[TUTORIAL] Como alterar e salvar o FOV nos jogos da Bethesda

Seção destinada para tutoriais e dúvidas em geral.

[TUTORIAL] Como alterar e salvar o FOV nos jogos da Bethesda

Em 08 Dez 2015, 22:25

Olá, pessoal. Tenho uma dica para dar pra vcs que querem jogar com um FOV(Campo de visão) maior que o padrão(acredito que seja 75) no Skyrim, Oblivion, Fallout 3, Fallout NV e Fallout 4.

Ensinarei como salvar o seu FOV apropriadamente em cada jogo sem se preocupar mais em ficar resetando o valor do FOV no console.

O método para mudar o FOV nesses jogos não é tão conveniente como nos outros onde vc configura pelo menu mesmo e o jogo salva a config permanentemente.
Então, vamos lá:

[SKYRIM]
É o mais simples de todos, vc só precisa escrever no console o comando: fov x
Onde o x é valor de sua preferência. O meu, por exemplo, é: fov 90.
Depois disso vc terá que salvar o jogo,seja pelo menu ou pelo quicksave e PRONTO! Nunca mais irá precisar mexer no FOV.

[OBLIVION]
No Oblivion vc terá que usar um mod. Explicarei o pq depois.
Link do mod: http://www.nexusmods.com/oblivion/mods/23080/?
Instruções para instalar o mod:
Baixe pelo Nexus usando a opção "Download with Manager" e ative o mod depois de baixado no seu NMM.
Se vc não usa o NMM, escolha a opção "download manually", vc irá ter baixado um arquivo .esp, mova ele para a pasta "Data" do seu Oblivion, ative-o no launcher(OblivionLauncher.exe) e inicie o jogo. Depois que vc der load no seu save, o jogo irá mudar o seu FOV para 90 depois de alguns segundos e irá salvar esse valor, caso queira mudar, escreva no console: Set CustomFOV to #
# sendo o seu FOV de escolha. PRONTO!

O pq de vc precisar desse mod é q o Oblivion tem dois problemas de FOV:
1. O FOV reseta para o valor padrão se vc fizer certas ações no jogo, como por exemplo: reiniciar o jogo; entrar no modo terceira pessoa; falar com algum NPC; etc.
2. Se vc editar os arquivos .ini para salvar seu fov, o jogo fica com os menus "bugados", todos eles. As "hitboxes" dos menus não ficam encaixadas com as opções q vc vê na tela, fazendo q vc tenha q posicionar o seu mouse mais para cima ou mais para baixo de onde vc quer clicar.
O mod corrige isso fazendo com q o jogo mude para o valor o padrão se vc fizer uma das ações do problema número 1 e volta para o valor escolhido quando vc estiver jogando normalmente.

[FALLOUT 3 e FALLOUT: NEW VEGAS]
Vc terá que editar os arquivos Fallout.ini e FalloutPrefs.ini localizados na pasta Documentos\My Games\Fallout3 e Documentos\My Games\FalloutNV. Os comandos a seguir terão que ser aplicados nos dois arquivos para os dois jogos.
Usem Ctrl+F para localizar os comandos que eu citar(Caso algum comando não exista, escreva-o embaixo da seção [Display] no mesmo arquivo .ini):

fDefaultFOV
fDefault1stPersonFOV(Muda o FOV dos seus braços e da arma, ou seja, o quão longe eles ficam da tela)
fDefaultWorldFOV

Agora mude os valores do primeiro e terceiro comando para sua preferência. Eu uso 90. Se vc tbm usar 90, recomendo um valor entre 75 e 80 para o segundo comando, pois acima disso faz com que a arma fique muito na frente da tela e pode atrapalhar a visão, sem falar dos potenciais "clippings" que vc verá dependendo da arma equipada. PRONTO!

[FALLOUT 4]

O método é bem parecido com o do Fallout 3 e NV.
Vá até a pasta Documentos\My Games\Fallout4 e abra o arquivo Fallout4.ini, então adicione os seguinte comandos abaixo da seção [Display]:

fDefaultWorldFOV=XX
fDefault1stPersonFOV=YY

XX é o valor do FOV em terceira pessoa
YY é o valor do FOV em primeira pessoa

Salve e feche o arquivo. PRONTO!

Mas se por algum acaso o seu FOV resetar no meio do jogo. Faça o mesmo passo acima só que neste arquivo: Fallout4Prefs.ini
Esse arquivo se encontra na mesma pasta do Fallout4.ini

Ah e também neste aqui(eu sei, ta chato já, culpa da BETHESDA): steamapps\common\Fallout 4\Fallout4, o arquivo se chama Fallout4Prefs.ini também, é o único arquivo dessa pasta.

Agora, se você também quiser mudar o seu viewmodel FOV(o FOV da arma e do pipboy), faça o seguinte:
Abra o jogo, dê load no seu save, e depois de ter carregado, digite fov xx no console. xx é o valor de sua preferência, fique testando com vários valores até você achar algo que te agrade. Depois disso, digite refreshini no console, salve o seu jogo(sim, salve o jogo) e PRONTO! Agora foi, sem mais ladainhas! Qnd vc der load no seu save, o seu fov e viewmodel fov vão estar LINDOS!

DICA: Qnd estiver no seu pipboy, aperte o botão direito do mouse para aproximar e afastar o mesmo da tela.

E é isso aí, espero ter sido útil ;)
Imagem

Voltar para “Tutoriais em Geral”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes