAge 650 W (média de 280 reais)
Memória RAM: 4 GB DDR3 1600 MHz (média de 400 reais)
Gabinete: 3R System R460 (média de 200 reais)
Disco rígido: HD 500 GB 7200 RPM (média de 150 reais)
Gravador DVD: diversas marcas (média de 80 reais)

Até 3200 reais:
Processador: Intel Core i5-750 (média de 500 reais)
Placa-mãe: ASUS P7P55D Deluxe (média de 550 reais)
Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5850 ou NVIDIA GeForce GTX 465 (média de 900 reais)
Fonte de alimentação: Seventeam ST-750ZAF 750 W (média de 380 reais)
Memória RAM: 4 GB DDR3 1600 MHz (média de 400 reais)
Gabinete: 3R System R460 (média de 200 reais)
Disco rígido: HD 1 TB 7200 RPM (média de 200 reais)
Gravador DVD: diversas marcas (média de 80 reais)

Até 3800 reais:
Processador: Intel Core i7-920 (média de 700 reais)
Placa-mãe: ASUS P6T Deluxe V2 (média de 850 reais)
Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5850 ou NVIDIA GeForce GTX 465 (média de 900 reais)
Fonte de alimentação: Seventeam ST-750ZAF 750 W (média de 380 reais)
Memória RAM: 6 GB DDR3 1600 MHz (média de 500 reais)
Gabinete: 3R System R460 (média de 200 reais)
Disco rígido: HD 1 TB 7200 RPM (média de 200 reais)
Gravador DVD: diversas marcas (média de 80 reais)

Como vocês podem ver, dá para pagar pouco e caro por computadores para jogos. Além de que do computador de 2200 reais para cá, podemos adicionar mais uma placa de vídeo. Não que seja tão suficiente para o futuro, mas é melhor do que os outros que somente possuem um slot PCI Express.
Ficam as dicas.

E para vocês pessoal, o que preferem? Computadores ou consoles? Acham que é caro ser um gamer hoje em dia?

Infelizmente as configurações já ficaram meio desatualizadas... hehe... a ausência do X6, por exemplo.


Texto por Tiago Computer,
30/07/2010
Imagem

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 02 Set 2010, 17:05

Aí brother mandou bem d+.....obrigado pelas dicas de compra...será muito útil pra mim!
Imagem
Imagem
MEU NOVO E-MAIL E SKYPE: [email protected]

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 03 Set 2010, 00:44

Belas dicas cara, pode ajudar muita gente que está pensando em montar um novo PC.
Só não gostei nas duas opções mais caras, onde tu ofereceu a fonte Seventeam, não sou muito fã da marca, já vi muita gente reclamando, e por ter uma de 550watts da mesma marca que fritou 1 mês depois de encerrada a garantia, tomei um prejuíso de 300 mangos (preço q paguei na época), e por isso não uso mais e n em recomendo, acho q no valor citado ou pouca coisa à mais da pra pegar uma fonte melhor e mais onfiável.

Veja essa CORSAIR 550-VX

Garanto que os 550 dela é muito mais que os 750 da Seventeam.
Minha opinião.

Abraços.

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 03 Set 2010, 13:18

Tenho que discordar.
Por um acaso a sua fonte era da série BAZ?

PAF ou ZAF certeza que não é.

Essa fonte é excelente, fornece mais do que o rotulado e é modular. Eu pegaria ela até no lugar de uma TX650W.
Imagem

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 03 Set 2010, 14:56

Ótimo artigo thiago, bom mesmo!

Mas se você a alguns anos atrás, está ficando cad vez mais barato ser um gamer né? :mrgreen:
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 00:29

TiagoComputer escreveu:Tenho que discordar.
Por um acaso a sua fonte era da série BAZ?

PAF ou ZAF certeza que não é.

Essa fonte é excelente, fornece mais do que o rotulado e é modular. Eu pegaria ela até no lugar de uma TX650W.
Desculpa aí parceiro, não reparei na sigla do modelo, se tivesse visto, não teria falado besteira, a série ZAF com certeza é bem melhor, e a minha era uma PAG, mediana, mas ainda assim fiquei com o pé atrás com as seventeam.
Minha corsair atual é muito boa, e é modular tbm.

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 11:33

Venom_TR escreveu:
TiagoComputer escreveu:Tenho que discordar.
Por um acaso a sua fonte era da série BAZ?

PAF ou ZAF certeza que não é.

Essa fonte é excelente, fornece mais do que o rotulado e é modular. Eu pegaria ela até no lugar de uma TX650W.
Desculpa aí parceiro, não reparei na sigla do modelo, se tivesse visto, não teria falado besteira, a série ZAF com certeza é bem melhor, e a minha era uma PAG, mediana, mas ainda assim fiquei com o pé atrás com as seventeam.
Minha corsair atual é muito boa, e é modular tbm.
Acontece :mrgreen:

Indiquei para um amigo uma Satellite SL-8600EPS. É uma boa fonte, não chega ao nível de outras de 600 W, como uma Corsair, mas é boa quando se tem com mesmo preço uma Corsair VX450W. Infelizmente ele teve problemas com essa fonte, trocou por outra igual e está feliz da vida com um PC gastador e uma fonte boa.
O índice de problemas é bem baixo. O problema é quando pegamos uma fonte com problema e ficamos com medo de pegar outra da mesma marca, já que já tivemos problema.

Isso é normal ;)
Imagem

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 14:46

Opa, esse artigo eu conheço, hein?!

Tenho que repetir que foi um ótimo trabalho!
Parabéns.
Core i5 2500 | 8 GB HyperX 1600 MHz | GTX 1050 2GB

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 16:29

WebSwat escreveu:Opa, esse artigo eu conheço, hein?!

Tenho que repetir que foi um ótimo trabalho!
Parabéns.
Obrigado novamente Web!
Imagem

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 19:49

Acho que o de 3 mil e pouco é o melhorzinho, se bem que dá pra mexer mais nele! :mrgreen:
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 21:58

SirArucard escreveu:Acho que o de 3 mil e pouco é o melhorzinho, se bem que dá pra mexer mais nele! :mrgreen:
Pô, o melhor de ups é o mais caro... é dele que você fala?
Imagem

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 22:35

É, o de 3800! :mrgreen: Ainda da pra mexer um poko nele, mas só vai fazer ficar mais caro! :mrgreen:
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 22:37

SirArucard escreveu:É, o de 3800! :mrgreen: Ainda da pra mexer um poko nele, mas só vai fazer ficar mais caro! :mrgreen:
Pois é, hehehe... fica inviável para meu caso se mexer mais ainda.
Imagem

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 04 Set 2010, 22:40

hahahaha, acho que fica inviável pra todo mundo!!! hahahahahaha!!! Pior ainda pra mim, que nem trabalho! :lol:
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Qual o custo para ser um gamer?

Em 28 Dez 2010, 09:32

Parabéns,explico bem certo e tals .-.


Voltar para “Hardware”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes