[AAR] Triumph des Willens

Área destinada as pessoas que queiram discutir sobre filmes, livros, séries, quadrinhos, músicas, animes, mangás e tudo relacionado ao mundo nerd!

Moderadores: Henry Master, Ecthelion

[AAR] Triumph des Willens

Em 15 Jul 2015, 20:09

Boa pessoal! Sou novo nessas paragens e, como eu falei neste tópico aqui, pretendo publicar um After Action Report. Explicando rapidamente, um AAR é um relato pós-game onde o jogador narra sua experiência de gameplay. Normalmente, este relato têm mais ênfase no gameplay em si, entretanto, eu curto escrever consideravelmente e ultrapassar o limite do gameplay.

Para este AAR, eu escolhi um jogo em particular chamado Hearts of Iron 2 da Paradox. O jogo é um simulador de nações e governos durante o período de 1933-1963. Utiliza a temática do preâmbulo da Segunda Guerra Mundial até os primeiros anos da Guerrra Fria. Na condição de um simulador, mas com alta liberdade de alterar o curso da História, o objetivo do jogo é a vitória de sua aliança e/ou nação.

O jogo em si não é muito complexo, mas é interessante ter sempre ciência de um background histórico e ter alguns conceitos em mente.
Conceito #1 - "manpower" ou a "força de produção": é uma das principais coisas no jogo. Seria a população economicamente ativa, tanto para a infraestrutura nacional quanto para as forças armadas. Com ela, o jogador pode utilizá-la para construir fábricas e infraestruturas civis em províncias, infraestruturas militares em províncias (aeroportos, bases navais, radar, armas antiaéreas, fortificações, fortificações de costa...).
Cada 1 de manpower representa 1000 pessoas/soldados.

Conceito #2 - "industrial capacity" ou a "capacidade industrial": é também principal no jogo. É a soma de tudo o que seu país pode produzir através do número de fábricas que ele dispõe. Cada 1 IC ou 1 factory em um uma província adiciona 1 em um pool de IC. Então 300 de IC corresponderiam a produção de 300 indústrias.

Conceito #3 - "resources" ou os recursos estratégicos: é principal e resumem-se a energia, metais, recursos raros, óleo (combustível) e suprimentos. Não falarei deles, mas aparecerão nas imagens que eu utilizar do jogo.

Conceito #4 - Tecnologias: também é central no jogo e você controla as pesquisas que seu país realiza. Cada pesquisa é realizada por um Tech Team ou um "Grupo de Pesquisa", como universidades, empresas estatais/privadas, institutos militares, personalidades da ciência, enfim.
As pesquisas podem ser no campo industrial, no campo militar (marinha, exército, aeronáutica) e nasmelhorias militares (doutrinas de combate e armas), no campo da eletrônica e desenvolvimento, entre outros. Não focarei muito no AAR.

Conceito #5 - linhas de produção: seu país leva um tempo determinado para construir uma fábrica (1 ano de jogo) ou treinar uma Divisão Militar (180 dias de jogo, por exemplo).

Conceito #6 - Divisões/brigadas/esquadras/navios: suas forças armadas dependem de seus investimentos para ampliá-las ou aperfeiçoá-las. Como falamos de 2ª Guerra Mundial, falamos de uma Divisão que utiliza 8.000-17.000 soldados, a depender do tipo de divisão, ou seja, 8 a 17 de manpower. Um navio pode ter 3500 tripulantes ou 3.5 de manpower. Um submarino 100 tripulantes ou 0.1 de manpower. E por aí vai...

Conceito #7 - Formas de Governo: você pode controlar como seu país se define. Entre democracia e ditadura, entre esquerda e direita, entre isolacionismo e intervencionismo, entre centralismo econômico e livre mercado. Conforme você muda, você se enquadra em ideologias: nazismo, fascismo, autocracias paternalistas, stalinismo, leninismo, liberais sociais, liberais de mercado e mais alguns outros.
Controla ainda os ministros que compõem o gabinete de seu governo e a chefia de suas forças armadas. Cada líder, cada forma de governo influencia de formas diferentes o andamento do seu país e, por consequência do seu jogo.

Conceito #8 - Tal qual seus ministros, você também pode escolher quais líderes militares você quer. Como a unidade básica é uma divisão, o líder militar correspondente seria um Major-General. Temos Exércitos e Grupos-de-Exércitos com Generais e Marechais, respectivamente.

Como falei, você controla um país, que é cheio de províncias e distritos urbanos [Berlim, São Paulo, Washington, etc], sua forma de governo e suas forças militares, etc. Não me aterei tanto ao jogo e sim à narrativa histórica real e/ou alternativa. Assim, narrarei fatos, eventos, nomes, datas, personagens reais e fictícios e afins.

******************************************************
Configurações de jogo:
HEARTS OF IRON 2 - versão Arsenal of Democracy patch 1.05 + Iron Cross patch 1.02
Nação: Alemanha
Cenário: The Beginning of All
Dificuldade: Normal [Nota pessoal: a dificuldade nesse jogo só influencia em bônus/penalidade para o IC, ou seja, o normal é o meio termo.]
Agressividade da AI: Furious
INÍCIO de jogo: 1933
FIM de jogo: 1964

Justificativa
Quando pensamos em Alemanha na Segunda Guerra Mundial, pensamos no nazismo e seus horrores. Está correto realizar tal associação, pois a ideologia nazista foi a responsável pelo belicismo alemão e os terríveis resultados da guerra. Quanto ao nazismo, reforço meu repúdio total. Sou, desde já, contra quaisquer apologias a este regime brutal que promoveu genocídios como políticas de Estado, vitimando milhões de pessoas nos campos de extermínio e de batalha.

Este também pode ser encarado como um exercício do "E se..." dentro da História Mundial. Ou como a história da Alemanha Nazi poderia ter sido contada em uma eventual vitória da Alemanha? Romances fictícios como Fatherland e The Man in the High Castle são exemplos disso. Este exercício de História Alternativa serve como uma crítica ao autoritarismo, que pode ser representado através de uma bela história, mas que não deixa de ser autoritário.

Objetivos de jogo:
O mundo sob a êgide alemã ou um cenário de Guerra Fria entre potências, onde a utilização das armas disponíveis será realizada, até mesmo artefatos nucleares.

Dominar a Europa e o restante do mundo. :badass:

Então, apresento-lhes o AAR
Triumph des Willens, o triunfo da vontade!
Imagem
Espero que eu possa contribuir com uma narrativa "genuína" e de visibilidade no fórum e que vocês curtam, comentando aí sempre o que acharem!

PS: Normal assinatura não aparecer depois de inserida ou está relacionado com o grupo que o usuário está inserido?
PS. 2: Se a ADM do Fórum tiver algo contra o uso deste banner, em vista da suástica nazista, gostaria que se manifestasse. Durante o AAR, haverão imagens que eventualmente e situações correlatas. No Brasil, o uso da suástica para fins nazistas constitui crime, de acordo com a lei 9.459, de 1997, como dispõe o parágrafo primeiro do seu artigo 20. Logo, a utilização aqui deve ser entendida como um uso instrumentalizado sem fins políticos.
Editado pela última vez por BillerGSB em 15 Jul 2015, 20:24, em um total de 1 vez.
Clique no banner a seguir e conheça o AAR Triumph des Willens:
Imagem

Re: [AAR] Triumph des Willens

Em 15 Jul 2015, 20:11

Reservado para o Índice.
Clique no banner a seguir e conheça o AAR Triumph des Willens:
Imagem

Re: [AAR] Triumph des Willens

Em 15 Jul 2015, 20:17

ÍNDICE

Prólogo
Editado pela última vez por BillerGSB em 15 Jul 2015, 23:00, em um total de 1 vez.
Clique no banner a seguir e conheça o AAR Triumph des Willens:
Imagem

Em 15 Jul 2015, 22:57

Prólogo

Versalhes, França. 28 de junho de 1919. Este foi o lugar e o dia em que a infâmia desfechara seu derradeiro capítulo na História da Grande Alemanha. Tal capítulo começara em Novembro de 1918 quando a vontade de homens, traidores do Reich, representantes e mesmo integrantes daqueles que haviam forçado o Kaiser Wilhelm II a resignar de seu trono, assinaram o aviltoso armistício em Compiègne.

Os representantes dos Poderes Aliados obrigaram a Alemanha a aceitar humilhantes cláusulas... Proibições e restrições que feriam o direito perpétuo dos Estados Nações. A Marinha Imperial, fora praticamente destruída ou canibalizada sob os termos de reparações navais britânicas, limitando em tonelagens navais inaceitáveis e proibindo a força submarina àquela que fora a outrora poderosa força naval.

O Exército Alemão fora limitado a não mais que cem mil homens alistados, proibido de possuir carros blindados e manufaturas destinas à produção de diversos tipos de armas bem como a importação de armas. A Força Aérea Alemã fora extinta e relegada apenas ao setor civil. O território nacional do Reich fora repartido entre franceses, belgas, dinamarqueses, poloneses, lituanos e checoslovacos. As possessões coloniais foram repartidas entre franceses, britânicos, sul-africanos e japoneses. Pesadas indenizações e reparações deveriam ser pagas por décadas futuras.

Ao povo alemão, ultrajado e sobrecarregado por tamanha dívida, só restara a desordem e a insurreição promovida por políticos de índole perversa.

As decadentes nações que assinaram o Tratado de Versalhes não estavam interessadas em assumir um compromisso verdadeiro com a paz. Buscaram apenas espoliar e repartir o Reich como os grandes leões da África ao abaterem uma presa. Mais do que apenas fazer uma pilhagem da grandeza do povo alemão... Tentaram prender aos grilhões um poderio e ímpeto nunca antes visto na História Mundial. Apesar de estar despida de seu resplendor, a Alemanha constituía-se em um perigo permanente e iminente para as temerosas e desprezíveis nações, estas que por alguns momentos lograram algum êxito.

A despeito de tamanhas agruras, seria em Munique, na Baviera, que um futuro promissor começaria a ser traçado. Seria nesta cidade onde seria fundado o Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (NSDAP) - o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. E, entre os primeiros membros de tal organização política, estaria aquele que se mostraria a personificação da vontade e do ímpeto do povo alemão - Adolf Hitler. Seus correligionários políticos logo perceberam sua proeminência de liderança, e, em 1921, Hitler tornar-se-ia o líder do NSDAP.

A trajetória não seria fácil. O Partido ainda teria que vencer sérios obstáculos. Um deles fora a tentativa de ascensão ao poder em 9 de novembro de 1923. Novamente, os traidores do povo alemão se mostraram e contiveram a mobilização, a qual chamaram de "golpe". A polícia bávara detivera Hitler e importantes membros do partido. Todavia, a interferência das assim constituídas autoridades não poderiam parar o movimento!

Durante seu julgamento, Hitler defendeu-se brilhantemente sendo ovacionado pela multidão que o acompanhava. Apesar disso, ele foi condenado e enviado à prisão. Durante o tempo que esteve preso, escreveria a obra fundamental do NSDAP, o Mein Kampf - "Minha Luta". Tal escrito arraigara fama nacional sobre a história do Líder e suas concepções. Anistiado após seis meses de prisão, Hitler refundara e revigorava o Partido. Assim começava a trajetória de ascensão de sua pessoa ao poder.

Até o ano de 1929, o NSDAP conseguira pouca voz dentro do Parlamento. Mas, naquele mesmo ano, o decadente modo de vida das outrora vitoriosas potências da Grande Guerra trouxeram para si e, infelizmente, para a Alemanha, a ruína econômica. A crise de 1929 trouxera ainda maiores desgraças ao povo alemão. As taxas de desemprego subiram exponencialmente tal qual os índices de inflação. As dívidas tornaram-se demasiadamente pesadas e o País ficou a beira do colapso total.

A esperança residia somente na voz de quem pregava desde muito a reafirmação nacionalista do povo alemão bem como sua capacidade de se reerguer como potência mundial - a voz de Adolf Hitler e o Partido Nazi.

Nas eleições de 1930, o NSDAP conseguira expressiva votação, tornando-se o segundo maior partido dentro do Parlamento. O apelo entusiástico e ultranacionalista ganhava novos adeptos a cada dia. Cada vez mais, todos se convenciam que seria através daquele partido que o futuro alemão seria escrito de forma triunfante.

Hitler concorreria às eleições presidenciais em 1932, mas perderia para Paul von Hindenburg, importante marechal alemão durante a Grande Guerra e o até então presidente da República. Hindenburg ganhara as eleições de 32, mas foi convencido por Franz von Papen, chanceler alemão daquele ano, a chamar Hitler à Chancelaria.
Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler assume como o Reichskanzler, o Chanceler da República.

Desde este ano de 1933 em diante, a História da Grande Alemanha será escrita com maior esplendor e glória que nação alguma alcançara desde os tempos imemoriais, onde o povo alemão erguerá um Reich que durará milhares de anos, sendo o estandarte da supremacia sobre os povos do mundo!
Imagem
Es lebe Deutschland! - Vida longa à Alemanha!
********************************************************
Acompanhe este e outros relatos deste AAR através do ÍNDICE

A depender da audiência, em breve o primeiro capítulo.
Clique no banner a seguir e conheça o AAR Triumph des Willens:
Imagem

Re: [AAR] Triumph des Willens

Em 16 Jul 2015, 08:36

BillerGSB escreveu: PS: Normal assinatura não aparecer depois de inserida ou está relacionado com o grupo que o usuário está inserido?[/size][/font][/justify]
[/justify]
Sim normal, somente usuários que fazem parte do staff da tribo podem usar assinaturas devido há alguns problemas que rolaram no fórum. Depois que as coisas forem modificadas volta ao normal. :joia:

Curti o prólogo cara, vou continuar acompanhando :joia:
Imagem
Minha Galeria: Se curtiu meus trabalhos, usa minha Fan Bar ai:
Imagem
Imagem


Voltar para “Tribo Nerd”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes