[ PEDIDO]* The Last Remnant

Local onde devem ser feitos os pedidos de traduções à Tribo Gamer. Confira se já existe um pedido de tradução para o jogo antes de postar um novo.

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 07 Ago 2017, 16:38

cfarl escreveu:
John7W escreveu:Cara, manda MP pro H3rdell como Alves_TR sugeriu. Queria poder ajudar, mas não entendo nada.
Já mandei, mas ainda não recebi resposta.... Não sei que ele chegou a ver minha mensagem... :(
Se tiver lido sua mensagem ela vai para a seção ''Mensagens enviadas''

Caso contrário vai estar em ''Caixa de saída'' ainda. Dps confere aí.
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄►
Imagem
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄

Steam: http://steamcommunity.com/id/Alves_TR/

Imagem

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 07 Ago 2017, 23:33

cfarl escreveu:Boa noite, pessoal.

Gostaria de saber se o interesse na tradução é voltado para alguma plataforma específica.

Pergunto isso porque identifiquei os arquivos da versão para xbox 360 e vi que é possível a tradução. Trabalhosa, mas possível!

Em resumo, percebi o seguinte, nesses arquivos:

- Cada fala é codificada da seguinte maneira: uma letra, caractere hexa 0, outra letra, caractere hexa 0, etc.

Então, para fazer a tradução, seria necessário o seguinte:

- Extrair cada uma das falas (e são muitas!) em arquivos

- Fazer a tradução das falas da seguinte maneira: inglês ; português (já explico porque)

- Construir uma ferramenta que pegue o texto em inglês, acrescente os caracteres hexa 0 após cada letra, pesquise no arquivo e substitua pelo texto em português, acrescentado os caracteres hexa 0.

Sou programador, posso desenvolver essa ferramenta. Mas para fazer a tradução precisaria da ajuda de vocês com a tradução propriamente dita. É muita coisa para traduzir.

Tendo os arquivos com a tradução, basta rodar essa ferramenta (o injetor de texto) para fazer as devidas substituições.
Cara, só são lançadas traduções para PC aqui no tribogamer.
Se puder verificar a versão PC do The Last Remnant seria uma boa..

Olha algumas páginas anteriores (de 2015) e entra em contato com o @MJarcos, ele havia dito que só faltava uma tool pra extrair arquivos UPKs, pra iniciar a tradução.

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 08 Ago 2017, 12:34

bahamut escreveu:Cara, só são lançadas traduções para PC aqui no tribogamer.
Entendo! Mas veja, o problema é o mesmo: editar as mensagens em um arquivo UPK.

Vamos então falar da versão PC, ok?
bahamut escreveu: Olha algumas páginas anteriores (de 2015) e entra em contato com o @MJarcos, ele havia dito que só faltava uma tool pra extrair arquivos UPKs, pra iniciar a tradução.
Mandei uma MP para ele. Fazer a tool eu faço, dependendo do que ele precisa. Como disse antes, só preciso saber algumas outras informações para entender 100% o conteúdo do arquivo binário.

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 09 Ago 2017, 10:26

cfarl escreveu:
bahamut escreveu:Cara, só são lançadas traduções para PC aqui no tribogamer.
Entendo! Mas veja, o problema é o mesmo: editar as mensagens em um arquivo UPK.

Vamos então falar da versão PC, ok?
bahamut escreveu: Olha algumas páginas anteriores (de 2015) e entra em contato com o @MJarcos, ele havia dito que só faltava uma tool pra extrair arquivos UPKs, pra iniciar a tradução.
Mandei uma MP para ele. Fazer a tool eu faço, dependendo do que ele precisa. Como disse antes, só preciso saber algumas outras informações para entender 100% o conteúdo do arquivo binário.
Legal, tomara que vocês consigam, o jogo seria lindo em PT-BR :muchwin:
E parabéns pelo empenho :joia:

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 21 Ago 2017, 13:37

cfarl escreveu:
bahamut escreveu:Cara, só são lançadas traduções para PC aqui no tribogamer.
Entendo! Mas veja, o problema é o mesmo: editar as mensagens em um arquivo UPK.

Vamos então falar da versão PC, ok?
bahamut escreveu: Olha algumas páginas anteriores (de 2015) e entra em contato com o @MJarcos, ele havia dito que só faltava uma tool pra extrair arquivos UPKs, pra iniciar a tradução.
Mandei uma MP para ele. Fazer a tool eu faço, dependendo do que ele precisa. Como disse antes, só preciso saber algumas outras informações para entender 100% o conteúdo do arquivo binário.
Sabe me dizer em quais arquivos UPKs vc encontrou o texto, de preferência na versão PC? Na época que analisamos o jogo, nenhuma das ferramentas UPKs e/ou métodos que tínhamos funcionava nesse jogo, pois o jogo usa uma versão modificada do Unreal Engine.
Se puder me enviar um desses arquivos UPKs que vc encontrou o texto para que eu possa reavaliar, agradeceria.

Edit: Baixei o jogo aqui para analisar... consegui encontrar vários textos mas acontece que MUITA coisa é em imagem, os menus por exemplo, é tudo imagem. Já os textos, não consegui encontrar um padrão em seu formato, fora um monte de coisa misturada ao meio do texto... enfim, a tradução desse jogo é praticamente inviável, a não ser que apareça algum gênio do gamehack e consiga achar algum sentido na bagunça que são os arquivos desse jogo...

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 22 Ago 2017, 16:36

Delutto meu camarada eu sei que os russos traduziram esse jogo e tambem ja faz um tempo eu li em algum lugar que os textos desse jogo estão de alguma forma ligados ao exe executavel do jogo, nao sei se era certo isso mas li isso no forum russo dos cara que traduziram o jogo.


acabei de lembrar de outra coisa que talvez ajude, um blog de um br que detonou o jogo todo e criou um mega tutorial para o jogo.

http://thelastremnantpc.blogspot.com.br/

nao faz muito tempo o dono do blog ainda estava respondendo duvidas e comentarios e esse cara era um apaixonado pelo jogo e pensei que talvez se conseguir entrar em contato com ele possa ser de algua ajuda.

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 24 Ago 2017, 17:14

Delutto escreveu:Sabe me dizer em quais arquivos UPKs vc encontrou o texto, de preferência na versão PC? Na época que analisamos o jogo, nenhuma das ferramentas UPKs e/ou métodos que tínhamos funcionava nesse jogo, pois o jogo usa uma versão modificada do Unreal Engine.
Se puder me enviar um desses arquivos UPKs que vc encontrou o texto para que eu possa reavaliar, agradeceria.

Edit: Baixei o jogo aqui para analisar... consegui encontrar vários textos mas acontece que MUITA coisa é em imagem, os menus por exemplo, é tudo imagem. Já os textos, não consegui encontrar um padrão em seu formato, fora um monte de coisa misturada ao meio do texto... enfim, a tradução desse jogo é praticamente inviável, a não ser que apareça algum gênio do gamehack e consiga achar algum sentido na bagunça que são os arquivos desse jogo...
Olá! Os arquivos que encontrei texto são esses aqui (veja se existem na versão PC):

EV_Messages_us.xxx
MP_Messages_us.xxx
PLAN_BTL_DT_US.xxx
QE_Messages_us.xxx
QUEST_LOG_01_US.xxx
STAFF_ROLL_0_US.xxx
WM_CM_MSG_00_US.xxx

Ps. O MJarcos me passou algumas informações adicionais sobre o que eu estava precisando saber para os arquivos UPK. E sim, pelo que entendi cada texto é referenciado por um indexador. Se eu conseguir entender essas referências posso construir uma ferramenta para substituir cada texto pela tradução, atualizando o indexador.

Assim que tiver novidades, posto aqui!

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 28 Ago 2017, 09:59

Boas novas!

Com a importante ajuda do MJarcos consegui entender o conteúdo do arquivo upk e descobri nele onde estão as referências aos textos.

Com base nessas informações consegui escrever um programa para extrair as informações do arquivo (incluindo os textos). Vejam:

Imagem

Não vou entrar nos detalhes técnicos aqui, mas para cada texto é necessário atualizar várias informações, a saber: ponteiro para a posicão do texto, ponteiro para os outros textos do objeto export, tamanho do array e tamanho do arquivo no objeto export, tamanho do objeto export na tabela de exports, offset dos outros export na tabela de exports. Em resumo: bastante coisa!

Mas enfim... Ontem fiz um pequeno teste. Adicionei dois caracteres a mais em um texto do primeiro objeto export. Atualizei as referências acima e.... Funcionou! :D :D :D

Agora estou desenvolvendo uma tool para fazer as substituições de texto.

Estamos no caminho! :clap: :clap: :clap:

Ps. Estou programando essa tool em Java. Quem tiver interesse nos fontes, em entender mais sobre o formato dos arquivos upk, me mande uma MP. Posso enviar o código fonte sem problemas.

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 28 Ago 2017, 12:43

Saída do programa para o arquivo com textos em espanhol (só mudei o arquivo de entrada para o processamento):

Imagem

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 28 Ago 2017, 18:46

Pessoal, passando aqui apenas para reportar!

Implementei a tool para tradução do arquivo EV_Messages_us.xxx, e ela funciona com chamadas como a abaixo:

substituiTexto(0, 94, "Victory shall be ours!", "A vitória será nossa!") ;
substituiTexto(0, 106, "We are ready, my lord.", "Estamos prontos, meu senhor.") ;
substituiTexto(0, 118, "The Gae Bolg is ready!", "A Gae Bolg está pronta!") ;
substituiTexto(0, 130, "Outta the way, you idiots!", "Saiam do caminho, seus idiotas!") ;
substituiTexto(0, 142, "What in the hell...?", "Mas o quê???") ;
substituiTexto(0, 154, "...Irina's favorite...", "O favorito da Irina") ;
substituiTexto(0, 166, "Damn... Where is she?", "Maldição... Onde ela está?") ;
substituiTexto(0, 178, "Victory!", "Vitória!") ;
substituiTexto(0, 190, "What is this?", "O que é isso?") ;

// Substituicao de texto no terceiro bloco
substituiTexto(2, 70, "Hey!", "Ei!") ;
substituiTexto(2, 70, "Hey!", "Hey!") ;
substituiTexto(2, 82, "Irina? Huh? Who are you?", "Irina? Hã? Quem é você?") ;

Fiz essas substituições e funcionou! Apareceram as legendas traduzidas! :D :D :D

Também, reporto que minha tool funciona para extrair e substituir texto nos demais arquivos!

Em resumo, estou aqui para dizer que SIM, a tradução é possível. E eu vou trabalhar nisso! Preciso somente dos textos traduzidos (e essa é a parte pesada...). A extração eu faço aqui, a substituição fica por conta da minha tool.

Ps. Estou viajando amanhã, e por isso estarei fora até o fim dessa semana. Mas retornando retomo as atividades.

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 28 Ago 2017, 19:47

Boa... Deixo aqui já meus parabéns pelos avanços e empenho... Faço ideia o trampo que isso está dando.
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄►
Imagem
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄

Steam: http://steamcommunity.com/id/Alves_TR/

Imagem

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 28 Ago 2017, 22:01

Boa cfarl!!! Parabéns!!!
Mas antes de qualquer iniciativa de tradução, tente adequar sua ferramenta para extrair e reinserir as texturas também, já que boa parte dos textos do jogo são em imagem, pelo menos na versão para PC.
Sua ferramenta edita os textos diretamente no UPK ou ela extrai o pacote e edita os arquivos RushMessageResource ?
Algumas texturas que encontrei no jogo:
Texturas.7z
Texturas
(570.75 KiB) Baixado 62 vezes

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 29 Ago 2017, 08:38

cfarl escreveu: Imagem
Fiquei com inveja... kkkk
Olhando esse seu print, vi na msg do console a palavra "deslocamento" e entendi o porquê de eu não ter encontrado os ponteiros dos textos, na verdade havia encontrado mas achava que cada um deles representavam algum offset e não a distância de um determinado offset até o início de cada texto, daí consegui matar a charada! Traduzi os textos, reajustei o valor de cada ponteiro, o valor do tamanho do array e DONE, funcionou!
Também ao observar seus comentários, já noto que os arquivos UPKs da versão PC são bem diferentes da versão de console que vc está trabalhando, pois na sua versão, o arquivo EV_Messages_us.xxx encapsula os objetos EV0010_0_EV0_MSG_US e EV0010_1_EV0_MSG_US, sendo que na versão PC, não existe o arquivo EV_Messages_us.upk, cada objeto é encapsulado em um arquivo UPK diferente, sendo assim tempos o arquivo EV0010_0_EV0_MSG_US.upk e o arquivo EV0010_1_EV0_MSG_US.upk, mas basta traduzir o arquivo EV0010_0_EV0_MSG_US.upk que o jogo já fica traduzido. Vou tentar encontrar as texturas nos upks, essas que postei anteriormente, extraí usando um TextMOD, uma dessas ferramentas que identificam quando o DirectX é chamado para desenhar alguma textura.
Segue uns prints do jogo traduzido para dar uma animada na galera... :)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 29 Ago 2017, 17:00

SHOW DE MAIS. VOCÊ SÃO OS CARAS!!! :clap:
Imagem

| Biostar Racing B350 GT3 | Ryzen 5 5600 | COLER Wraith Spire RGB | 2x8Gbs Corsair Vengeance LPX 3600MHz C18 || EVGA GTX 1080ti 11GB SC2 352bits | SSD Kingston NV2 1 TB | Fonte Sentey Golden Steel Power 750W || Windows 10 PRO| Gabinete HAF 922 | Monitor Dell S2316dg-27" |

Re: [ PEDIDO]* The Last Remnant

Em 29 Ago 2017, 19:53

Eita. Os caras não brincam em serviço msm. :wtf:
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄►
Imagem
◄►▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬◄

Steam: http://steamcommunity.com/id/Alves_TR/

Imagem


Voltar para “Pedido de Traduções”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes