Ajuda urgente primeiro Overclock

Área para compartilhar dicas e truques acerca do Overclocking.

Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 13 Set 2013, 09:56

Pessoal fiz um monitoramento da minha máquina e queria ajuda de vcs, para saber se da para fazer mais OC no meu pc, mas queria saber se meu CPU pega uns 4.8 ~ 5.0 GHZ para game! OBS quero tirar o maximo de gargalo possivel, por que uso duas Radeon 7870 OC 1100Mhz por 1300Mhz. ta aew minhas medições.
Até agora só fiz over por software.

Placa Mãe: Gigabyte GA-990FXA-UD3 ver.1.1 - Bios ver. F8.
Processador: Zambezi - AMD FX-8150 - 3.6 Ghz (stock) -
Temperaturas: Software usado : CPUZ, CoreTemp, HWMonitor(Mobo), CineBench 11.5(CPU) e AMD OverDrive (GPU. O software foi usado atraves do amd catalyst Center para aumentar o clock em 4.5 Ghz)

CPU em 3.6 Ghz Full Stress sem ajuda do AMD OverDrive:
core 0 - 43 ~ 44
core 1 - 43 ~ 44
core 2 - 43 ~ 44
core 3 - 43 ~ 44
core 4 - 43 ~ 44
core 5 - 43 ~ 44
core 6 - 43 ~ 44
core 7 - 43 ~ 44

CPU em 4.5 Ghz full Stress com ajuda do AMD OverDrive:
core 0 - 53 ~ 54
core 1 - 53 ~ 54
core 2 - 53 ~ 54
core 3 - 53 ~ 54
core 4 - 53 ~ 54
core 5 - 53 ~ 54
core 6 - 53 ~ 54
core 7 - 53 ~ 54

CPU MIN- 27 C MAX- 56 C

Temp. Mobo c/ CPU 3.6 Ghz:
Tempin0: 34 C
Tempin1: 43 c
Tempin2: 53 C

Temp. Mobo c/ CPU 4.5 GHz utilizando AMD OD c/ tudo ativo:
tempin0: 35 C
tempin1: 50 C
tempin2: 65 C


Cooler CPU:
WaterCooler Cosair H100i c/ 2x Coolers há 2500 RPM (Joga o ar para fora da torre) e 2x Coolers 1300 RPM (Puxa o ar da torre),

Rpm Divider/Pump: Number Two / 2189

Fonte: OCZ ZT series 750W Full Modular.

Memorias: 2x4GB Cosair Vengeance 1600MHz

Quero Entender melhor o sistema de OC pq não entendo muito sobre frequencia, de memoria em relação a cpu e vcore... so meio noob nisso então pesso encarecidamente a ajuda de vcs pessoal vlw ! OBS: Se puderem em passar um tutorial de como fazer over pla mobo ou como eu manipulo as voltagens lá ... obrigado

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 13 Set 2013, 11:53

O mais correto para você fazer um over é fixar o frequência das memórias ou não alterar o FSB já que seu processador é desbloqueado.
Não recomendo usar aplicativos. Faça tudo pela BIOS da placa mãe.

A forma como você vai fazer depende do tipo de over que você quer fazer, se mais agressivo ou conservador. Particularmente não gosto de alterar muito o Vcore pois diminui o tempo de vida útil da peça.

De início você pode subir o Vcore do processador em 0,1 e ir subindo o multiplicador até encontrar o maior clock em que o processador fique estável em testes de Stress como o Prime95 http://www.mersenne.org/freesoft/ ou o OCCT http://www.ocbase.com/index.php/download. Esse é um overclock mais conservador, você vai estar alterando em pouco o Vcore.
Claro que você têm que observar se além de estável, ele mantém uma temperatura que não irá prejudicar o processador. Mas com o cooler que você têm deve suportar um bom overclock mantendo uma boa temperatura.

Se você quiser um overclock mais agressivo, configure o Vcore praticamente no máximo que o processador suporta (no caso do seu o Vcore máximo é de 1.55, mas eu não passaria de 1.5 por segurança), e coloque o clock bem alto, mas de forma que fique estável (creio que pode subir a 5GHz ou algo próximo disso). Depois faz o processo reverso, vai baixando o Vcore com o clock mantido até encontrar o menor Vcore em que o processador se mantém estável com o clock desejado.

Lembrando que overclock é por sua conta e risco.
"O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos."

Frédéric Bastiat

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 14 Set 2013, 17:08

Mas tipo eu pesquisei um pouco e queria entender melhor sober fsb vcore e o clock...
Se eu aumentar o vcore deixando em 1.5 e diminuir o fbs eu consigo um bom over?

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 14 Set 2013, 17:47

Mas tipo eu pesquisei um pouco e queria entender melhor sober fsb vcore e o clock...
Se eu aumentar o vcore deixando em 1.5 e diminuir o fbs eu consigo um bom over?
Amigo, esquece o FSB. Como o multiplicador do processador é desbloqueado, você vai mexer apenas no multiplicador para aumentar a frequência.

Sugiro que deixe o FSB em 200, o multiplicador em 23 e o Vcore em 1.45.
Depois disso vá baixando o Vcore até encontrar o valor mais baixo mantendo o processador estável.
Você pode até tentar um overclock maior aumentando o valor do multiplicador, mas vi alguns benchmarks desse processador e me parece que 4.6GHz com 1.42 de Vcore é uma boa marca a conseguir:

http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/FX8150/13.html
http://www.anandtech.com/show/4955/the- ... -tested/10
http://www.guru3d.com/articles_pages/am ... iew,8.html
"O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos."

Frédéric Bastiat

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 14 Set 2013, 18:11

Até quero aproveitar e perguntar ao The Godfather se tem como eu botar esse meu X6 1055T TDP 95W + Cooler Evercool Buffalo à 3.5 Ghz pra usar suave no dia a dia...

Eu nunca mexi no V-Core dele, acho que tá em Auto, vou ter que ver se ele tem a voltagem bloqueada...

Sei la, é que em 3.3 Ghz ficou bem estável, botei essa velocidade pq no Turbo Core ele já pega isso, só overclockei direto pra 3.3 Ghz pra ficar constantes.
Foi meu primeiro e único overclock, até fiquei impressionado com os ganhos do OC, até no Boot fica mais rápido :magico:
Vale a pena você tentar aumentar esse over sim Matheus.

Me parece que é bem provável chegar a uns 3.7GHz.

Veja alguns exemplos de overclock e o Vcore que usaram em reviews desse processador:

http://www.legitreviews.com/amd-phenom- ... ew_1414/13
http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/ ... 5T/12.html
http://www.anandtech.com/show/3674/amds ... eviewed/11
http://www.guru3d.com/articles_pages/ph ... iew,6.html
"O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos."

Frédéric Bastiat

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 15 Set 2013, 00:17

Consegui colocar ele pra 3.5 Ghz, mas tá tendo drop de v-core, causando instabilidade
Assim, eu seto o V-Core manualmente daí abro o CPU-Z e coloco o CPU em Full load com o Prime95, daí no começo fica de boa, 14x 250 3.500 Mhz
Mas tem hora que cai o V-Core pra 1.1 v e o multiplicador cai pra 4x e fica só 1.000 Mhz. E isso em jogo é uma droga, pq dá gargalo na GPU, que cai pra 30% jogando BF3 e cai pra 30 FPS
Vi que tem uma opção pra controlar isso chamada "Loadline Calibration" só que na minha placa mãe não são as opções de ligado e desligado, são porcentagens, daí eu não sei se deixo mais perto dos 100% ou do 0%, só sei que em Auto fica ruim. Alguém me ajuda?
Isso que você está relatando pode ser o Cool'n'Quiet. Tente desabilitar ele na bios.
O Load Line Calibration se não da para desligar, deixe em zero.
Se sua placa tiver o ACC (advanced clock calibration), desabilite a opção ou deixe 0 na porcentagem.
"O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos."

Frédéric Bastiat

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 23 Set 2013, 22:46

então pessoal resolvi postar aki minha BIOS para ver se entendo melhor pesso ajuda de vcs, onde devo mecher ?
essas são minhas config da BIOS, minha duvida é onde devo mudar para pegar um over de uns 5.0ghz? Uso um h100i com 4 coolers nele, + 3 aparte, fonte 750 real ocz series z mobo: 990FXA UD3 para Amd . CPU: FX 8150

cpu clock ratio [Auto] 3600 Mhz
cpu Northbridge Freq. [Auto] 2200 Mhz
Core Performace Boost [Enable]
CPB Ratio [Auto] 4200 Mhz
CPU Host Clock Control [Auto]
x CPU Frequency 200

PCIE Clock(MHz) [Auto]
HT Link(MHz) [Auto]
HT Link Width [Auto]
HT Link Frenquency [Auto] 2600 Mhz
DRAM E.O.C.P [Disabled]
Set Memory Clock [Auto]
x Memory Clock x6.66 1333Mhz

********* System Voltage Optimized (Auto) *********
System Voltage [Auto]

Normal CPU Vcore 1.4125 V


********* System Voltage Optimized (Manual) *********
System Voltage [Manual]
CPU PLL Voltage Control [Normal] 2.500 V
DRAM Voltage Control [Normal] 1.500 V
DDR VTT Voltage Control [Normal] 0.750 V
NB Voltage Control [Normal] 1.100 V
HT Link Voltage Control [Normal] 1.200 V
NB/PCIe/PLL Voltage C. [Normal] 1.800 V
CPU NB VID Control [Normal]
CPU Voltage Control [Normal]
Normal CPU Vcore 1.4125 V

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 24 Set 2013, 00:00

Chegar a 5 GHz acho meio difícil.
Uns 4.7 é mais provável.

Veja este guia para sua placa mãe: http://forums.tweaktown.com/gigabyte/46 ... oming.html

Está em inglês mas é muito útil, bem detalhado e fácil de entender.
"O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos."

Frédéric Bastiat

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 24 Set 2013, 14:30

Pow me ajudou muito cara eu comecei a entender onde devo mudar, mais fiqeui confuso sobre a frenquencya de memoria, e como devo configura-la...
Sou Obrigado a seta a frequencia, ou só se eu quiser fazer over nelas ? Eu uso duas memorias da corsair vengencean (acho que é assim) de 1600mhz em dual ch
essa parte que fique confuso...

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 24 Set 2013, 14:52

Pow me ajudou muito cara eu comecei a entender onde devo mudar, mais fiqeui confuso sobre a frenquencya de memoria, e como devo configura-la...
Sou Obrigado a seta a frequencia, ou só se eu quiser fazer over nelas ? Eu uso duas memorias da corsair vengencean (acho que é assim) de 1600mhz em dual ch
essa parte que fique confuso...
Não precisa alterar a frequência ou tensão das memórias. Só se for fazer over nelas, mas nem compensa, o ganho de desempenho é praticamente nulo.
"O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos."

Frédéric Bastiat

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 25 Set 2013, 09:19

Pow vale GodFather, tava com essa duvida terrivel, vou tentar usar as voltagens do video, até pq minha placa e da mesma serie 990fxa, só que vou ajustar para 4.7 GHZ... Vlw mesmo esse tuto vai me ajudar muito e me ajudou a entender mais sobre OC. Uma ultima duvida, para eu ter certeza de que meu over esta estável, é só ver se o vcore não esta dando drop down ?

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 25 Set 2013, 09:25

Não exatamente, teste com programas como o LINX BENCHMARK e deixe ele por um bom tempo e se houver tela azul, ou o programa para o teste e lhe avisar de algum ou até mesmo ao final do ciclo ele lhe avisar, costumo também testar em jogos por que la ocorre variação no uso de CPU o que ajuda a forçar o processador também, semana passada fiz over no quad e ele tava ok mas as memórias estavam a um frequencia alta de mais para elas ai tive que baixar frenquencia, mesmo se você colocar vcore correto as vezs será preciso aumentar o pci-e de 100(auto) para 110 por exemplo para poder liberar o over e ficar mais estável
Processador: Core i5 4670k @ 4.00Ghz
Placa Mãe: GA-Z87-D3HP
Water Cooler: Antec 620
Placa de Video: EVGA GTX 660Ti
Memória ram: 16 Gb DDR3 CORSAIR DOMINATOR (4x4GB) 1600mhz
SSD: Kingston V300 240Gb
Disco Rígido: HD seagate 500gb & Samsung 500Gb
Gabinete: HAF X 942 NVIDIA EDITION
Fonte: satellite 1000w
Monitor: PHILIPS 236V3L 23'LED
Mouse: razer deathadder
Mousepad: razer goliathus fragged alpha speed large
Headset: sony wireless headset 7.1

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 25 Set 2013, 11:33

Pow vale GodFather, tava com essa duvida terrivel, vou tentar usar as voltagens do video, até pq minha placa e da mesma serie 990fxa, só que vou ajustar para 4.7 GHZ... Vlw mesmo esse tuto vai me ajudar muito e me ajudou a entender mais sobre OC. Uma ultima duvida, para eu ter certeza de que meu over esta estável, é só ver se o vcore não esta dando drop down ?
Para ver se ficou estável, deixe ao menos uma hora rodando o OCCT http://www.ocbase.com/index.php/download
O que vai determinar o clock máximo que você vai conseguir é a sorte. Você pode ter o mesmo modelo de placa mãe e processador e precisar de menos ou mais Vcore para conseguir a mesma frequência que outra pessoa, assim como pode conseguir ou não chegar a uma determinada frequência.

Você só vai descobrir isso fazendo o teste de stress com o OCCT ou similar e vendo se fica estável.
"O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos."

Frédéric Bastiat

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 09 Out 2013, 22:27

God help por favor, então eu segui o tutorial la. Setei o mutiplicado para 22.5 em 4.5GHz e no Vcore inicial estava em 1275 eu acho... depois setei para 1.45. Testei em 1.45 voltei a bios e setei para 1.2 aew ele deu fail., então desliguei tudo tirei a bateria e esperei coloque-a devolta e liguei tudo, aew funciono normal porém minha Vcore agora é de 1.41, porem queria diminuir mais so que ele não vai da o fail fasso todo o procedimento acima e ele volta ainda em 1.41 o que eu faço ? Se eu não resolver como volto as configurações padrões incluindo o Vcore ? me ajuda por favor man num quero fazer besteira! vlw espero a resposta obrigado desde já...

Re: Ajuda urgente primeiro Overclock

Em 09 Out 2013, 23:58

Amigo, a respeito do vcore não voltar ao original tente voltar ao padrão pela própria bios, não o método de remover a pilha ou semelhante.
Para saber se esta estável rode o wPrime, estamos usando o mesmo para overclock no mundo senai.
Intel Core i7-4770K
NZXT Phantom 630 Windowed Edition
NZXT Kraken X60
MSI Z87 MPower Max
OCZ Vector 128GB
Corsair Vengeance Pro 16GB@1600MHz
Corsair Vengeance 1500
Cooler Master V1000W


Voltar para “Overclock”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes