4 dicas para conseguir uma vaga na area de mídias sociais

Seção destinada para tutoriais e dúvidas em geral.

4 dicas para conseguir uma vaga na area de mídias sociais

Em 19 Dez 2011, 20:54

Quer trabalhar com mídias sociais? Veja quatro dicas para conseguir uma vaga.

Em um universo que já foi dominado por áreas como medicina, engenharia, direito e outras profissões, os trabalhos envolvendo a internet têm crescido de maneira constante - especialmente no que diz respeito às mídias sociais. Só nos Estados Unidos, cerca de 30 mil vagas estão abertas para quem gosta e tem interesse em ingressar nesse mercado.

Imagem

Mas, o que fazer para, digamos, se adequar a esse tipo de oportunidade? Antes de tudo, vale lembrar que não basta ter uma conta no Twitter ou Facebook. Pensando nisso, o site mashable[ http://mashable.com/2011/12/18/4-social-media-job-tips/] listou quatro dicas que com certeza vão te ajudar quando o assunto são redes sociais, principalmente na hora de preencher uma vaga.

1. Quantifique suas experiências nas redes sociais das empresas

Você já sabe que, antes de comparecer a uma entrevista de emprego, aconselha-se buscar conhecer a companhia e estudá-la, para se diferenciar dos demais candidatos. E nas empresas de mídias sociais não é diferente. Contudo, é necessário se mostrar ativo e interessado nas ferramentas sociais da companhia - tudo, claro, de maneira discreta e informal, pois lembre-se: você está falando com alguém de maneira profissional, e não com um amigo, por exemplo.

Muitos entrevistadores questionam qual foi a importância das redes sociais em experiênciais de trabalho anteriores. Logicamente, quanto mais experiências, melhores chances do empregador perceber que você tem potencial para administrar funções da área.

Feito isso, como dar o seu melhor e conseguir um emprego? Primeiro, certifique-se de quantificar o impacto das redes sociais durante sua última experiência profissional. Seu currículo ou carta de apresentação, por exemplo, podem fornecer alguns dados específicos sobre sua participação nesses sites. Algo como "Ajudei a estabelecer um aumento de duas vezes o tráfego de usuários no Twitter para nossa página de produtos, o que resultou em um crescimento de 50% na receita trimestral", ou até "Auxiliei no aumento de participação dos internautas no Facebook: de uma média de 24 comentários por semana, saltou para 75, em um período de três meses".

2. Prepare o caminho para ser bem visto na web

De acordo com Amy Porterfield, uma consultora de mídias sociais americana, "quando existe a oportunidade de contratação para cargos em mídias sociais, as empresas vão buscar informações sobre você, antes de qualquer outro lugar, na internet". E é verdade. Para se ter uma ideia, 69% das empresas já rejeitaram candidados por causa de sites de relacionamento, e 47% dos recrutadores realizam pesquisas sobre o entrevistado nas redes em que estão cadastrados.

Nesse caso, é recomendado que você otimize seu Facebook, LinkedIn, Twitter ou qualquer conta em outros sites, e que você acrescente todos eles em seu currículo. A participação também é fundamental, como ter um blog e atualizá-lo com frequência, ou fazer um canal de vídeos no YouTube. Estes são apenas alguns exemplos de como mostrar que você já domina habilidades nas mídias sociais.

3. Faça cursos online

Algumas universidades gastam mais tempo com conceitos sobre marketing e não investem tanto em ferramentas online. Com isso, uma maneira de se diferenciar e buscar conhecimento é se matricular em programas de formação profissional, que trabalham em habilidades para aumentar seu desempenho e acrescentar maiores especificações ao seu currículo.

Entre as opções estão aulas e cursos que você pode fazer onde quiser - desde que tenha um computador conectado à internet -, ou em instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Abaixo você tem algumas dessas universidades. Importante: os cursos podem estar sujeitos à alteração ou disponibilidade de turmas para o início das aulas. Consulte cada uma das instituições e verifique a disponibilidade:

Bahia
Pós-graduação em Marketing Digital (Ucsal) http://www.ucsal.br/
Pós-graduação em Marketing e Publicidade Digital (Faculdade 2 de Julho) http://www.f2j.edu.br/

Espírito Santo
Pós-graduação em Comunicação Integrada e Novas Mídias (UVV) http://www.uvv.br/ensino/especializacao ... cacao.aspx

Minas Gerais
Pós-graduação Premium em Marketing Digital (UniBh) http://www.unibh.br/
MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital (Centro Universitário Una) http://www.una.br/curso/pos-graduacao-m ... ao-digital

Rio de Janeiro
Pós-Graduação em Marketing Digital (ESPM) http://www.espm.br/PreHome/Pages/default.aspx
Pós-Graduação Marketing Digital (Infnet Instituto) http://www.infnet.edu.br/
Pós-Graduação em Gestão em Marketing Digital (FACHA) http://www.facha.edu.br/

São Paulo
Gestão e Comunicação em Hipermídia (Unicid) http://www.cidadesp.edu.br/cgi/cgilua.e ... m?tpl=home
MBA em Marketing Digital e Redes Sociais Web (Unimonte - Santos) http://www.unimonte.br/
I-MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Interativo (I-Group/FIT) http://www.igroup.com.br/site2009/web/
Pós-graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital (ECA/USP) http://www.digicorpecausp.net/
Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (Senac) http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp? ... pe=P&sub=0
Extensão – Comunicação em mídias sociais: estratégias e tendências (FAAP) https://academico.faap.br/faap_pos2010/ ... CMS&insc=A

Também encontramos um site bem legal e que pode te ajudar: o E-Commerce School [http://www.ecommerceschool.com.br/geren ... -media.htm] oferece um curso de gerente de mídias sociais, que tem turmas disponíveis tanto ao vivo quanto pela web. Acesse mais informações clicando aquihttp://www.ecommerceschool.com.br/geren ... -media.htm.

4. Por último, e não menos importante: não seja "careta", e sim descontraído

Geralmente, muitas vagas de emprego exigem certos comportamentos para os entrevistados. Algumas pessoas, por exemplo, não gostam de trabalhar com roupas mais sociais e, em outros casos, efetuam funções mais fechadas e mecânicas, sem direito à opinião. No entanto, a mídia social é baseada totalmente na personalidade do indivíduo ou da empresa. Dessa forma, o candidato pode expressar seu senso de humor, ser criativo e um grande comunicador diante daquilo que gosta de fazer - tudo para impressionar os recrutadores.

Re: 4 dicas para conseguir uma vaga na area de mídias sociai

Em 09 Mar 2015, 11:28

Área que cresce demais no nosso país. Reforço a necessidade de estudar cada vez mais para acompanhar as modificações do mercado e as estratégias efetivas de captação de público, gerenciamento de crises, entre outras.
____
Willian Casagrande
Jornalista - K2 Comunicação
Jornalista na agência de marketing digital K2 Comunicação.


Voltar para “Tutoriais em Geral”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes